A Filosofia para Crianças aliada ao Cinema tende a desenvolver o pensamento crítico e filosófico da criança através dos filmes de animação e das curtas-metragens. As imagens, sons, cores e personagens levam os alunos a pensar de forma autónoma, incentivando à interrogação e à clarificação de conceitos. Neste sentido surge o programa de Filosofia com Cinema para Crianças.

As sessões decorreram durante o segundo período, nas seis turmas do 5ºano e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito. No final do programa, as turmas e os respetivos diretores de turma foram desafiados a elaborarem um trabalho coletivo sobre as temáticas trabalhadas nas sessões.

Deste modo surge a exposição dos trabalhos de Filosofia com Cinema para Crianças que pode ser visitada na Escola Básica 2/3 de Quarteira.

Por fim, um agradecimento especial a todos os alunos e alunas do 5ºano pela participação, empenho, criatividade e por tornarem esta iniciativa possível, e também aos docentes do 5º ano: Ivo Faleiro, Eunice Carvalho, Sílvia Queimado, Diana Silva, Daniela Maia e Rute Santos, pela colaboração e disponibilidade.

Texto: Cátia Cabrito.

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Dando continuidade ao workshop de Teatro, Dramaturgia e Cidadania, foi possível levar ao teatro no passado dia 17 de abril, alunos e família, professores e pessoal auxiliar e administrativo, para assistirem à peça “Soberana”, de Ana Lázaro e Ricardo  Neves-Neves, uma co-produção do Cineteatro Louletano e Teatro do Elétrico.

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“Há muitos, muitos anos, num país muito distante vivia um povo infeliz e solitário, vergado sob o peso de uma misteriosa tristeza.” Assim se inicia o livro de Manuel António Pina, O tesouro, com desenhos de Pedro Proença, publicado por Assírio e Alvim. E, tendo como base a leitura integral desta história, do país das pessoas tristes que “falavam baixo, como se alguma coisa, um segredo terrível, as amedrontasse”. Trouxemos o ambiente vivido antes do 25 de Abril para as aulas de Filosofia para crianças do 4º ano.

Os alunos ficaram a saber (entre outras coisas) que “os meninos do País das Pessoas Tristes não podiam ouvir as músicas, nem ver os filmes, nem ler os livros e as revistas de que gostavam, mas só as músicas, os filmes e os livros que não eram proibidos. Nem sequer podiam beber Coca-Cola, porque a Coca-Cola também era (ninguém sabia porquê) proibida!” E, ficaram a saber que “As raparigas e os rapazes não podiam conversar e conviver uns com os outros e tinham de andar em escolas separadas (…) e os rapazes, quando cresciam, eram mandados para horríveis guerras em países longínquos (…) e muitos deles morriam lá ou regressavam loucos ou estropiados”. E que tudo isto acontecia devido à perda de um enorme tesouro: a liberdade! As pessoas desse país tinham-na perdido, tinha-lhes sido roubada e precisavam de a recuperar.

Então, um dia, foram para a rua e com coragem, alegria, união e cravos conseguiram recuperar esse enorme tesouro. No entanto, os alunos do 4º ano refletiram que este grande bem não está seguro, nunca estará, como se pode constatar pelos acontecimentos recentes em torno do mundo. E perceberam que os guardiões dessa liberdade são eles próprios. Deste modo, foi realizada a exposição com os seus trabalhos “cravos com futuro” Em que os meninos e meninas do último ano do primeiro ciclo refletem sobre o que é a liberdade? Porque é que a liberdade é importante? Porque é que ela é um tesouro? Claro que as suas reflexões envolveram também outras formas de perda e combate pela liberdade e, por isso, tiveram em conta a situação da guerra na Ucrânia e outras ditaduras com as quais tantas pessoas lutam todos os dias por esse mundo fora. Deste modo, esta exposição demonstra também a riqueza das vivências multiculturais no nosso Agrupamento.

Essa exposição de trabalhos poderá ser visitada desde o dia 21 de Abril na Escola Secundária Drª Laura Ayres e estará disponível até dia 5 de maio, convida o visitante a deixar a sua reflexão acerca das mesmas questões. Convite esse que tem estado a ser aceite pelos alunos do ensino secundário de todos os cursos.

As docentes de Filosofia para crianças agradecem a participação e o empenho de todos os alunos e alunas que tornaram esta iniciativa possível, mas não podem esquecer, a colaboração inestimável dos colegas, docentes do primeiro ciclo: Ana Ferreira, Lélia Pinto, Márcio Guerra, Helena Mateus e Maria Passos, pois sem a sua dedicação diária e capacidade de ver em cada criança um futuro, integram e fazem crescer não só as capacidades e conhecimentos mas consistentemente contribuem para a construção de verdadeiros cidadãos conscientes, responsáveis, atentos e interventivos.

