No dia 24 de janeiro, realizaram-se as sessões escolares do Parlamento dos Jovens, para os ensinos básico e secundário, respetivamente, às 10h15 e 11h50, no auditório da escola sede.

Todas as etapas subjacentes ao regulamento do suprarreferido programa foram integralmente cumpridas e o debate entre os deputados, em ambos os níveis de ensino, permitiu aferir as medidas e argumentos que vão fazer parte dos projetos de recomendação a apresentar na sessão distrital, em representatividade da escola. Foram democraticamente eleitos para a sessão distrital, do ensino básico, os deputados efetivos Afonso Martins Rodrigues e Ana Rita Santos, como suplente foi eleita a deputada Filipa Lima Mestre, foi ainda eleito como candidato à mesa da sessão distrital, o deputado Hugo Assis Filipe. No ensino secundário, foram eleitos como deputados efetivos Miguel Filipe Marques, Artur Manuel Leite e Leandra Raquel Santos, como deputada suplente Ana Raquel Santos, como candidata à mesa da sessão distrital a deputada Graziela Pereira Andrade.

Parabéns a todos, parabéns pela assunção de a possibilidade de a palavra ser uma arma contra aquilo que nos continua a incomodar, convertendo a impotência de ação em ação efetiva de reversão da mesma, alterando um paradigma milenar, garantido, desta forma, o respeito, a igualdade e a liberdade, no sentido de se poder continuar a viver Abril em todas as suas formas putativas, incluindo a de Abril na Educação.

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Após a reunião que teve lugar no passado dia 15 de dezembro com os rotários de Almancil, pais e alunos interessados em concorrer a um intercâmbio de jovens, 17 alunos entregaram a sua candidatura para poderem participar num Summer Camp no Verão de 2024. Vai agora ter lugar, na quarta feira, dia 17 de janeiro, pelas 18h, o processo de entrevistas aos candidatos. Lá vos esperamos!
Prof Lurdes Seidenstricker

No dia 10 de janeiro, as turmas PIEF e CEF de Restaurante Bar e Assistente de Cabeleireiro realizaram um workshop, em parceria com o Leroy Merlin, no âmbito do projeto “Nós não somos Artistas - SECONDHAND”.

Este projeto consiste em transformar materiais com pouca utilidade em objetos de arte. Nesta parceria com o Leroy Merlin, os alunos trabalharam garrafas de vidro, transformando-as em candeeiros. Em paralelo ao desenvolvimento do sentido estético, os alunos aprenderam, com a ajuda de profissionais na área, conceitos e técnicas de eletricidade, colocando em prática essa mesma aprendizagem.

No contexto escolar, estas parcerias são importantes e fundamentais para consciencializar os alunos para práticas mais sustentáveis e criativas na preservação do ambiente, valor defendido pela instituição escolar no âmbito do projeto comum ao agrupamento, o Projeto Eco-Escola.

Estas atividades também surgem como incentivo para estes jovens, numa perspetiva de compromisso com a escola e com a sociedade. Esta promoção de educação de valores e conhecimento é construída numa diferenciação de ensino, tendo como seu pilar de referência a arte, através dos seus diversos ofícios. 

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Dia 11 de janeiro, foi dia não de casa cheia, mas de rua cheia.

Palavras com História trouxe à escola grupos de motards: Quarteira, Algarve,  Loulé, Almancil, Moncarapacho, entre outros. Apresentaram-se a uma plateia entusiasmada e admirada de verem os motociclistas entrarem escola adentro. Em dia Internacional do “Obrigado” foi assim que se abriu a palestra: com um “Obrigada” à Direção da escola que permitiu a realização da atividade, aos motards e à comunidade escolar: professores, alunos e funcionários. Sem todos não teria sido possível concretizar esta iniciativa.

A palestra teve como principais objetivos: motivar, sensibilizar e prevenir os jovens sobre as regras de conduzir um motociclo, sobre o apoio dos motards a diversas causas, sobre os convívios que promovem, sobre o significado da expressão “irmãos motard” e do simbolismo dos coletes.

O motard consciente cuida do seu “irmão motard”, previne-se dos carros que nem sempre os vê e promove uma condução responsável. Ser motard não é ser motoqueiro. Ser motard é iniciar uma viagem e terminá-la sem pressa e em segurança.

Foi assim que terminamos a nossa manhã, numa moldura de motociclos e humana.

Saímos todos em segurança.

Obrigada, Rui “bigodes” por toda a logística e organização com os grupos.

Algumas fotografias são cortesia da aluna Catarina Veríssimo do 12ºJ1 do curso profissional Técnico de Fotografia.

Maria Fael

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As alunas do 11o L1 do curso de Farmácia da Escola Secundária Laura Ayres, participaram numa saída de campo a Loulé, no dia 13 de dezembro de 2023, onde visitaram a exposição “A saúde de uma comunidade: Loulé na 1a metade do séc. XX”. A visita foi guiada pela colaboradora dos Serviços Educativos
da Câmara de Loulé, Ricardina, que deu a conhecer os cuidados de saúde no concelho de Loulé, num tempo em que os hábitos de higiene eram praticamente inexistentes, contribuindo para a proliferação de diversas doenças. Foi abordada também a extrema importância que as farmácias tinham na época, sendo muitas vezes a primeira linha de apoio aos cidadãos.
Durante esta saída de campo as alunas também tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os primeiros banhos islâmicos a serem documentados arqueologicamente em Portugal.
Construído no século XII, junto à principal entrada da cidade medieval islâmica al-’Ulyà (presentemente Loulé), o edifício dos banhos islâmicos encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo. Mais tarde, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.

Foi uma visita muito agradável e que suscitou interesse e curiosidade por parte das alunas.
Ana Leal - Diretora do Curso Técnico de Farmácia
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Imagem_MHE.JPGO programa de Métodos e Hábitos de Estudo realizou-se entre os meses de outubro e dezembro de 2023, nas sete turmas do 5º ano, na escola básica 2/3 de Quarteira. Este teve como objetivos gerais, melhorar as competências dos alunos nas tarefas escolares e aumentar a autonomia nas tarefas relativas ao estudo. Neste sentido, o programa foi desenhado em três etapas, na primeira e na segunda etapa foram dinamizados dois Workshops sobre o tema. O 1º foi realizado no dia 04 de outubro de 2023, na escola básica 2/3 de Quarteira, e dirigido a todos os professores do 5º ano e também as coordenadoras das salas de estudo do agrupamento. O 2º foi direcionado aos encarregados de educação e/ou pais dos alunos que frequentam o 5º ano, no dia 11 de outubro de 2023, no auditório da escola secundária Drª. Laura Ayres.
 As sessões decorreram nas aulas de Cidadania, tendo tido uma periodicidade semanal, e foram dinamizadas pela educadora social do GAAF, Cátia Cabrito e pela psicóloga, Ana Cristina Alves, do PAPE da Câmara Municipal de Loulé.
 Agradecemos a participação de todos os alunos e também dos professores envolvidos na atividade.
 Grata pela atenção,
Cátia Cabrito

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