Comenius Project 2013 - 2015

Escrito por Super User. Posted in Blog

PROJETO COMENIUS 2013-2015

logo

 MALA CULTURAL DA LITUÂNIA

DSC00790  DSC00791 
 DSC00792  DSC00793
 DSC00794  DSC00799
 DSC00800  DSC00801
 DSC00802  DSC00803

 MALA CULTURAL DA TURQUIA

IMG 2441 IMG 2442
IMG 2443 IMG 2444
IMG 2445 IMG 2446

MALA CULTURAL DA REPÚBLICA CHECA - fevereiro e março 2015

DSC00745 DSC00746
DSC00747  DSC00748
 DSC00749  DSC00750
 DSC00751  DSC00752
 DSC00753  DSC00754
 DSC00755  DSC00756
 DSC00757  DSC00758

 MALA CULTURAL DA ALEMANHA - dezembro 2014

DSC00698 DSC00699
DSC00700  DSC00701
 DSC00702  DSC00703

 I Encontro COMENIUS – Quarteira, Portugal

grupoO Agrupamento Dra. Laura Ayres iniciou, em 2013, a sua participação no Projeto “Home(less) in Europe?“ com seis outras escolas oriundas da Alemanha (escola coordenadora) Gymnasium Syke, da Finlândia, Munkkiniemen Yhteiskoulu, da República Checa Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, da Polónia, Zespół Szkół nr 1 w Brodnicy, da Lituânia Telšių Vincento Borisevičiaus gimnazija e da Turquia, Serik Anadolu Imam Hatip Lisesi.

O primeiro encontro aconteceu na nossa escola, entre 28 e 31 de outubro de 2013, durante o qual ficaram definidas as atividades a realizar no triénio 2013/ 2015. Planificou-se a produção de um calendário conjunto para 2014, um “Jogo da Memória” com trabalhos realizados por alunos das várias escolas subordinado ao tema “O meu País natal” e um conjunto de atividades a apresentar no encontro seguinte, a realizar na Finlândia, em março de 2014…

… agora, mãos à obra!


 II Encontro COMENIUS – Helsínquia, Finlândia

Munkkiniemi

O 2º Encontro do Projeto Comenius teve lugar em Helsínquia, Finlândia, mais exatamente na escola parceira Munkkiniemen Yhteiskoulu, de 30 de março a 4 de abril de 2014. Contou com a participação de 4 alunos de turmas do 9º ano, cujos desenhos haviam sido escolhidos para figurar no calendário: Elena Vieru, Mariana Cunha, Micaela Guerreiro e Nuno Barros; 4 professores do Projeto - Lurdes Seidenstricker, Suzinda Neves, Hugo Mártires e Carlos Simões e a Diretora do Agrupamento, Conceição Bernardes. calendario2
welcome auditorio Participaram alunos e professores dos 7 países/escolas parceiras, num total de cerca de 90 elementos. Os alunos ficaram alojados em famílias com filhos da mesma idade, com quem iam para a escola e para as aulas. Às 7:50h, estavam todos nas salas, o Diretor falava, havia um momento musical e, só depois, começava a aula. Assistiam às primeiras aulas e, mais tarde, juntavam-se ao grupo de trabalho, no auditório, onde podiam também conviver e trocar experiências com os outros alunos do intercâmbio, além de mostrarem os trabalhos realizados até ao momento, em cada país. Os professores ficaram todos alojados num pequeno hotel na cidade e iam para a escola de elétrico, um trajeto que durava cerca de 30 minutos. Falar num transporte público é considerado “perturbador”!

escola na Finlandia

trabalhos

Os trabalhos decorreram sempre na escola, bem como o almoço. A escola é moderna, muito bem organizada, as salas são da disciplina e os alunos têm, cada um, o seu armário para guardar os pertences. As turmas são pequenas, a oferta é muito variada – as aulas de cozinha para os 7º e 8º anos têm muito sucesso – e o horário não se estende para lá das 15:00h.

