CartazNo âmbito do programa Eco-escolas, realizou-se no dia 6 de março a palestra "Como estudar as alterações climáticas que ocorreram no passado?", pela investigadora Ana Gomes do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, ao abrigo do programa Equipa UAlg.
Além de dar a conhecer as mudanças climáticas e sociais no sudeste de Moçambique, foi enriquecedor conhecer os desafios científicos dos investigadores e o contributo que a investigação trouxe à comunidade local.
Estes investigadores convidam todos a descobrir um pouco mais sobre a atividade científica, com o jogo disponível em  https://ccvalg.pt/inmoz/inmozPT.html
                                20240307_112918.jpg 
20240306_151621.jpg 20240306_151630.jpg 20240306_154454.jpg

No âmbito da leitura e análise da obra de Eça de Queirós, Os Maias, as turmas do 11º ano Profissional, nomeadamente J/J1 e I participaram numa atividade de recriação, ilustração e interpretação dos episódios: "As corridas de cavalos"; "Jantar no hotel Central" e "Pedro e Maria Monforte", mostrando que a literatura é uma forma de arte que contempla em si inúmeras outras, e serve de inspiração para outras tantas.

1000011579 1000011580 1000011581
1000011582 1000011583 1000011584

 

 

No âmbito do Plano Nacional das Artes, os alunos de Educação Visual do 9º e Oficina de Artes de 12º ano do Agrupamento Dra. Laura Ayres aderiram ao desafio lançado pela Viarco, em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril: "Vamos transformar um símbolo de opressão numa fonte de liberdade e criatividade". A frase lançada pela Viarco: "A MINHA LIBERDADE É DE TODOS".
Com este desafio, a Viarco propõe celebrar o 25 de Abril, reinterpretando o lápis azul como um símbolo de liberdade. Através de uma edição especial do mesmo modelo de lápis azul usado pela censura, os alunos puderam desenhar e escrever com total liberdade.
O Agrupamento Dra. Laura Ayres aceitou o desafio e os alunos participantes contribuirão para a construção de um MURAL DA LIBERDADE digital, que será revelado em abril pela respetiva marca Viarco.
libertade1              liberdade2

No âmbito da atividade “CONTROLO DE INVASORAS”, realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, uma ação de sensibilização sobre espécies invasoras e o modo como podem ser removidas. Neste sentido, os alunos das turmas 12.ºI 1 e 11.ºH 1, receberam a Engenheira Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente e a Engenheira Ana Gonçalves do Centro Ambiental de Loulé (parceria da Câmara Municipal de Loulé com a Associação Almargem), que ministraram com toda a mestria, algumas práticas e sugestões a desenvolver em espaço escolar, “convidando” as espécies invasoras a dar lugar, “naturalmente”, às espécies autóctones.

Ao longo da sessão, abençoada pela chuva que se fez sentir, a Comunidade Escolar foi convidada a abraçar coletivamente, iniciativas como a ocorrida, de forma a encontrar práticas sustentáveis e promotoras de um verdadeiro equilíbrio ambiental.

Rui Rocha e José Miguel Araújo

Foto 01 Foto 02 Foto 03
Foto 04 Foto 05 Foto 06 Foto 07

 

exames 2024

Inscrições

Informações sobre as Inscrições nas Provas e Exames do Ensino Secundário – 2024

Plataforma para as Inscrições

Alunos Estrangeiros sem Cartão de Cidadão Nacional – é necessário solicitar na secretaria o seu número interno.

Documentos de referência

Despacho Normativo nº4/2024 de 21 de Fevereiro

Guia Geral de Exames 2024

Lista das Provas Equivalência à Frequência (aguarda publicação)

Norma 1/JNE/2024

Norma 2/JNE/2024 (aguarda publicação)

Resumo da Norma 2 para Encarregados de Educação e Alunos (será elaborado aquando da publicação da Norma 2)

Guia para a Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames/JNE/2024

Utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário

Informações de Prova – documento do IAVE

Informações dos Exames de Equivalência à Frequência (aguarda publicação)

Correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso (Novo)

Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior (Novo)

O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) celebrou a semana dos afetos, na passada semana, e a importância dos mesmos para a saúde mental.
Os alunos da escola básica 2,3 foram convidados a expressar os seus sentimentos/afetos construindo trabalhos, em forma de mural, e escreveram frases, em corações, sobre o que é o amor.
Estas atividades tiveram bastante adesão por parte dos alunos, tendo como objetivo principal sensibilizar para a importância dos afetos na nossa vida, bem como a importância de saber expressar sentimentos e opiniões, respeitando os outros, nos vários tipos de relações, e a sua importância para a saúde mental.
Na escola secundária os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “violência no namoro”. Foram, para esse efeito, partilhados vídeos e um texto para debate sobre o que é um “Namoro Saudável”.                                                                                                                                         
Equipa do PES

Foto 1 Foto 2
Foto 3 Foto 4 Foto 5

 

 

Nos passados dias 7 e 19 de fevereiro o projeto EduCar By Zoomarine, realizou, mais uma vez, um conjunto de sessões de sensibilização orientadas para os alunos do 7.º e 8.º anos, no âmbito da "Ciênci@ em Ação". O objetivo destas sessões foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade ambiental do planeta, alertando simultaneamente para a importância da água e para os desafios das alterações climáticas.

Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano

                                                       Foto 1                                                                                Foto 2

No dia 14 celebrou-se o Dia de São Valentim  Valentine's Day  e os alunos de Inglês  do nosso agrupamento foram bastante participativos na sua celebração ao escrever poemas aos seus amados (11ºG e 9°anos) e ao realizar os mais diversos e românticos trabalhos (7°e 8°anos), nomeadamente mensagens românticas colocadas em corações e que se encontram expostas na rede do Amor, na EB2,3.
A sua participação tornou o agrupamento mais colorido, encantado e amoroso. 
 
《Every time you smile at someone, it is an action of love, a gift to that person, a beautiful thing. 》Mother Teresa
 
Let's smile more and spread love! ♥                                                                                              Patrícia Reis
1 2 3 4
 
 

Please publish modules in offcanvas position.