Análise das atividades desenvolvidas pelo Projeto Eco-Escolas 22-23

Ao longo deste ano letivo, em todas as escolas do nosso Agrupamento foram trabalhadas as temáticas da alimentação saudável e sustentável, água, energia, agricultura biológica, espaços exteriores da escola, biodiversidade e mar, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a consciência ambiental nos nossos alunos e na comunidade escolar.

Na área da alimentação, promovemos ações para incentivar uma alimentação saudável e equilibrada. Realizamos trabalhos apresentados em sala de aula, nas bibliotecas, campanhas de sensibilização através de vídeos sobre a importância de evitar o desperdício de água, concursos e organizamos a Marcha pela Água na cidade de Quarteira, em conjunto com o Agrupamento de Escolas D. Dinis para toda a comunidade. Desenvolvemos iniciativas para promover o uso consciente e eficiente da energia, promovendo atividades de monitorização do consumo de painéis fotovoltaicos em 4 escolas e efetuamos a contagem energética. Quanto aos espaços exteriores da escola, desenvolvemos ações de melhoria e preservação dessas áreas. Organizamos brigadas de limpeza, plantio de árvores e flores. Em relação à biodiversidade, realizamos atividades de educação ambiental que destacaram a importância da preservação dos ecossistemas e da proteção das espécies. Realizamos saídas de campo para áreas naturais, promovemos a identificação de plantas e animais da região. Por fim, na temática do mar, desenvolvemos atividades de sensibilização sobre a preservação dos oceanos e a importância da sua biodiversidade com o Projeto “Nós e o Mar” e promovemos ações de monitorização e limpeza das praias do Forte Novo, da Gaivota, do Almargem e do Trafal.

Apesar dos desafios que encontramos ao longo do ano letivo, estamos orgulhosos dos resultados alcançados. Os nossos alunos demonstraram um maior envolvimento e consciência ambiental, adquirindo conhecimentos valiosos sobre a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Agradecemos o apoio e a colaboração de todos os envolvidos nesse processo. É através do esforço conjunto que o Projeto Eco-Escolas pode alcançar resultados ainda mais significativos no próximo ano letivo.

Equipa Eco-Escolas

1 2 3a