Bem-haja o professor que olha o presente, com olhos de futuro!

redação: Maria Isabel Marçalo

revisão: Sara Raposo

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Os alunos das turmas de Alemão (7°A e 8°A) celebram a Páscoa elaborando vários trabalhos alusivos à festividade, como, por exemplo, marcadores, caixinhas para o ovo da Páscoa, entre outros e desejam que todos uma Páscoa Feliz! Frohe Ostern!

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No dia de 26 de março realizou-se uma visita de estudo, no âmbito da UFCD de Cultura, Língua e Comunicação, envolvendo os formandos dos Percursos A e B do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA). Tratou-se de uma viagem a Lisboa, com o objetivo de visitar o Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e a exposição do artista norte-americano Tony Conrad, na Culturgest.

Na BNP os formandos tiveram a oportunidade de visitar o edifício e a exposição “Bibliotecas limpas: censura dos livros impressos nos séculos XV a XIX.” que visava “[…] mostrar e explicar como se desenrolou, em Portugal durante o período marcado pela ação do Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição (1536-1821), a repressão dos livros impressos”. Na Culturgest esperava-os uma visita guiada pela primeira exposição em Portugal do multifacetado artista norte-americano Tony Conrad.

A visita de estudo terminou no Teatro D. Maria II, com a Celebração do Dia Mundial do Teatro, em que os formandos assistiram a uma leitura encenada da epopeia de Luís de Camões, pelo ator António Fonseca, com o projeto “Os Lusíadas como nunca os ouviu”.

Esta visita de estudo foi marcada por um convívio saudável entre todos, num ambiente diferente do existente no dia a dia escolar.

Organizadores: Pedro Teixeira (Cultura, Língua e Comunicação); Miguel Silva (Mediador EFA)

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121 de março de 2022 - Dia Mundial da Árvore

Este ano, a Equipa Eco-Escolas sugere a comemoração do Dia Mundial da Árvore através do apadrinhamento de uma árvore do recinto escolar.

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para o tema e também, nesta época tão difícil, apelar aos afetos e ao sentimento.

O apadrinhamento pode incluir a atribuição de um nome, uma canção ou um poema alusivo ao tema e relembrar que este dia é também Dia Mundial da Poesia.

 

  

 

2Dia Mundial da água – 22 de março de 2022

O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março com o intuito de sensibilizar para a preservação deste bem.

Neste dia, realiza-se a campanha H2Off - Hora de fechar a torneira. Esta campanha pretende sensibilizar a comunidade escolar a não abrir as torneiras entre as 22 e as 23 horas. 

Cada um deve fazer a sua parte.

Contamos contigo?

 

  

 

323 de março - Dia Mundial da Meteorologia

O Dia Mundial da Meteorologia pretende sensibilizar toda a comunidade para a emergência de conservar os ecossistemas e de usar de forma sustentável os recursos naturais do nosso planeta.

Celebra este dia com responsabilidade, sabendo que não existe Planeta B!

 

  

 

 4download.gifA Nossa Horta Bio - No âmbito do Projeto “Hortas Bio nas Eco-Escolas” e, de modo a apoiar e desenvolver o crescente interesse na implementação de hortas biológicas no recinto escolar, o Programa Eco-Escolas lançou este ano letivo uma oportunidade de apoio ao desenvolvimento/implementação de novas hortas com o objetivo de implementar uma nova horta biológica no espaço escolar.

Após a candidatura a este apoio, 74 escolas de todo o país efetuaram a respetiva inscrição. Destas, foram selecionadas apenas 16 escolas, distribuídas por todo o país, sendo que apenas uma é da região do Algarve e pertence ao nosso Agrupamento.

Todas as hortas biológicas do nosso Agrupamento se empenharam na obtenção deste apoio. No entanto, apenas a Escola E.B. 2,3 de Quarteira foi comtemplada com um financiamento do Programa Eco-Escolas. Apoio este que necessita da colaboração de toda a comunidade escolar para tornar “a nossa horta bio” um orgulho para todos.

 

Prova Regional Eco-Cozinheiros 2022

Ao vivo na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

 5aNo dia 23 de março, a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres e a Escola E.B. 2, 3 de Quarteira representaram o nosso Agrupamento, cada uma em diferentes escalões numa prova ao vivo, de Eco-Cozinheiros na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no âmbito do Projeto da Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas. 

Este ano, pela primeira vez, a ABAE solicitou às escolas que o prato principal da ementa contivesse o peixe como proteína principal.5b

Os alunos elaboraram uma ementa completa de almoço (entrada, prato principal – peixe e sobremesa), adequada à época primavera/verão e ficaram apurados para a final, que irá a decorrer em abril, na cidade de Coimbra.

Parabéns aos participantes e professores!

https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/desafios-2021-2022/eco-cozinheiros/prova-setubal/

Equipa Eco-Escolas

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