Todos os professores têm uma chave que lhes permite entrar na escola quando quiserem – mesmo ao fim de semana! – e abrir todas as portas. Na sala de professores, cada um tem o seu espaço de trabalho, com secretária, computador e material de escrita e há uma sala contígua com armários, cozinha, sofás, mesas, para poderem conversar, conviver, fazer um lanche, tomar um chá ou um café, que a escola põe à disposição. Todos os alunos almoçam na escola e à tarde lancham, e não pagam. A comida é muito variada, saudável e bem confecionada. Só havia um pequeno “probleminha” – o almoço era às 11 horas, o que para nós, com a diferença horária, correspondia às 9 horas, ou seja, um segundo pequeno-almoço!!!

Todos os dias, depois dos trabalhos na escola, tivemos um programa cultural variado, desde visitar a cidade em forma de rally, em grupos misturados de 6 elementos, aos museus, ao passeio pela floresta, entre outros. Às 17 horas, regressávamos à escola, os alunos iam para as suas famílias de acolhimento, os professores continuavam na escola e só regressavam ao hotel depois do jantar, ou seja, tarde, quando já tudo estava fechado! peddy paper
           IMG 0145                  
O jantar cultural em forma de buffet foi muito interessante – contou com a presença dos alunos, professores e pais envolvidos, houve entrega de prendas à escola de acolhimento e discursos de agradecimento, num convívio que também foi de “sabores”!          
A língua finlandesa é um mistério, mesmo para quem fala várias línguas. Mas há, pelo menos, uma palavra de agradecimento que retivemos e queremos dizer aos colegas do projeto na Finlândia - Irina, Tiina e Yukka: Kiitos! IMG 2157

III Encontro COMENIUS – Odry, República Checa

IMG 2128 

O 3º Encontro do projeto COMENIUS teve lugar em Odry, na República Checa, na escola parceira Střední pedagogická škola a Střední zdravotnická škola svaté Anežky České, de 20 a 24 de outubro de 2014.

Participaram 4 alunos do 12.º D que realizaram os trabalhos para a apresentação na escola, nas duas línguas, inglês e alemão: Lorraine Silva, Raquel Soeiro, David Silva e Paulo Madeira; 3 professores: Lurdes Seidenstricker, Suzinda Neves e Pedro Félix e a Diretora do Agrupamento, Conceição Bernardes.

A Escola de Santa Inês da Boémia é uma escola católica, de ensino secundário e profissional, com cerca de 250 alunos, 100 dos quais em regime de internato, por viverem afastados, mas que, no fim-de-semana, vão a casa. Alguns professores também ficam na escola. Neste encontro, os alunos e, pelo menos um professor por país, ficaram alojados na escola; os restantes professores, num hotel perto.

Estavam apenas na escola os alunos checos envolvidos no projeto, os restantes encontravam-se em visita de estudo, pelo que, desta forma, foi possível alojar tanta gente. Os alunos ficaram em quartos com alunos de outras nacionalidades e, rapidamente, se conheceram e fizeram amizades. Uma escola muito acolhedora, quase uma continuação da casa de cada um, organizada e bem equipada. Todos os dias havia uma saída cultural, programa muito variado e de interesse, regressávamos todos juntos à escola, onde fazíamos as refeições.IMG 1593Os alunos puderam trabalhar o tema com duas professoras de dança e teatro; encenaram, em conjunto, uma curta peça de teatro, em mímica, intitulada “Despedida do meu país natal” enquanto os professores trabalhavam noutra sala.

IMG 1600 IMG 1601
IMG 1666

 O jantar multicultural foi bastante divertido e contou com a participação de alunos, professores e encarregados de educação!

IMG 1640 IMG 2129

Terminados os trabalhos na escola de Odry, pudemos passar dois dias em Praga, sempre juntos, com um programa muito cheio e interessante!

