capa oferta

O vídeo foi criado por uma equipa de professores e alunos da ESLA, nomeadamente a professora Luísa Dordio (conceção e áudios) e a professora Marisa Mártires (realização).

 

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.

Com o intuito de transmitir aos alunos hábitos de vida sustentáveis e consciencializá-los para o reaproveitamento de materiais usados, surgiu, o projeto intitulado “Mannequin’s Arte PIEF”.

Com estes objetivos presentes, os alunos foram convidados a criar algo novo a partir de manequins usados, projetando a sua criatividade e individualidade de forma livre. Se para uns o produto usado acaba no lixo, para estes alunos o lixo foi a solução, pois transformaram estes manequins em fim de vida em obras de arte. Não é preciso ser artista, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos “velhos” materiais.

Este projeto foi, acima de tudo, uma iniciativa ecológica que visou combinar o espírito da reciclagem com a arte, tendo como objetivo transformar um manequim usado numa peça exclusiva, dando-lhe assim uma segunda vida útil, ou simplesmente tornando-a um mero objeto decorativo.

Este trabalho será exposto de 14 de junho a 4 julho no MAR Shopping Algarve e contemplará 42 peças de arte elaboradas pelos alunos da turma PIEF.

Contamos com a sua presença!

convite

1. Amanhã celebra-se o Dia Mundial do Ambiente cujo objetivo é sensibilizar a população para a implementação de práticas que promovam a preservação ambiental. É também o dia Eco-Escolas no agrupamento. Para assinalar a data foi elaborado um vídeo com alguns dos trabalhos realizados, no âmbito dos diferentes temas do projeto, nas escolas E.B. 2,3 de Quarteira e E.S. Dr.ª Laura Ayres.
dia ambiente e ecoescola
2. Trabalhos dos alunos do 11ºE, Gabriel Matos, Pedro Filipe, Alina Malysheva e Ana Fernandes, elaborados no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Geografia no domínio «Educação ambiental».
alterac climat Gabriel           alterac climat Pedro
alterac climat Alina e Ana Sofia

Se vais ser aluna ou aluno do 12º ano;

Se vais frequentar os cursos de Ciências e Tecnologias ou de Ciências Socioeconómicas ou de Artes Visuais;

Então, esta informação é para ti.

HCD Disciplina 001

HCD Disciplina 002

[Flyer completo PDF]

 No próximo ano letivo, 2021/2022, poderás frequentar uma nova disciplina de opção: HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA.

 E tu, perguntas:

 - Se quero ser engenheiro, médico, enfermeiro, economista, arquiteto, para que quero eu estudar História, Culturas, Democracia?

 Todos somos cidadãos e ambicionamos construir, permanentemente, a nossa identidade individual e uma sociedade que corresponda às nossas exigências humanistas e democráticas.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a refletir criticamente através do diálogo passado/presente, presente/passado. Farás perguntas, e procurarás respostas. Terás opinião. Agirás. Só no desenvolvimento da compreensão do mundo em que vives, esclarecida pela consciência histórica, poderás aspirar a construir, individual e coletivamente, um mundo melhor.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a construir um futuro de sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental, com rejeição de todas as formas de discriminação e de exclusão social

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai permitir que alies os conhecimentos obtidos na tua área de estudo ao conhecimento histórico e às suas metodologias específicas.

Estudarás os seguintes temas:

 A HISTÓRIA FAZ-SE COM CRITÉRIO – neste tema aplicarás as metodologias e instrumentos próprios da História que permitem análises rigorosas e sustentadas de pontos de vista diferenciados em contextos passados, prevenindo a manipulação ideológica e promovendo uma cidadania democrática e inclusiva.

 “GLOCAL” E CONSCIÊNCIA PATRIMONIAL – na sala de aula ou fora dela, realizarás atividades de observação, questionamento das realidades, numa ótica de integração de saberes. Neste tema poderás conhecer a História de Quarteira, de Loulé e do Algarve.

 PASSADOS DOLOROSOS NA HISTÓRIA – propõe atividades de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares. Neste tema estudarás a Guerra Colonial e poderás escolher outros temas: Guerra Civil Espanhola, Nazismo, Gulag soviéticos; a ocupação de Timor ou outros temas.

 HISTÓRIA E TEMPO PRESENTE – reforça a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere. Neste tema estudarás conceitos e práticas de cidadania na longa duração – permanências e mudanças - Grécia Clássica, Roma Antiga, Século XVIII, Liberalismo, Ditaduras/Regimes democráticos séculos XX/XXI. Estudarás os Direitos Humanos. Irás comparar os conceitos de cidadania e a sua prática em momentos chave da História do Ocidente, de forma a entender que a análise e comparação de realidades espaçotemporais distintas pode e deve ser feita, mas sempre tendo em consideração os contextos específicos em que essas realidades surgiram e se desenvolveram. Estudarás ainda a escravatura e o  tráfico de seres humanos no passado e no presente.

 E como vais tu estudar? Irás ouvir o professor a falar constantemente?

 E como vais ser avaliado? Testes e mais testes?

 Não! Nesta disciplina de opção vais confrontar-te com métodos de estudo e de avaliação desafiantes.

 Farás pesquisas e recolha de informação.

 Organizarás dossiês com informações relevantes e que apresentem múltiplas perspetivas sobre o assunto em estudo.

 Realizarás entrevistas e questionários recolhendo memórias e valorizando a importância destes testemunhos para evitar o esquecimento.

 Realizarás documentários, colocando em evidência as diferentes perspetivas. Enquanto o trabalho decorre, podem ser alojados num website de acesso restrito.

 Realizarás apresentações à turma sobre os casos selecionados, salientando a localização espaciotemporal, o contexto, os intervenientes, o que aconteceu, as consequências na época e as que ainda são visíveis nos nossos dias.

 Organizarás exposições com materiais pesquisados ou elaborados por ti.

 Organizarás e realizarás visitas de estudo a espaços da tua freguesia, concelho, região, país.

 Produzirás sínteses/textos/apresentações em trabalho individual e de pares ou de grupo.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA

 OPTA! VAIS GOSTAR!

  O Grupo de História

 

O 12ºC, no âmbito do seu trabalho a Cidadania, está a desenvolver uma campanha de recolha de bens para animais. Os bens recolhidos serão entregues à ARA (Animal Rescue Algarve) sediada no Concelho de Loulé.
Apelamos à colaboração de toda a comunidade escolar, e por isso irá estar um ponto de recolha em cada estabelecimento do agrupamento, desde o pré-escolar à secundária.

cartaz campanha recolha bens animais

Trabalhos

 

Durante o mês de Maio a equipa do Projeto Aproxim(ART) esteve na escola secundária Laura Ayres, levando a Arteterapia para o contexto educativo, na turma F de décimo ano, no âmbito da temática “A Minha Capacidade de Expressão”. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância da capacidade de nos expressarmos e para as diversas formas de o fazer. Numa conversa informal, houve uma partilha de grupo para a tomada de consciência sobre os conteúdos psíquicos que nos dificultam nessa abertura interna e explorou-se, também, as inspirações externas que facilitam o encontro para uma maior abertura emocional e expressão mais ajustada ao contexto real.

Através da arte, os alunos expressaram no papel todo o seu sentir sobre esta temática com uma linguagem bastante rica em conteúdos simbólicos.

Please publish modules in offcanvas position.