Projeto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA)

Escrito por Super User. Posted in Blog


 

Digitale Klicke 2016

 


 

Gehen wir ins Kino? (Vamos ao cinema?)

kino

Beste Schüler - prémio melhor aluno
No âmbito do Projeto PEPA (Projeto Escolas Piloto de Alemão) todos os anos é premiado o melhor aluno de alemão. Este ano foi possível premiar mais alunos, que se distinguiram pelo seu empenho, esforço e dedicação na disciplina de alemão, bem como pelo seu comportamento e motivação. Estão de parabéns!

___________________________

Nomes dos alunos:

3° ciclo:
Afonso Pinto Brito Nobre - 8ºD 
Filipe Simões Tchoulkov - 8ºD 
IMG 3788

IMG 3793

Secundário:
Iara Nair Pereira Varela - 11º D
Yasmin Carmen Gonçalves Zander 11º D

 IMG 3807


Digitale Klicke

- Nos dias 20 e 21 de novembro de 2015 quatro alunas de alemão do 11E participaram na atividade "Digitale Klicke", jornal online do Instituto Alemão de Lisboa. A redação deste jornal é composta por 9 elementos desta turma e a primeira reportagem que nos foi pedida este ano tinha como tema "Essen" "Alimentação"). Os alunos escolheram fazer sobre a Cataplana algarvia, de modo a representarem a escola e a nossa região. A cataplana foi confecionada na escola, fotografada e filmada, a pesquisa sobre a sua origem foi feita por todos os elementos da redação e traduzida para alemão, a montagem e o produto final foi feito no Goethe Institut, onde as alunas e a professora puderam participar ativamente no workshop de jornais escolares "Entrevista e Fotorreportagem". Foram instruídas nos métodos da fotografia de reportagem e de retratos, assim como, na produção de histórias digitais com os programas de edição Audacity e Videopad.  Depois do workshop os contributos foram publicados no jornal online.

 IMG 3666IMG 3673IMG 3674

IMG 3676IMG 3677IMG 3685


Uwe Kind

- No dia 7 de dezembro de 2015 teve lugar na escola EB 2,3 São Pedro do Mar um concerto com Uwe Kind destinado a todos os alunos de alemão das escolas do Agrupamento - do 5o ao 12o ano!- Uwe Kind é alemão, mas vive em Manhattan, Nova Iorque e viaja pelos quatro cantos do mundo a ensinar alemão através das suas músicas/canções, um método que ele desenvolveu para ensinar a língua e a que chamou Sing-Ling! Juntamente com o produtor/compositor Mark Schaffel desenvolveu o LingoTech, que consiste na fusão da melodia, ritmo, dramatização, movimento e frases, de modo a ajudar os aprendentes da língua não só a memorizar mas também a aprender a entoação e pronuncia corretas. Os alunos participaram ativamente cantando e fazendo as coreografias das canções que já conheciam das aulas de alemão e puderam aprender canções/coreografias novas. Wunderbar! Alles klar! 

 IMG 3707IMG 3708

IMG 3709IMG 3710

 Mais informações: www.lingotech.net e www.youtube.com/lingotech


NIKOLAUS

- Celebra-se no dia 6 de dezembro em todos os países de língua alemã o NIKOLAUS! Também celebrámos na aula de alemão com canções, versos, postais e ...SCHOKOLADE!

Nada de confundir com o Pai Natal!

 IMG 3711IMG 3746


Auf die Plätze, fertig, los"

- No dia 30 de novembro de 2015 realizou-se na escola uma ação de formação para professores de alemão intitulada "Auf die Plätze, fertig, los"! Aprender alemão com ação, diversão e criatividade" Este workshop foi-nos oferecido pelo Goethe Institut e administrado pela palestrante Evangelia Karagiannakis , que veio de Ulm, Baviera para o efeito e contou com a participação de colegas de várias escolas do Algarve.

 IMG 3688IMG 3689IMG 3695IMG 3692IMG 3699

Unter der Kuppel /Sob a cúpula (ALEMÃO EM CENA)

IMG 2359

Mais uma vez se formou um grupo de teatro para criar uma peca em língua alemã da autoria dos alunos e, desta vez, o tema foi UTOPIAS. 

