IMG 0356 mA disciplina de Alemão também quis juntar-se às atividadesIMG 0359 m de celebração do 25 de Abril e não deixar passar esta data tão importante sem dar um pequeno contributo. Assim, nalgumas turmas, os alunos fizeram cravos e escreveram mensagens com a temática da liberdade e, no Jornal de Parede - Wandzeitung-, estão expostos, entre outros, títulos de obras, notícias e páginas de jornais alemães, alusivos ao 25 de Abril e à dos Cravos - die Nelkenrevolution! 

Uma canção alemã:

1mOs alunos do 9.º ano, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, deslocaram-se ao Estádio José Alvalade que acolhe a mais detalhada exposição sobre o funcionamento dos vários sistemas do corpo humano, através da técnica da plastinação de corpos doados à ciência. A Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista  Gunther Von Hagens, em 1977, e que consiste na extração dos líquidos corporais, através de métodos químicos, substituindo-os por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas. Esta técnica tem numerosas vantagens, não só relativamente à conservação dos corpos, como também ao nível da textura, coloração e na aproximação ao estado real, proporcionando uma boa manipulação do corpo, sem necessidade de manutenção.

20240411 125753 mNo passado dia 11 de abril, as professoras de Ciências Naturais, organizaram e proporcionaram a 6 turmas do 3.°20240411 125422 m ciclo (7.º C; 7.º E; 8.º A; 8.º B; 9.º B e 9.º F) a oportunidade de assistirem a uma palestra de sensibilização do INEM, ministrada pela Enfermeira Emília Justo. Esta palestra teve como principal objectivo elucidar e esclarecer dúvidas sobre qual a melhor forma de ativar os serviços de emergência médica em caso de acidente ou doença súbita, em concreto o Número Europeu de Emergência -112.
Numa primeira fase foi prestado aos alunos diversa informação, nomeadamente: o modo de funcionamento do INEM e dos seus serviços; a operacionalização das centrais de emergência médica (CODU) e os meios de emergência médica mais utilizados.
No final da sessão os alunos tiveram a oportunidade de observar de perto uma carrinha do INEM e todo o material que a compõe, verificando de perto os materiais/instrumentos necessários para solucionar uma emergência médica.

 

IMG 20240417 110106Palavras com História – histórias (Con) Vida trouxe em abril, Francisco Piedade, jornalista profissional desde 1993. Começou a sua carreira na RDP em Faro, onde trabalhou até 2006.

Viveu em Timor-Leste entre 2006 e 2013, tendo desempenhado as funções de Correspondente Internacional da RTP e Antena 1 naquele país.

Enquanto jornalista esteve presente em várias zonas de conflito, como Afeganistão, Iraque e Israel (Palestina).

Possui o Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes, pela FCHS da UALg, com especialização em Ciências da Comunicação.

Atualmente, dirige o projeto diariOnline Região Sul, um jornal online sediado na região algarvia.

IMG 5194As alunas do 11ºL1, do curso de Técnico Auxiliar de Farmácia, foram a Lisboa IMG 5202visitar a exposição "Bodies", a mais detalhada exposição existente sobre o funcionamento dos sistemas do corpo humano. Os corpos reais foram trabalhados através da plastinação, uma técnica inovadora na preservação de materiais biológicos doados à ciência, e que permite visualizar com detalhe todas as estruturas do corpo. 
Na parte da tarde foram ao Museu da Farmácia, onde puderam ver recriados espaços e ambientes que mostram a evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias.
Foi uma experiência muito enriquecedora, tanto em termos culturais como científicos!

5

No passado dia 10 e 11 de abril, a Oficina de Arte "Explosão de Cor”, pela companhia KBB -Kind of Black Box, levou aos alunos da Escola Eb 2/3 São Pedro do Mar do Agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres, das turmas do ALLIncluded do 2º ciclo e o 3ºCiclo com o 8ºB, 7ºC  e 6ºC  uma aventura artística inesquecível.1

A iniciativa, apresentada pelo Cine Teatro Louletano no âmbito do Plano Nacional das Artes, em colaboração com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Loulé, visou transformar uma parede exterior da escola numa tela gigante.

A missão era clara:

Os sonhos são para ser vividos, sentidos e sonhados.

Os sonhos não têm corpo, não têm género e não têm idade.

Os sonhos são intemporais, devem ser eternos e nascem para nos fazerem mais felizes. Temos de os alimentar e deles cuidar…

Partindo do princípio que os sonhos, para se tornarem reais, têm de ser muito desejados e bem alimentados, a semana UBUNTU foi sonhada e aconteceu entre os dias 18 e 22 de março, na escola secundária Dra. Laura Ayres, numa altura em que as flores começavam a brotar da terra e a dar cheiro ao ar que respiramos. A semana UBUNTU acordou jovem, cheia de vivacidade e de gentilezas, e tocou o coração dos vinte e sete alunos que nela confiaram e se propuseramequipa.png criar pontes. Esses jovens, que se despiram de preconceitos e alimentaram a empatia, deambularam por um mundo que foram pincelando com as cores da cooperação, do serviço, da alegria e da juventude. Foram cinco dias plenos de intensidade, de entrega e de autoconhecimento. No final, ninguém queria sair daquela primavera festiva, em que os encontros se proporcionaram, os olhares se cruzaram e as experiências de vida se confidenciaram. Todos, sem exceção, desejaram poder prolongar aquela semana, pois as raízes que se criaram fortaleceram os laços e alimentaram-nos os sonhos…

A equipa UBUNTU.

Please publish modules in offcanvas position.