Ensino Secundário

Cursos Científico – Humanísticos

O Agrupamento tem alcançado sucesso no ensino secundário. Podemos nos orgulhar da satisfação dos nossos alunos com o ambiente acadÉmico e humano, da excelente relação que mantêm com os professores e de estarem bem preparados para os exames nacionais, a universidade e a vida social. texto…

No Agrupamento existe a possibilidade de criação de um percurso formativo próprio, através da construção de um plano de estudos alinhado com os interesses dos alunos.

Assim, os alunos dos Cursos Científico – Humanísticos,  podem optar por uma disciplina bienal (10º e 11º ano) ou anual (12º ano) de outro curso. 
alíneas a) e b) do ponto 1 do artigo 16ª Portaria 226-A/2018 de 07/08 

O Ensino Secundário tem uma dupla finalidade: oferecer uma formação geral e académica, voltada para a continuidade dos estudos no Ensino Superior, e proporcionar uma formação técnica, facilitando a entrada na vida profissional. O Agrupamento se dedica a desenvolver cidadãos que irão construir o nosso futuro.

Atualmente, como comunidade educativa, nos esforçamos para estar cada vez mais preparados para lidar com imprevistos, mudanças e complexidades, além de focar no desenvolvimento da ambição, das competências e do conhecimento em cada jovem, para que se tornem indivíduos empreendedores e dispostos a aprender ao longo da vida.

O nosso objetivo geral é incentivar a curiosidade e o comprometimento dos alunos. No entanto, no ensino secundário, é ainda mais crucial que eles desenvolvam hábitos de estudo autonomo, construindo efetivamente seu próprio conhecimento.

Artes Visuais

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise das obras de arte.

Artes, Design e Comunicação — NOVO

Ensino SecundárioPercurso Formativo Próprio

Curso Científico-Humanístico de Artes, Design e Comunicação — Percurso Formativo Próprio foi criado no âmbito do Plano de Inovação 2024-27 e tem como base a matriz curricular base do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. Nos 10º e 11º Anos, na formação específica criamos uma nova disciplina – Representação Técnica e Digital, de frequência obrigatória, que substitui a disciplina de Geometria Descritiva A do CCH de Artes Visuais. A segunda disciplina será a História da Cultura e das Artes.
No 12º Ano, além das disciplinas que constam nos atuais planos curriculares do CCH de Artes Visuais, oferecemos duas novas disciplinas anuais: Oficina de Representação Plástica e Design de Comunicação.

Ciências e Tecnologias

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias constitui uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, universitário ou politécnico.
Tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilitem observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.
Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginárias.

Ciências Socioeconómicas

Ensino Secundário

Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilite o conhecimento e compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos.
Este curso permite compreender os conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica, conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia, e compreender as dinâmicas históricas, geográfica, económica e social.

Informática — NOVO

Ensino SecundárioPercurso Formativo Próprio

O Curso Científico-Humanístico de Informática — Percurso Formativo Próprio foi criado no âmbito do Plano de Inovação 2024-27 e tem como base a matriz curricular base do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias.
Nos 10º e 11º Anos, na formação específica criamos uma nova disciplina – Pensamento Computacional e Programação, de frequência obrigatória, que substitui uma das disciplinas bienais da matriz curricular – base do CCH de Ciências e Tecnologias. Podes optar por substituir a Biologia Geologia ou a Física e Química A por esta nova disciplina.
No 12º Ano, além das disciplinas que constam nos atuais planos curriculares do CCH de Ciências e Tecnologias, oferecemos quatro novas disciplinas anuais – na área de informática (consulta a matriz curricular). A frequência deste curso permite, desde o 10º Ano, um contato com as ferramentas digitais e com a programação, fundamentais para o mercado de trabalho e para os cursos de ensino superior das diversas áreas.

Línguas e Humanidades

Ensino Secundário

O Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem estabelecer relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve.
Este curso permite aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas atuais.

Ensino Profissional

Os Cursos Profissionais são uma das opções do ensino secundário, destacando-se pela forte conexão com o mercado de trabalho. Considerando o teu perfil pessoal, a formação oferecida nesses cursos foca no desenvolvimento de competências necessárias para o exercício de uma profissão, em colaboração estreita com o setor empresarial local.

PARA QUEM?
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:

  • concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
  • não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.

QUAL O OBJETIVO?
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:

  • contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
  • privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
  • preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.

O QUE SÃO?
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos teus ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos inclui três componentes de formação:

  • Sociocultural;
  • Científica;
  • Técnica.

Ação Educativa

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Ação Educativa está apto/a a cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem-estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Comunicação e Serviço Digital

Ensino Secundário

O/A Técnico de Comunicação e Serviço Digital está apto/a a assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente em entidades de diferentes tipologias, através de meios interativos ou digitais
É uma profissão dinâmica, que combina as áreas de comércio, gestão, informática, comunicação digital e fotografia, com foco nas redes sociais e criação de conteúdos digitais.

Cozinha/Pastelaria

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Cozinha/Pastelaria está apto/a a planear, coordenar e executar as atividades de cozinha/pastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Design de Comunicação Gráfica — NOVO

Ensino Secundário

O/A Técnico de Design de Comunicação Gráfica está apto/a para construir soluções criativas de comunicação visual, através da captação, conceção, maquetização e produção de objetos gráficos bi e tridimensionais para suportes impressos ou para ecrã, bem como preparar a arte final para a impressão ou exibição.

Desporto

O/A Técnico/a de Desporto está apto/a a participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou coletivas, bem como organizar e dinamizar atividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.

Jardinagem e Espaços Verdes

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Jardinagem e Espaços Verdes está apto/a a orientar, organizar e executar tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, de acordo com o projeto e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de proteção do ambiente

Operações Turísticas

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Operações Turísticas tem como objetivo dotar os/as jovens profissionais de competências técnicas para conceber, organizar, promover e vender produtos e/ou serviços turísticos e prestar informação sobre recursos turísticos.

Restaurante/Bar

Ensino Secundário

O/A Técnico/a de Restaurante/Bar está apto/a a planear, coordenar e executar as atividades de Restaurante/Bar respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.


Ensino Recorrente

Pequeno texto…

O Ensino Recorrente apresenta-se como uma segunda oportunidade de educação para os que dela não usufruíram em idade própria ou que não a completaram e para aqueles que a procuram por razões de promoção cultural e profissional.

Constitui-se, assim, uma vertente da educação de adultos que, de uma forma organizada e segundo um plano de estudos, conduz à obtenção de um grau e à atribuição de um diploma ou certificado, equivalentes aos conferidos pelo ensino diurno.

O Ensino Secundário Recorrente concede uma certificação equivalente, para todos os efeitos legais, à que é obtida nos percursos do nível secundário de educação que funcionam em regime diurno, mas organiza-se de forma autónoma no que respeita às condições de acesso, currículos, programas, avaliação dos alunos, etc…