No âmbito da leitura e análise da obra de Eça de Queirós, Os Maias, as turmas do 11º ano Profissional, nomeadamente J/J1 e I participaram numa atividade de recriação, ilustração e interpretação dos episódios: "As corridas de cavalos"; "Jantar no hotel Central" e "Pedro e Maria Monforte", mostrando que a literatura é uma forma de arte que contempla em si inúmeras outras, e serve de inspiração para outras tantas.
No âmbito da atividade “CONTROLO DE INVASORAS”, realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, uma ação de sensibilização sobre espécies invasoras e o modo como podem ser removidas. Neste sentido, os alunos das turmas 12.ºI 1 e 11.ºH 1, receberam a Engenheira Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente e a Engenheira Ana Gonçalves do Centro Ambiental de Loulé (parceria da Câmara Municipal de Loulé com a Associação Almargem), que ministraram com toda a mestria, algumas práticas e sugestões a desenvolver em espaço escolar, “convidando” as espécies invasoras a dar lugar, “naturalmente”, às espécies autóctones.
Ao longo da sessão, abençoada pela chuva que se fez sentir, a Comunidade Escolar foi convidada a abraçar coletivamente, iniciativas como a ocorrida, de forma a encontrar práticas sustentáveis e promotoras de um verdadeiro equilíbrio ambiental.
Rui Rocha e José Miguel Araújo
Inscrições
Informações sobre as Inscrições nas Provas e Exames do Ensino Secundário – 2024
Alunos Estrangeiros sem Cartão de Cidadão Nacional – é necessário solicitar na secretaria o seu número interno.
Documentos de referência
Despacho Normativo nº4/2024 de 21 de Fevereiro
Lista das Provas Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Norma 2/JNE/2024 (aguarda publicação)
Resumo da Norma 2 para Encarregados de Educação e Alunos (será elaborado aquando da publicação da Norma 2)
Guia para a Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames/JNE/2024
Utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Informações de Prova – documento do IAVE
Informações dos Exames de Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso (Novo)
Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior (Novo)
O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) celebrou a semana dos afetos, na passada semana, e a importância dos mesmos para a saúde mental.
Os alunos da escola básica 2,3 foram convidados a expressar os seus sentimentos/afetos construindo trabalhos, em forma de mural, e escreveram frases, em corações, sobre o que é o amor.
Estas atividades tiveram bastante adesão por parte dos alunos, tendo como objetivo principal sensibilizar para a importância dos afetos na nossa vida, bem como a importância de saber expressar sentimentos e opiniões, respeitando os outros, nos vários tipos de relações, e a sua importância para a saúde mental.
Na escola secundária os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “violência no namoro”. Foram, para esse efeito, partilhados vídeos e um texto para debate sobre o que é um “Namoro Saudável”. Equipa do PES
Nos passados dias 7 e 19 de fevereiro o projeto EduCar By Zoomarine, realizou, mais uma vez, um conjunto de sessões de sensibilização orientadas para os alunos do 7.º e 8.º anos, no âmbito da "Ciênci@ em Ação". O objetivo destas sessões foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade ambiental do planeta, alertando simultaneamente para a importância da água e para os desafios das alterações climáticas.
Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano