Resumo das atividades de Cidadania e Desenvolvimento - 11.ºC

Ao longo do ano letivo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, o 11º C realizou dois grandes projetos em prol da comunidade. O “11º C Solidário” consistiu na angariação de roupa, livros e brinquedos na ESLA para oferecer às famílias carenciadas beneficiárias do Centro Paroquial de Quarteira. Simultaneamente, a turma elaborou flores em papel crepe e origamis em forma de coração para oferecer aos idosos, que recebem apoio da instituição, e aos utentes da Fundação António Aleixo, no sentido de aquecerem o Natal destas pessoas um pouco abandonadas devido à pandemia. Também os funcionários da ESLA foram presenteados com uma flor como símbolo de gratidão. Colaborou ainda na campanha nacional do Banco Alimentar, nos dias 28 e 29 de maio, nos hipermercados Lidl e Continente e, no último dia de aulas, a turma conviveu com os utentes mais idosos da Fundação António Aleixo, partilhando e adquirindo novos conhecimentos.

Já no projeto “11ºC e o Ambiente”, os alunos promoveram a política dos “3 R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar” com a angariação bens usados para oferta ao Centro Paroquial de Quarteira; colaboraram com as empresas Inframoura, na limpeza da Alameda da Praia da Marina, em Vilamoura, e com a Agência Portuguesa do Ambiente, na remoção de plantas invasoras, na Praia do Forte Novo. Para concluírem este projeto, os alunos visitaram o Oceanário de Lisboa, onde, após assistirem a uma palestra de 45 minutos sobre o meio ambiente, visualizaram algumas espécies marinhas em vias de extinção.

O 11º C agradece a colaboração de todos os colegas, funcionários e professores que, de alguma forma, permitiram a concretização e o sucesso dos dois projetos.

Ser voluntário é ser mais feliz!