Drª Laura Ayres

Dr Laura AyresLaura Guilhermina Martins Ayres nasceu no dia 1 de Junho de 1922, na freguesia de São Sebastião em Loulé. Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, aí leccionou a cadeira de Saúde Pública nos anos de 1974 e 1975. Realizou o seu internato nos Hospitais Civis de Lisboa. Especializou-se em Virulogia numa Universidade londrina, tendo nesse âmbito trabalhado em diversos laboratórios em vários países europeus e nos Estados Unidos da América. Desempenhou cargos de investigadora-coordenadora do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, em Lisboa, e de directora do Laboratório de Virulogia do Instituto Nacional de Saúde, por ela fundado, em 1956, o qual, 30 anos depois, passaria a ser também o Laboratório Nacional de Referência à Sida.

   Em Portugal, criou ainda o Centro Nacional da Gripe, o Registo Nacional de Malformações Congénitas e o Centro de Vigilância Epidemiológica nas doenças transmíssiveis, dos quais foi directora. A partir de 1983 desempenhou também as funções de subdirectora do Instituto Nacional de Saúde.

   O mérito do seu trabalho foi também reconhecido fora do país. Laura Ayres, tida como a voz em figura do combate em Portugal contra a Sida, era membro do Heath Service Research e do Departamento Comunitário de Investigação da Sida. No âmbito da Comunidade Europeia, representou Portugal em vários grupos de trabalho e foi, nos últimos anos de vida, Presidente de um grupo internacional de investigação em serviços de saúde, extinto em Dezembro de 1991.

   Durante os seus 69 anos de vida, publicou 63 artigos na Imprensa nacional e estrangeira e foi galardoada com dois prémios Ricardo Jorge e condecorada com a Ordem de Santiago de Espada pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares.

   Em 1993, foi condecorada pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, no Dia da Cidade.

Voltar

Please publish modules in offcanvas position.