Let`s save the water as a natural resource (Erasmus +)

Sabias que vamos dar início a mais um projeto Erasmus+?

Desta vez o tema é sobre a Água e a Sustentabilidade.
Podem participar todos os alunos do 6º ao 9º ano.
Vê o folheto e informa-te junto do teu DT."
Folheto divulgacao_projeto_vamos_salvar_a_agua_001

Folheto divulgacao_projeto_vamos_salvar_a_agua_002

Apresentação de Projeto

“Let`s save the water as a natural resource”

2019-1-BG01-KA229-062403_2

2 anos (24 meses)

01-09-2019 a 31-08-2021

Público alvo

Alunos com idades compreendidas entre 11 e 15 anos (incluindo alunos do ensino especial)

Escolas

parceiras

Osnovno uchiliste "Yordan Yovkov"

Bulgária

IES Maestro Padilla

Espanha

Scoala Gimnaziala Nr 12

Roménia

Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano

Itália

Kardelen Ortaokulu

Turquia

Tópicos

Essenciais

• Ambiente e alterações climáticas
  • Ciências naturais
  • Responsabilidade social e Ambiental das instituições educativas

Temática

"Let`s save the water as a natural resource" é um projeto que procura promover e desenvolver ideias para economizar água como recurso natural.

Nos últimos anos, muitos estudos vêm apresentado estatísticas alarmantes sobre os efeitos nocivos da atividade humana e das mudanças climáticas nos recursos hídricos da Terra. A escola tem um papel importante na educação da cultura ambiental, promovendo e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências para economizar e proteger a água como um recurso, desde uma perspetiva local até a uma perspetiva europeia.

Objetivos

O projeto tem como objetivo geral envolver os alunos na construção de soluções sustentáveis para problemas ambientais relacionados com os recursos hídricos (ex.: escassez, secas, inundações, poluição), as quais terão um efeito a longo prazo.

Os objetivos específicos são:

1. 1.Envolver os alunos na solução sustentável dos problemas dos recursos hídricos causados pelas atividades humanas e pelas mudanças climáticas. Consciencializar os alunos sobre a globalidade do problema para resolvê-lo localmente, contribuindo para uma solução global;
  2. 2.Aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, motivação, iniciativa, conhecimento, e competências sobre formas de proteção da água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental;
  3. 3.Desenvolver pensamento crítico e criativo dos alunos, a responsabilidade, e a interação, num espírito de pertença de grupo.

Atividades

As atividades do projeto visam aumentar o conhecimento, as habilidades e competências dos alunos sobre a sua pegada ambiental, bem como proteger a água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental. Estas atividades também aumentarão o interesse dos alunos e a motivação para a aprendizagem nas várias áreas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), de acordo com os objetivos da União Europeia 2020. O projeto também irá ajudar a melhorar outras competências transversais, tais como as línguas estrangeira, as TIC e as habilidades de comunicação, sensibilizando para a responsabilidade cívica e o senso de pertencer à Comunidade Europeia. Uma contribuição que se espera deste projeto, será a integração de temas ambientais e das STEM no currículo escolar, quando estes não forem abordados o suficiente.

As atividades do projeto estão focadas principalmente em:

• Atividades de brainstorming, workshops, sessões de aprendizagem, dinâmicas de grupo, debates, jogos de role play, e estudo individual;
  • Atividades STEM – realização de experiências científicas, construção de modelos, resolução de problemas recorrendo ao Ciclo de Design da Engenharia
  • Visitas a instituições/organizações relacionadas com os recursos hídricos;

As atividades do projeto irão permitir desenvolver a responsabilidade dos alunos, de forma que estes sejam mais ativos e a interagirem com os adultos, para procurarem e apresentarem soluções. Através do projeto, alunos e professores de vários países europeus juntarão esforços no estudo e conservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com as medidas tomadas ao nível local, nacional e europeu.

A aplicação da abordagem STEM irá mostrar aos alunos como explorar diferentes tipos de fontes de água e diferentes instalações técnicas que trabalham com a água, além de construírem modelos de algumas delas. Os alunos vão aprender a calcular a sua pegada hídrica. Tomarão consciência de que existem muitos países diferentes na Europa, cada um com sua própria cultura e tradições, mas com um interesse comum em preservar a água e o meio ambiente no continente e na Terra.

A crise da água não é inevitável se agirmos agora e se agirmos juntos.

Resultados esperados

Os resultados esperados com o projeto podem dividir-se em duas categorias:

• Resultados concretos
  1. oWebsite do projeto
  2. oblogs dos aluno
  3. opáginas nas redes sociais
  4. oDois e-books
  5. oQuatro brochuras alusivas a datas importantes no mundo relacionadas com a água
  6. oApresentações em PowerPoint sobre a importância da proteção da água, as consequências das mudanças climáticas e da atividade humana na água, bem como da responsabilidade humana para sensibilizar e agir
  7. oVídeos de atividades interessantes relacionadas com a água
  8. oEnsaios sobre o tema da cidadania e das responsabilidades sociais/ambientais
  9. oHistória em cadeia “A jornada da gota d'água”