Foi com a peca "Unter der Kuppel /Sob a cúpula" que participámos na eliminatória regional da região sul, em Albufeira, no dia 20 de março e fomos apurados para o 5.º Encontro Nacional de Teatro escolar em língua alemã, que terá lugar em Almada de 6 a 9 de maio. Os alunos estão de parabéns por mais uma vez irem representar a escola num evento desta importância.


Das ist keine Utopie!


Equipa vencedora do Rallye da exposição Märchenwelten:  Vitória Catapirra, Rita Coelho, Mariana Poupinha e Catarina Vicente (9ºA):                                                             (Esta atividade decorreu na BiblioESLA, no âmbito do PEPA)

IMG 2230


Prémio melhor aluno de Alemão 2013-2014Henrique Pedro Duarte (7ºC)

IMG 2212


Participação no festival internacional de teatro – escolar em língua alemã “Alemão em Cena”

  <--  

Almada - 14 a 17 de maio de 2014

(vídeo e fotografias)


(clicar nas fotos para aumentar)

O grupo de teatro “ESLA Helden” participou no Encontro Internacional de Teatro Escolar em língua alemã,ESLA Helden de 14 a 17 de maio, no Fórum Romeu Correia, em Almada. Foram 12 os grupos participantes nesta final, oriundos de Portugal, Espanha, Itália, França e Malta.

ParticipantesOs alunos que representaram o nosso agrupamento de escolas e o nosso país tiveram uma excelente prestação. Tiveram, ao mesmo tempo, a oportunidade de passar um momento único de convívio e de aprendizagem para todos. Para além de representarem a peca, participaram em workshops e atividades previstas num programa muito variado. Foi tudo organizado pelo Goethe Institut, uma vez que o agrupamento faz parte do projeto PEPA: rede de escolas de alemão. 

Parabéns a todos!  Danke, Danke!!!!

AeC poster Workshop com Young RoDDie e Alex Workshop de teatro e danca

 02 de dezembro de 2013

PilotschulenProjektSexta-feira, dia 25 de Outubro, teve lugar no Goethe-Institut a cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA).

O protocolo foi assinado pelo Goethe-Institut Portugal, pela Direção-Geral de Educação, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares de Portugal Continental, pela Associação Portuguesa de Professores de Alemão e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

O Projeto “Escolas-Piloto de Alemão” (PEPA) conta com o alto-patrocínio da Embaixada da República Federal da Alemanha e tem como objetivo fomentar o interesse pelo ensino e aprendizagem da língua e da cultura alemãs, bem como promover e divulgar boas práticas na área do ensino do “Alemão como Língua Estrangeira”. Criado em 2008 com a participação de sete estabelecimentos de ensino escolar, o projeto PEPA integra presentemente um total de 32 escolas e conta, desde 2013, com a colaboração da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, permitindo assim a inclusão da língua alemã na rede de cursos vocacionais e profissionais.

al-em-cena O Goethe-Institut Portugal, juntamente com as entidades signatárias do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico da iniciativa PEPA e desenvolve atividades múltiplas extracurriculares, tais como a formação contínua de professores, o jornal escolar “Digitale Klicke” ou o festival de teatro escolar “Alemão em Cena”, bem como o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha. marchenwelten

O Goethe-Institut, juntamente com as entidades subscritoras do protocolo, assegura o acompanhamento pedagógico do projeto e desenvolve atividades múltiplas, visando contribuir para o aperfeiçoamento das competências linguísticas, pessoais, sociais e interculturais dos professores e alunos.

ativ PEPA

Para além do apoio em termos de apetrechamento dos centros de recursos com materiais pedagógicos e didáticos, os professores e os alunos beneficiam de oportunidades de formação contínua e de uma vasta gama de ofertas extracurriculares ligadas à cultura alemã, incluindo também o intercâmbio escolar entre Portugal e a Alemanha.

