Let`s save the water as a natural resource (Erasmus +)

Escrito por Super User. Posted in Blog

Sabias que vamos dar início a mais um projeto Erasmus+?

Desta vez o tema é sobre a Água e a Sustentabilidade.
Podem participar todos os alunos do 6º ao 9º ano.
Vê o folheto e informa-te junto do teu DT."
pdf
Folheto divulgacao_projeto_vamos_salvar_a_agua_001

Folheto divulgacao_projeto_vamos_salvar_a_agua_002

Apresentação de Projeto

 

“Let`s save the water as a natural resource”

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Duração

2 anos (24 meses)

Período

01-09-2019 a 31-08-2021

Público alvo

Alunos com idades compreendidas entre 11 e 15 anos (incluindo alunos do ensino especial)

Escolas

parceiras

Osnovno uchiliste "Yordan Yovkov"

Bulgária

IES Maestro Padilla

Espanha

Scoala Gimnaziala Nr 12

Roménia

Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano

Itália

Kardelen Ortaokulu

Turquia

Tópicos

Essenciais

  • Ambiente e alterações climáticas
  • Ciências naturais
  • Responsabilidade social e Ambiental das instituições educativas

 

Temática

"Let`s save the water as a natural resource" é um projeto que procura promover e desenvolver ideias para economizar água como recurso natural.

Nos últimos anos, muitos estudos vêm apresentado estatísticas alarmantes sobre os efeitos nocivos da atividade humana e das mudanças climáticas nos recursos hídricos da Terra. A escola tem um papel importante na educação da cultura ambiental, promovendo e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências para economizar e proteger a água como um recurso, desde uma perspetiva local até a uma perspetiva europeia.

Objetivos

O projeto tem como objetivo geral envolver os alunos na construção de soluções sustentáveis para problemas ambientais relacionados com os recursos hídricos (ex.: escassez, secas, inundações, poluição), as quais terão um efeito a longo prazo.

Os objetivos específicos são:

  1. 1.Envolver os alunos na solução sustentável dos problemas dos recursos hídricos causados pelas atividades humanas e pelas mudanças climáticas. Consciencializar os alunos sobre a globalidade do problema para resolvê-lo localmente, contribuindo para uma solução global;
  2. 2.Aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, motivação, iniciativa, conhecimento, e competências sobre formas de proteção da água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental;
  3. 3.Desenvolver pensamento crítico e criativo dos alunos, a responsabilidade, e a interação, num espírito de pertença de grupo.

 

Atividades

As atividades do projeto visam aumentar o conhecimento, as habilidades e competências dos alunos sobre a sua pegada ambiental, bem como proteger a água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental. Estas atividades também aumentarão o interesse dos alunos e a motivação para a aprendizagem nas várias áreas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), de acordo com os objetivos da União Europeia 2020. O projeto também irá ajudar a melhorar outras competências transversais, tais como as línguas estrangeira, as TIC e as habilidades de comunicação, sensibilizando para a responsabilidade cívica e o senso de pertencer à Comunidade Europeia. Uma contribuição que se espera deste projeto, será a integração de temas ambientais e das STEM no currículo escolar, quando estes não forem abordados o suficiente.

As atividades do projeto estão focadas principalmente em:

  • Atividades de brainstorming, workshops, sessões de aprendizagem, dinâmicas de grupo, debates, jogos de role play, e estudo individual;
  • Atividades STEM – realização de experiências científicas, construção de modelos, resolução de problemas recorrendo ao Ciclo de Design da Engenharia
  • Visitas a instituições/organizações relacionadas com os recursos hídricos;

As atividades do projeto irão permitir desenvolver a responsabilidade dos alunos, de forma que estes sejam mais ativos e a interagirem com os adultos, para procurarem e apresentarem soluções. Através do projeto, alunos e professores de vários países europeus juntarão esforços no estudo e conservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com as medidas tomadas ao nível local, nacional e europeu.

A aplicação da abordagem STEM irá mostrar aos alunos como explorar diferentes tipos de fontes de água e diferentes instalações técnicas que trabalham com a água, além de construírem modelos de algumas delas. Os alunos vão aprender a calcular a sua pegada hídrica. Tomarão consciência de que existem muitos países diferentes na Europa, cada um com sua própria cultura e tradições, mas com um interesse comum em preservar a água e o meio ambiente no continente e na Terra.

A crise da água não é inevitável se agirmos agora e se agirmos juntos.

 

Resultados esperados

Os resultados esperados com o projeto podem dividir-se em duas categorias:

  • Resultados concretos
  1. oWebsite do projeto
  2. oblogs dos aluno
  3. opáginas nas redes sociais
  4. oDois e-books
  5. oQuatro brochuras alusivas a datas importantes no mundo relacionadas com a água
  6. oApresentações em PowerPoint sobre a importância da proteção da água, as consequências das mudanças climáticas e da atividade humana na água, bem como da responsabilidade humana para sensibilizar e agir
  7. oVídeos de atividades interessantes relacionadas com a água
  8. oEnsaios sobre o tema da cidadania e das responsabilidades sociais/ambientais
  9. oHistória em cadeia “A jornada da gota d'água”
  10. oCaixa azul de jogos educativos sobre a proteção do ambiente
  11. oCantos do projeto Erasmus+ nas escolas com exposições de desenhos, pinturas e cartazes relacionados com o tema do projeto
  12. oLogótipo do projeto, obras de arte, modelos e construções STEM criados pelos alunos
  • Resultados abstratos
  1. oMelhoria de atitudes em relação aos problemas ambientais
  2. oMais conhecimento e competências no campo da poupança e proteção da água
  3. oMais motivação para agir, interagir e cooperar
  4. oDesenvolvimento da mente e do pensamento crítico e criativo, e do espírito de grupo
  5. oInteresse por um estilo de vida saudável
  6. oMais responsabilidade cívica sentido de pertença
  7. oMelhor inclusão social de alunos desfavorecidos
  8. oMelhores competências em línguas estrangeiras e TIC
  9. oQualidade da educação nas escolas parceiras, qualidade dos métodos de ensino, melhor desempenho dos professores com trocas de boas experiências
  10. oAumento da qualidade e da reputação das instituições parceiras junto das comunidades

Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há já anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Responsáveis: Milene Martins e Cristina Barbosa.

  •   Sala de estudo

     Este é um espaço versátil sistuado no bloco B onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado (horário). A sala de estudo possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet.  Responsável: Lúcia Dias.

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: Manuela Encarnação e Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: Lurdes Seidenstricker.