Alemão, porque não?

bandeira-alemanha.png Aprender línguas é sempre um desafio que vale a pena ser levado a sério, porque abre portas no mercado de trabalho, nos estudos e, principalmente na nossa mente! Uma nova língua permite-nos conhecer outra cultura, outra forma de ver o mundo, estabelece pontes e, na minha opinião, dá imenso prazer!

Já sabes Inglês, talvez já tenhas aprendido Francês ou Espanhol, porque não agora experimentar Alemão?

Sabias que, no nosso Agrupamento, podes escolher Alemão no 7º, no 10º ou no 12º ano? No 10º podes fazê-lo na Formação Geral, de qualquer curso Científico-Humanístico, ou na Formação Específica, no curso de Línguas e Humanidades.  No 12º ano, a disciplina de Alemão Iniciação integra a lista de oferta das disciplinas de opção e, como tal, pode ser escolhido por qualquer aluno, independentemente do CCG que estejam a frequentar, desde que nunca tenha tido a disciplina. É a última oportunidade de aprenderes mais uma língua viva antes de terminar o ensino secundário!

A nossa escola integra uma rede de escolas-piloto de Alemão – PEPA – que permite aos alunos participar em atividades muito variadas financiadas pelo Goethe Institut (Instituto Alemão de Lisboa), tais como o jornal digital, workshops de música, bolsas de estudo na Alemanha, prémio de melhor aluno, exames de certificação do Alemão com direito a diploma, entre outros!

Porquê escolher Alemão?

O Alemão é a língua mais falada na Europa, abre muitas portas a quem quer estudar ou trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, é muito importante na área do Turismo e da Hotelaria, da Ciência e da pesquisa. Sabias que o alemão é a 2ª língua mais importante da Ciência e a língua para a qual mais se traduz?

É a língua de Goethe, Kafka, Mozart, Beethoven, Freud, Nietzsche, …

O Alemão é difícil? Muitas vezes existe esta opinião. O que te posso dizer é que a língua alemã não é tão difícil como parece. Com um pouco de perseverança, otimismo e coragem, aprender alemão torna-se tão fácil como aprender as outras línguas.

Se aprenderes duma forma lúdica, com jogos, música, metodologias e apps modernas, vais ver que encontras a motivação necessária para enfrentar este desafio!

Also, los!

Vamos aprender ALEMÃO!

Lurdes Seidenstricker

(Professora e Coordenadora de Alemão, Coordenadora do projeto PEPA)