«Chegou a nossa vez!» Erasmus+ Minds on Hands on STEM Goes on

“Chegou a nossa vez!”                                ERASMUSPLUS 2                                            logo portugal_2

Certamente já ouviram dizer que Portugal é um país que está na moda entre os estrangeiros! No Algarve talvez não se falo tanto nisso, porque desde há muito que estamos acostumados a receber gentes de outras terras. Mas é um facto que muita gente de fora está a descobrir o nosso país recentemente.

O projecto Erasmus+ “Minds on, Hands on, STEM Goes on” não ficou alheio a esta realidade e agora que chegou a nossa vez de organizar a 4ª mobilidade de alunos, muitos são aqueles que nos querem visitar. Assim, entre os dias 5 e 9 de novembro próximo, vamos receber no agrupamento um total de 18 alunos e 11 professores das escolas parceiras projeto. Relembro aqui a localização de cada escola: Alatskivi – Estónia; Dosemealti-Turquia; Skocjan-Eslovénia e Varna-Bulgária. Esta é até ao momento o intercâmbio que vai envolver mais pessoas ao longo de todo o projecto, e já vamos para o segundo ano de actividade.

Durante esta semana vamos continuar a explorar de forma muito prática conteúdos das várias disciplinas STEM (science, technology, engineering, and mathematics) e uma vez que a nossa matriz cultural está muito ligada ao mar, não poderíamos deixar de abordar este contexto específico. Os alunos vão estar envolvidos num conjunto de actividades dentro e fora da escola que lhes vai permitir um contacto direto com o melhor que se faz na nossa região nas várias áreas atrás referidas. Partilho convosco algumas delas para despertar a vossa curiosidade: Construção de um Zootrópio; Feira das ciências e lançamento de foguetões de água; Visita à Universidade do Algarve, onde iremos visitar várias centros de investigação, entre os quais um centro de reprodução de cavalos-marinhos ou o Veículo Submarino Autónomo que é uma tecnologia única no Sul de Portugal. Iremos ainda visitar o Parque Natural da Ria Formosa, uma das 7 maravilhas naturais do nosso país, com sede na Quinta Marim, em Olhão. Como é essencialmente do mar que trata o nosso programa, não poderíamos deixar de ir para o mar. Por isso vamos fazer um baptismo de mar a bodo de uma lancha de fiscalização rápida da marinha Portuguesa, com embarque a partir do cais de Vilamoura.

Será para nós um desafio tremendo a organização deste evento. Para isso contamos com o apoio de todos os professores que fazem parte da equipa do projecto, da direcção do agrupamento e das famílias dos alunos do 8ºA, 8ºB. 8ºF, 7ºA. 7ºD e 6ºF, as quais irão receber em suas casas todos os alunos estrangeiros. Sem o envolvimento e apoio destas famílias seria impossível realizar esta actividade, por isso desde já o meu profundo agradecimento.

Acredito que será uma experiência bastante enriquecedora para todo o agrupamento e que todos os alunos, professores e auxiliares terão a oportunidade de se envolverem nesta semana de intercâmbio cultural. Afinal temos a fama de bem receber e talvez por isso tanta gente nos queira visitar. Vamos mostrar a quem nos visita que não se trata de uma moda, mas que isso faz parte da nossa cultura e forma de estar na vida e no mundo!

Sejam todos bem-vindos …

Hugo Mártires