“Nós não somos Artistas”

Folheto Nos_nao_somos_artistas_exterior

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo projeto PIEF, e dadas as caraterísticas específicas destes alunos, surgiu, de uma forma espontânea, o projeto intitulado “Nós não somos Artistas”, em que os trabalhos realizados são uma projeção pessoal de cada um, que dá lugar à transformação de materiais em ideias e das ideias em arte, abusando de matérias-primas inusitadas.

Tal qual a vida de cada um, a produção artística dos alunos, sob a tutoria dos professores, visa não apenas agradar a todos, mas servir para transplantar a imaginação e provocar pensamentos que conduzam à reflexão individual de cada observador. Vivemos de forma tão erradamente humana, que as falhas do processo artístico cresceram num mundo caótico de emoções, de cor e pensamentos traduzidos por palavras soltas.

É interessante ver estes alunos não artistas, expor a sua arte fora da escola, num espaço onde é vista e pensada por outros, e estes outros analisem as suas ideias de forma descontraída, criando neles um sentido de valorização pelo seu empenho.

A coleção “Nós não somos Artistas” consiste em 16 quadros de diversos tamanhos e formas.

Folheto Nos_nao_somos_artistas_Interior