O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker. No âmbito deste projeto foi atribuída uma bolsa de estudo ao melhor aluno de alemão; prémios para os melhores alunos; oportunidade de visitas de estudo com tudo pago – a um concerto de uma banda alemã de pop-rock “FOTOS” em Albufeira, à amostra de teatro em alemão “Alemão em Cena” em Almada; realização exames de certificação de conhecimentos de alemão no final de cada ano letivo aplicados por professores do Goethe Institut que para esse efeito se deslocam à escola; aulas aos nossos alunos por professores do Goethe Institut; o 1º Encontro APPA/GI , ação de formação para professores de Alemão que se realizou na ESLA; o workshop de música “Sag’s auf Deutsch”; oferta de exposições - “Queda do Muro de Berlim” e “Mundo das Fadas” dos irmãos Grimm – entre muitos outros materiais didáticos oferecidos à escola e aos alunos.

ativ2 PEPA

Também no âmbito deste projeto foi lecionada uma aula extracurricular semanal de alemão a alunos do 6º ano e um Curso Livre de Alemão – Deutsch, warum nicht? – aberto a toda a comunidade escolar. Para este ano letivo estão previstas a atribuição de bolsas de estudo para alunos do curso Vocacional e para professores de alemão. Está também a ser planificada a participação dos alunos de 11º ano de alemão na atividade “Alemão em Cena”, a exposição “Märchenwelt” – Mundo de Fadas – nas escolas do Agrupamento, entre outros projetos.

ativ4 PEPA

ativ3 PEPA

ativ5 PEPA

ativ6 PEPA

 

- Nos dias 20 e 21 de novembro quatro alunas de alemão do 11E participaram na atividade "Digitale Klicke", jornal online do Instituto Alemão de Lisboa. A redação deste jornal é composta por 9 elementos desta turma e a primeira reportagem que nos foi pedida este ano tinha como tema "Essen" "Alimentação"). Os alunos escolheram fazer sobre a Cataplana algarvia, de modo a representarem a escola e a nossa região. A cataplana foi confecionada na escola, fotografada e filmada, a pesquisa sobre a sua origem foi feita por todos os elementos da redação e traduzida para alemão, a montagem e o produto final foi feito no Goethe Institut, onde as alunas e a professora puderam participar ativamente no workshop de jornais escolares "Entrevista e Fotorreportagem". Foram instruídas nos métodos da fotografia de reportagem e de retratos, assim como, na produção de histórias digitais com os programas de edição Audacity e Videopad.  Depois do workshop os contributos foram publicados no jornal online.

 

 

- No dia 7 de dezembro teve lugar na escola EB 2,3 São Pedro do Mar um concerto com Uwe Kind destinado a todos os alunos de alemão das escolas do Agrupamento - do 5o ao 12o ano!- Uwe Kind é alemão, mas vive em Manhattan, Nova Iorque e viaja pelos quatro cantos do mundo a ensinar alemão através das suas músicas/canções, um método que ele desenvolveu para ensinar a língua e a que chamou Sing-Ling! Juntamente com o produtor/compositor Mark Schaffel desenvolveu o LingoTech, que consiste na fusão da melodia, ritmo, dramatização, movimento e frases, de modo a ajudar os aprendentes da língua não só a memorizar mas também a aprender a entoação e pronuncia corretas. Os alunos participaram ativamente cantando e fazendo as coreografias das canções que já conheciam das aulas de alemão e puderam aprender canções/coreografias novas. Wunderbar! Alles klar!

 

 

- Celebra-se no dia 6 de dezembro em todos os países de língua alemã o NIKOLAUS! Também celebrámos na aula de alemão com canções, versos, postais e ...SCHOKOLADE!

Nada de confundir com o Pai Natal!

 

- No dia 30 de novembro realizou-se na escola uma ação de formação para professores de alemão intitulada "Auf die Plätze, fertig, los! Aprender alemão com ação, diversão e criatividade" Este workshop foi-nos oferecido pelo Goethe Institut e administrado pela palestrante Evangelia Karagiannakis , que veio de Ulm, Baviera para o efeito e contou com a participação de colegas de várias escolas do Algarve.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há já anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Responsáveis: Milene Martins e Cristina Barbosa.

  •   Sala de estudo

     Este é um espaço versátil sistuado no bloco B onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado. A sala de estudo possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet.  Responsável: Carlos Pires.

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: Manuela Encarnação e Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: Lurdes Seidenstricker.