Encontro de Surf - Desporto Escolar Algarve

Escrito por Super User. Posted in Blog

Circuito Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2017/2018 começou na Praia da Falésia, Quarteira/Vilamoura, quarta-feira 23 de janeiro. O 1º Encontro do novo ano letivo foi dominado por atletas federados e encheu a praia com mais de 150 de alunos do ensino básico e secundário de vários concelhos da região, num dia de sol e com boas ondas. A competição contou com 70 atletas nos vários escalões e géneros.

O 1º Encontro foi organizado pelo Agrupamento de Escolas Dr.a Laura Ayres, de Quarteira. A prova foi disputada nas categorias Surf Infantis A (nascidos em 2007 a 2009), Surf Infantis B (2005-2006), Surf Iniciados (2003-2004), Surf Juvenis (2000-2002), Surf Feminino e Bodyboard.

Estiveram em competição 70 alunos dos agrupamentos Drª Laura Ayres (Quarteira), Poeta António Aleixo e Bemposta (Portimão), Silves Sul (Armação de Pêra), Gil Eanes (Lagos), AljezurFuzeta e Vila do Bispo, estes dois últimos em estreia. Além dos competidores estiveram também envolvidos no encontro alunos da turma de desporto 10ºG, voluntários na organização, e da turma de fotografia do AE Laura Ayres.

A jornada encheu a praia com mais de 150 alunos de alunos da região algarvia, mostrando uma dinâmica escolar de surf e bodyboard que, talvez, fosse já merecedora de melhores instalações logísticas de apoio na praia, local onde se desenvolve este Desporto. 

Esteve um bonito dia de sol e com boas condições no mar: ondas moles de 'meio-metrinho' durante a manhã, até a maré vazar, e meio-metro consistente, com a famosa esquerda da Falésia a funcionar durante a parte da tarde.

Atletas federados venceram em todas as categorias, com destaque para João Mendonça, campeão nacional de surf Sub-12 em 2016, e pelo caminho ficaram pelo menos dois campeões do circuito regional da federação,o que atesta bem a qualidade de alguns alunos em prova. Samuel Hearn, vencedor na categoria Iniciados, foi uma das revelações do dia e um valor a ter em conta no futuro.

2º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2017/2018 está marcado para o dia 21 de fevereiro, na Praia da Rocha, em Portimão.

--

Finais 1º Encontro Surf & Bodyboard Escolar 2017/2018 | Quarteira/Vilamoura

Surf Infantis A
1. Louis Escudeiro (Bemposta/Portimão)
2. Rafael Furtado (Vila do Bispo)
3. José Gonçalves (Fuzeta)
4. Ana Escudeiro (Fuzeta)

Surf Infantis B
1. João Mendonça (Aljezur)
2. Martim Brandão (Quarteira)
3. Tomás Nunes (Armação de Pêra)
4. Matias Ferreira (Aljezur)

Surf Iniciados
1. Samuel Hearn (Aljezur)
2. Julian Seyffert (Quarteira)
3. Bruno Marçal (Bemposta/Portimão)
4. Nuno Pinto (Bemposta/Portimão)

Surf Juvenis
1. Leon Schneider (Lagos)
2. Diogo Pereira (Poeta Ant. Aleixo/Portimão)
3. Michael Conlan (Quarteira)
4. João Pacheco (Poeta Ant. Aleixo/Portimão)

Surf Feminino
1. Concha Balsemão (Aljezur)
2. Constância Simões (Bemposta/Portimão)
3. Andrea Martin (Quarteira)
4. Maria do Rosário (Poeta Ant. Aleixo/Portimão)

Bodyboard
1. Rafael Cabral (Vila do Bispo)
2. Tiago Fernandes (Fuzeta)
3. Tomás Ferreira (Fuzeta)
4. Christian Obrien (Aljezur)


Um agradecimento especial a todas as entidades que apoiam esta iniciativa, nomeadamente as Escolas, a autarquia e a Capitania.
--
Fábio Fragoso
1surf  de surf_Leon
podio bodyboard podio feminino
podio inf.b  Podio inf_A
 Podio iniciados  podio juvenis
 surf-5de  surf-6 de
 surf de  surf de1_Leon
unnamed-2  MG_9387

 


 

Parcerias e Projetos

  • eco-escolas
  • France
  • Pief
  • logo SPP
  • Dúvida Metódica e Caderno de Sociologia são dois blogues de Filosofia e Sociologia geridos pelo professor Carlos Pires e usados nas suas aulas:

    duvida
    caderno
  • logo enpar
  •   100Comentários

    Este projeto pretende envolver toda a comunidade escolar. Existe há já anos e resulta do trabalho entre professores e alunos dos vários ciclos de ensino.

