Sec Dra Laura Ayres

Destaques Secundaria

Drª Laura Ayres

Dr Laura AyresLaura Guilhermina Martins Ayres nasceu no dia 1 de Junho de 1922, na freguesia de São Sebastião em Loulé. Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, aí leccionou a cadeira de Saúde Pública nos anos de 1974 e 1975. Realizou o seu internato nos Hospitais Civis de Lisboa. Especializou-se em Virulogia numa Universidade londrina, tendo nesse âmbito trabalhado em diversos laboratórios em vários países europeus e nos Estados Unidos da América. Desempenhou cargos de investigadora-coordenadora do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em Lisboa, e de directora do Laboratório de Virulogia do Instituto Nacional de Saúde, por ela fundado, em 1956, o qual, 30 anos depois, passaria a ser também o Laboratório Nacional de Referência à Sida.

   Em Portugal, criou ainda o Centro Nacional da Gripe, o Registo Nacional de Malformações Congénitas e o Centro de Vigilância Epidemiológica nas doenças transmíssiveis, dos quais foi directora. A partir de 1983 desempenhou também as funções de subdirectora do Instituto Nacional de Saúde.

   O mérito do seu trabalho foi também reconhecido fora do país. Laura Ayres, tida como a voz em figura do combate em Portugal contra a Sida, era membro do Heath Service Research e do Departamento Comunitário de Investigação da Sida. No âmbito da Comunidade Europeia, representou Portugal em vários grupos de trabalho e foi, nos últimos anos de vida, Presidente de um grupo internacional de investigação em serviços de saúde, extinto em Dezembro de 1991.

   Durante os seus 69 anos de vida, publicou 63 artigos na Imprensa nacional e estrangeira e foi galardoada com dois prémios Ricardo Jorge e condecorada com a Ordem de Santiago de Espada pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.

   Em 1993, foi condecorada pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, no Dia da Cidade.

Voltar

Parcerias e Projetos

  • 4BIO.ico    Projeto 4BIO

     O projeto 4BIO visa o desenvolvimento de projetos aliciantes e motivadores que permitam um contacto direto com o lado mais prático da ciência.

    Visite www.4bio.weebly.com

    Para mais informações contactar projeto4bio@gmail.com

    Professoras responsáveis: Conceição Silva e Zenaida Lima

  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há 9 anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Professoras responsáveis: Iolanda Semião e Iolanda Antunes.

  •   Centro de Aprendizagem

     Este é um espaço versátil onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado.

    O Centro de aprendizagem possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet, Wifi e encontra-se integrado na Biblioteca Escolar. Responsável: professor João Lopes.

  • comenius mini

    Responsáveis:Lurdes Seidenstricker e Maria do Nascimento Martins

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático.

    Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: professor Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio). Responsável: professor Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde 

     Este projecto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projecto vai desenvolver diversas actividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras. Responsávelis professoras Andreia Sousa (coordenadora), Sofia Guerreiro (membro da equipa), Professora Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota

  •   Escxel (www.escxel.net)
    O projecto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa- que, interpretando as grandes tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, entendem ser nas escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural. Professores responsáveis: Luís Romão e Luís Reis.
  •   Jack Petchey (www.jackpetcheyfoundation.eu)
    A Fundação Jack Petchey teve início em Inglaterra em 1999. Em Abril de 2004 alargou a sua área de actuação ao Algarve tendo incluído o Concelho de Albufeira. Actualmente inclui ainda o Concelho de Loulé e o Concelho de Silves. A Fundação atribui subsídios de apoio segundo 4 modalidades principais: Prémios realização; Prémios liderança; Subsídios a projectos; e Patrocínios. Responsável: professor Luís Romão.
  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências.

    Responsável: professora Teresa Silva.
  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: professora Manuela Encarnação e professora Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: professora Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: professora Lurdes Seidenstricker.

Onde Estamos!