Minds on Hands on STEM Goes on” (2017-2019)

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised



10out2017

Placar EB23_v2

 

Já está disponível na biblioteca da EB23 o Cantinho do Erasmus, um espaço informativo onde os alunos poderão conhecer melhor o projeto "Minds on Hand on STEM Goes on", bem como as várias atividades que se vão realizar ao longo da sua execução.

Os alunos estão convidados a passarem por ali para se inspirarem nas ciências, na tecnologia e engenharia, assim como na matemática.


Minds on Hands on STEM Goes on” (2017-2019)         FlyerPortugal

Descrição

: O objetivo principal do projeto é tornar o ensino das ciências e da matemática mais relevante e significativo para os nossos alunos tendo em atenção o respeito, crenças e a diversidade cultural. A contribuição mais relevante do projeto será a integração das STEM no currículo escolar de uma forma holística. Serão desenvolvidas e implementadas atividades relacionadas com as áreas STEM para os 6º,7º e 8º anos nos programas escolares.

 Escolas parceiras:

  • Juhan Liivi nim. Alatskivi Keskkool – Estónia (coordenação)
  • Yenikoy Ortaokulu – Turquia
  • Osnovna Sola Frana Metelka Skocjan - Eslovénia
  • Osnovno uchiliste "Yordan Yovkov" - Bulgária

 

 

 

Erasmus+

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

ERASMUSPLUSO Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da Agenda Política Europeia para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.

 O Programa Erasmus+ contribui para:

  • os objetivos da Estratégia Europa 2020;
  • os objetivos do Quadro Estratégico para a Cooperação Europeia em Educação e Formação 2020;
  • o desenvolvimento sustentável de países parceiros no domínio do Ensino Superior;
  • os objetivos gerais do Quadro Renovado da Cooperação Europeia no setor da Juventude 2010-2018;
  • o objetivo de desenvolvimento da dimensão europeia no desporto, em particular no desporto de base;
  • a promoção dos valores europeus de acordo com o Tratado da União Europeia.
Minds on Hands on STEM Goes on” (2017-2019)
Home(less) in Europe? (2013-2016)

Grego

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

  • Grécia antiga (aqui)
  • Alfabeto grego (aqui) e (aqui)
  • Odisseia (aqui)
  • Mitologia - teste interativo - colocar pass. WMgbTdip5 - (aqui) 
  • 1ª declinação - α [alfa] puro (aqui)
  • 1ª declinação - α [alfa] misto (aqui)
  • 1ª declinação - n [eta] (aqui)
  • 2ª declinação - masc. (aqui)
  • 2ª declinação - fem. (aqui)
  • Blogue - Latinofilia (aqui)
α

Listas finais (Contratação de escola 2016-2017)

Escrito por Super User. Posted in Uncategorised

 Horários    
Listas finais

Atenção!
           

Para conhecimento dos interessados, faz-se saber que a aplicação dos concursos tem a função SELEÇÃO suspensa, Assim que a mesma for disponibilizada, será feita a seleção, nos diversos horários a concurso.




 

- Horário 1
pdf

       

- Horário 2
pdf

 

- Horário 3
pdf
          

 

- Horário 4
pdf

 

- Horário 5
 pdf

 

- Horário 6
pdf

 

- Horário 7
pdf
- Horário 9
pdf
- Horário 10
pdf
- Horário 11
pdf
- Horário 12
pdf
- Horário 13
pdf
- Horário 14
pdf
- Horário 15
pdf
 - Horário 42  pdf  novo3
- Horário 43
pdf

novo3

Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há já anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Responsáveis: Milene Martins e Cristina Barbosa.

  •   Sala de estudo

     Este é um espaço versátil sistuado no bloco B onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado. A sala de estudo possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet.  Responsável: Carlos Pires.

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: Manuela Encarnação e Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: Lurdes Seidenstricker.