«Chegou a nossa vez!» Erasmus+ Minds on Hands on STEM Goes on

Escrito por Super User. Posted in Blog

  “Chegou a nossa vez!”                                ERASMUSPLUS 2                                            logo portugal_2

Certamente já ouviram dizer que Portugal é um país que está na moda entre os estrangeiros! No Algarve talvez não se falo tanto nisso, porque desde há muito que estamos acostumados a receber gentes de outras terras. Mas é um facto que muita gente de fora está a descobrir o nosso país recentemente.

O projecto Erasmus+ “Minds on, Hands on, STEM Goes on” não ficou alheio a esta realidade e agora que chegou a nossa vez de organizar a 4ª mobilidade de alunos, muitos são aqueles que nos querem visitar. Assim, entre os dias 5 e 9 de novembro próximo, vamos receber no agrupamento um total de 18 alunos e 11 professores das escolas parceiras projeto. Relembro aqui a localização de cada escola: Alatskivi – Estónia; Dosemealti-Turquia; Skocjan-Eslovénia e Varna-Bulgária. Esta é até ao momento o intercâmbio que vai envolver mais pessoas ao longo de todo o projecto, e já vamos para o segundo ano de actividade.

Durante esta semana vamos continuar a explorar de forma muito prática conteúdos das várias disciplinas STEM (science, technology, engineering, and mathematics) e uma vez que a nossa matriz cultural está muito ligada ao mar, não poderíamos deixar de abordar este contexto específico. Os alunos vão estar envolvidos num conjunto de actividades dentro e fora da escola que lhes vai permitir um contacto direto com o melhor que se faz na nossa região nas várias áreas atrás referidas. Partilho convosco algumas delas para despertar a vossa curiosidade: Construção de um Zootrópio; Feira das ciências e lançamento de foguetões de água; Visita à Universidade do Algarve, onde iremos visitar várias centros de investigação, entre os quais um centro de reprodução de cavalos-marinhos ou o Veículo Submarino Autónomo que é uma tecnologia única no Sul de Portugal. Iremos ainda visitar o Parque Natural da Ria Formosa, uma das 7 maravilhas naturais do nosso país, com sede na Quinta Marim, em Olhão. Como é essencialmente do mar que trata o nosso programa, não poderíamos deixar de ir para o mar. Por isso vamos fazer um baptismo de mar a bodo de uma lancha de fiscalização rápida da marinha Portuguesa, com embarque a partir do cais de Vilamoura.

Será para nós um desafio tremendo a organização deste evento. Para isso contamos com o apoio de todos os professores que fazem parte da equipa do projecto, da direcção do agrupamento e das famílias dos alunos do 8ºA, 8ºB. 8ºF, 7ºA. 7ºD e 6ºF, as quais irão receber em suas casas todos os alunos estrangeiros. Sem o envolvimento e apoio destas famílias seria impossível realizar esta actividade, por isso desde já o meu profundo agradecimento.

Acredito que será uma experiência bastante enriquecedora para todo o agrupamento e que todos os alunos, professores e auxiliares terão a oportunidade de se envolverem nesta semana de intercâmbio cultural. Afinal temos a fama de bem receber e talvez por isso tanta gente nos queira visitar. Vamos mostrar a quem nos visita que não se trata de uma moda, mas que isso faz parte da nossa cultura e forma de estar na vida e no mundo!

Sejam todos bem-vindos …

Hugo Mártires

Coordenador Erasmus+


Mais informações (aqui)

 

Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há já anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Responsáveis: Milene Martins e Cristina Barbosa.

  •   Sala de estudo

     Este é um espaço versátil sistuado no bloco B onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado (horário). A sala de estudo possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet.  Responsável: Lúcia Dias.

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: Manuela Encarnação e Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: Lurdes Seidenstricker.