    A sua distribuição é gratuita e conta com o apoio da Fundação Jack Petchey. Responsáveis: Milene Martins e Cristina Barbosa.

  •   Sala de estudo

     Este é um espaço versátil sistuado no bloco B onde se pretende que o aluno possa realizar os seus trabalhos com possibilidade de acesso a materiais diversificados e apoio especializado e individualizado. A sala de estudo possui dossiês temáticos, manuais escolares e outros recursos diversificados e organizados segundo a Classificação Decimal Universal. Tem uma sala de estudo, uma sala de vídeo, computadores com acesso à internet.  Responsável: Carlos Pires.

  •   Consultório da Matemática 

     O Consultório da Matemática é um espaço aberto aos alunos no âmbito da matemática que desde o ano lectivo 2005-2006, entre outras actividades, presta apoio à disciplina de matemática,  prepara alunos para exames e explora software matemático. Funciona na sala 3A do bloco D entre as 8.30h e as 17.00h. Responsável: Mauro Maia.

  •   Desporto Escolar 

    O grupo de Educação Física preocupou-se em oferecer aos alunos um leque de actividades que, na medida do possível, reflicta e dê resposta às suas motivações e interesses, proporcionando-lhes actividades individuais e colectivas que sejam adequadas aos diferentes níveis de prestação motora e de estrutura corporal. Actividade interna (Torneios Inter-turmas, Corta-Mato, Festa do atletismo, …) e Actividade externa (Grupos/equipas de competição ou de convívio).  Responsável: Eduardo Pires.

  •   Educação para a Saúde Este projeto insere-se no Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e na ESLA este projeto vai desenvolver diversas atividades em parcerias com entidades internas, como a Biblioteca e o Gabinet, e externas, nomeadamente, Centro de Saúde, Associação de Planeamento Familiar (APF), Instituto das Drogas e Toxicodependências (IDT), entre outras.  Responsáveis: Célia Nobre e enfermeira Cristina Farrajota
  • GAAF3

    No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira. Responsáveis: técnicas da área social: Mónica Simões e Susana Fernandes.

  • GAS logoO GAS tem como objetivo principal aconselhar e informar sobre questões relacionadas com a saúde. Este espaço está aberto a todos os alunos da Escola Secundária Dra. Laura Ayres. Aqui podes tirar as tuas dúvidas sobre (1) o sistema de saúde e como recorrer a ele; (2) sexualidade e contraceção; (3) alimentação e dietas; (4) questões de saúde. Podes encontrar-nos no Gabinete de Educação para a Saúde (Gab_i_net), no Bloco A.
    EQUIPA: Prof. Ana Garcia; Dra. Diana Almeida; Dra. Diana Bernardes

  • logo pepa

     O Agrupamento de Escolas Dra Laura Ayres integrou este projeto há 4 anos, sendo a Coordenadora do projeto PEPA na nossa escola, a professora Lurdes Seidenstricker.

  • projeto de ciencia

     Projeto de Ciência

     Este projeto da área curricular das ciências físicas e naturais do 3.º ciclo intitulado “Projeto de Ciência” tem como principal finalidade a  promoção da educação em ciências. Responsável: Teresa Silva.

  •   Secção Francófona

     No presente ano letivo, está a funcionar, neste agrupamento, uma Secção Europeia de língua francesa. Este projeto, com duração de três anos, envolve os alunos da turma do 7ºA. Pretende-se que aprendam a língua francesa em interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática, fomentando assim o desenvolvimento de uma identidade europeia e preparando-os para desafios futuros. Responsáveis: Manuela Encarnação e Sandra Coelho.

  •   SOS FOME 

     O projecto SOS Fome foi iniciado na ESLA no ano lectivo de 2005-06, com a turma do 9º A, na Área de Projecto, quando se identificou como um dos problemas da comunidade de Quarteira a existência de famílias carenciadas a nível alimentar/fome.

    Estabeleceram-se contactos com o Refeitório Social para identificar famílias em risco e a partir daí, com a autorização dos encarregados de educação, e a disponibilidade dos alunos e professores, procedeu-se ao desenvolvimento do respectivo projecto. Responsável: Carla Candeias

  •   Wandzeitung/Wallpaper

     O Wandzeitung /Wallpaper é, como o nome indica, um jornal de parede. Situa-se num placard junto à Biblioteca e destina-se à divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos nas disciplinas de Alemão e Inglês.

    Durante muitos anos, o Jornal de Parede foi apenas em Alemão – Wandzeitung – mas, desde há três anos, com a redução das turmas de alemão, passou a incluir trabalhos em inglês – Wallpaper. Responsável: Lurdes Seidenstricker.