Foram dias muito intensivos, de convívio e aprendizagem, inesquecíveis para todos, em particular para os alunos que vieram mais enriquecidos e que aqui deixam o seu testemunho:

IMG 1474

  • Foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu não só o alargamento dos meus conhecimentos, mas também a evolução da minha capacidade para falar alemão e inglês. Claramente, o melhor foi conhecer todas aquelas pessoas que integram o projeto, algumas delas inesquecíveis e de quem sinto a falta. Fomos sempre muito bem tratados e nada nos faltou. Tenho a certeza que quero voltar a Praga. Agradeço à escola esta oportunidade. Lembrar-me-ei desta viagem para sempre! (Paulo)
  • Eu achei esta experiência muito didática, fantástica, uma ótima oportunidade de conhecer outro país e conviver com pessoas de diversos países. Amei ter participado no encontro Comenius e agradeço muito pela oportunidade que me deram. (Lorraine)
  • Uma semana maravilhosa recheada de muita aprendizagem e pessoas fantásticas. Uma experiência única e inesquecível, criamos laços e fizemos amizades duradouras. Fizemos um bom trabalho e representámos bem a ESLA, mostrando que “Labor Omnia Vincit”.
    No meu coração tenho um lugar guardado para cada país e para cada novo amigo que fiz.
    (Raquel)
  • Gostei muito da experiência, porque para além de ter conhecido e convivido com pessoas de sete países, com as suas culturas e tradições, novas para mim, fiz amizades que creio que sejam para toda a vida. (David)

Às colegas de Odry – Pavla, Lenka e Lenka Duliková– deixamos o nosso sincero “Dekuji”

 comenius

 

--> Visita preparatória - Syke - Alemanha (Ver aqui)
-->  Comenius Project 2013-2015:

comenius 2013 2015

Comenius Portugal meeting Farewell (YOUTUBE)

-->  Mala Cultural da Polónia:
A mala cultural da Polónia já chegou no passado mês de março! Depois de alguns dias de viagem, trouxe-nos um pouco da História e da cultura do seu país. O conteúdo encontra-se exposto numa das vitrines que fazem parte do "Cantinho Comenius", situado no 1º andar do Bloco C, mesmo à entrada da Biblioteca.
Até ao final deste mês, podem vir ver a exposição e "viajar" pela Polónia!
A mala seguirá, depois, para a Lituânia e, dentro em breve, receberemos a mala da Turquia!
mala cultural polonia
-->  Mala Cultural de Portugal:
A mala cultural de Portugal viajou, no passado dia 29 de março, para a Finlândia acompanhando o grupo de professores e alunos que se deslocou a Helsínquia para participar no segundo encontro de projeto.
De lá, a nossa mala seguirá para a Lituânia, onde será alvo da primeira exposição.
mala portuguesa


Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • viajar ser

     

    VIAJAR.SER - Filosofia para Crianças e desenvolvimento de competências sociais e pessoais - as produções, comentários e questões dos cerca de 90 alunos (2º e 4º anos) do AE Drª Laura Ayres aqui publicados pelas profissionais que os acompanham:

    Laurinda Silva, Sandra Alambre, Liliana Santos e Neuza Fernandes.

  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há 9 anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey.: Iolanda Antunes, Fátima Joaquim e Stella Ferreira.

  •   Centro de Aprendizagem

     Este é um espaço versátil onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado. O Centro de aprendizagem possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet, Wifi e encontra-se integrado na Biblioteca Escolar.  Responsável: professor João Lopes.

  • comenius miniResponsáveis:Lurdes Seidenstricker e Maria do Nascimento Martins

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: professor Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: professor Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Professora Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  •   Jack Petchey (www.jackpetcheyfoundation.eu)
    A Fundação Jack Petchey teve início em Inglaterra em 1999. Em Abril de 2004 alargou a sua área de actuação ao Algarve tendo incluído o Concelho de Albufeira. Actualmente inclui ainda o Concelho de Loulé e o Concelho de Silves. A Fundação atribui subsídios de apoio segundo 4 modalidades principais: Prémios realização; Prémios liderança; Subsídios a projectos; e Patrocínios. Responsável: professor Luís Romão.
  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: professora Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: professora Manuela Encarnação e professora Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: professora Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: professora Lurdes Seidenstricker.