dia saude mNo âmbito da celebração do “Dia Mundial da Saúde”, no dia 7 de abril, que marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, os alunos das turmas PIEF deram asas à sua criatividade e elaboraram quadros alusivos a alguns órgãos do organismo humano. Ao projeto foi atribuída a designação “ Ter Saúde é uma arte! Cuida da Tua!”. Os trabalhos realizados foram expostos à comunidade escolar, no dia 8 de abril.

No presente ano a comemoração do dia mundial da saúde concentra-se no tema “A minha saúde, o meu direito”, destacando a necessidade urgente de garantir acesso universal a serviços de saúde de qualidade e a um ambiente saudável. A Organização Mundial da Saúde destaca a saúde como um direito humano fundamental, lembrando que doenças, desastres e falta de acesso a cuidados básicos continuam a ameaçar milhões de pessoas em todo o mundo.

 

9.jpgAs turmas do curso de Ciências e Tecnologias 11º.C/D/E tiveram de bom agrado a 10.jpgoportunidade de participar na visita de estudo às Minas de Sal Gema, em Loulé, e ao Planalto do Escarpão, em Albufeira, nos dias 12, 13 e 14 de março de 2024.

A cada passo que demos, cada amostra coletada, criou-se um sentimento intenso de admiração e conhecimento. As Minas de Sal Gema, em Loulé, proporcionaram aos alunos uma perspetiva intrigante da história da mina e da sua utilização desde a sua fundação. Foi aprendido não só sobre Geologia ou Geografia, mas também do impacto cultural e da importância que esta escavação teve na história nacional portuguesa.

Já no Planalto do Escarpão, em Albufeira, que integra o aspirante Geoparque Algarvensis, tivemos o privilégio de observar a céu aberto a costa portuguesa do Jurássico Superior fossilizada. À medida que andávamos, deixamos uma reflexão de como o passado ainda nos pode ensinar, além da conexão com a natureza, que intensifica o dever de preservar aquele espaço verdejante.

No dia 22 de março, fez-se uma visita de estudo a Lisboa com alunos do 11.º D e dos 12.º B, D e E: de manhã visitou-se a Futurália e à tarde saltou-se na JumpYard em Carnaxide.

futuralia mSaímos de Quarteira às 06h00 e chegámos a Lisboa por volta das 10h00. Passámos o resto da manhã e o princípio da tarde a visitar as inúmeras exposições de ofertas educativas e formativas presentes na Futurália. Os alunos conseguiram ver aí diversas áreas de qualificação quer de ensino profissional quer de ensino superior ou até mesmo dos diferentes ramos militares. Puderam obter, nessa exposição, informações relevantes para o futuro formativo e académico de cada um.jumpyard-m.jpg

Pelas 16h30, dirigimo-nos a Carnaxide à JumpYard, onde professores e alunos passaram uma hora de pura adrenalina, desafiando os seus limites num ambiente de grande diversão. Os monitores que acompanharam a atividade mostraram-se sempre disponíveis para orientar professores e alunos, nos diferentes tipos de saltos.

1A Páscoa na Alemanha é celebrada com uma riqueza de tradições profundamente enraizadas na cultura e na história do país. Essas tradições combinam elementos religiosos, folclóricos e culinários para criar uma atmosfera festiva e acolhedora durante esta época do ano.

Uma das tradições mais emblemáticas  é a decoração de ovos. As famílias reúnem-se para pintar e decorar os ovos, transformando-os em verdadeiras obras de arte e envolvendo as crianças nesta atividade. Os ovos servem depois para decorar a casa, espaços públicos e até árvores ao ar livre, criando uma paisagem colorida que simboliza a renovação da primavera.  A caça aos ovos também é uma atividade popular entre as crianças alemãs na manhã de Páscoa. Os ovos decorados são escondidos nos jardins e parques, e as crianças saem com um cestinho à procura de ovos coloridos, de chocolate, … é uma alegria!

3 Encontro de Badminton IFortes mNo dia 21 de março de 2024 a EB 2,3 de Quarteira organizou o 3º Encontro de Badminton.
Estiveram presentes três escolas, a anfitriã, EB 2,3 de Quarteira, a EB 2,3 Dr. José Neves Júnior de Faro e a EB 2,3 Dr. António João Eusébio de Moncarapacho.
Neste Encontro participaram cerca de 70 alunos, sendo que o nosso agrupamento se fez representar com 30 alunos.
Foi uma competição saudável com um quadro competitivo muito diversificado. Realizaram-se vários jogos, em todos os escalões, masculino e feminino, desde infantis A, infantis B, iniciados e juvenis.
Os nossos alunos obtiveram excelentes resultados como se pode verificar pela classificação final de cada escalão.

 

Classificação final infantis A feminino: 
Andresa Fazenda , 5ºD (AELA)
Catarina Relvas , 5ºA  (AELA)
Leonor Murça, 5ºA  (AELA)
Laura De Deus , 5ºA  (AELA)

IMG 20240322 125859Hoje, dia 22 de março, decorreram as eleições, para os ensinos básico e secundário, do Orçamento ParticipativoIMG 5002 das Escolas – Inclui.No secundário, a proposta vencedora foi a lista C – Clube de Música – com 53 votos.

A proposta da lista A – Pilares da Democracia - teve 39 votos e a proposta da lista B - Um Brinde à Liberdade – obteve 30 votos.

No ensino básico, a proposta vencedora foi a lista B – Cantinhos do Bem Estar – com 78 votos, as propostas da lista A – Encontros de Liberdade – e da lista C – Espaço para Sentar no Bar da Escola – obtiveram, respetivamente, 53 e 60 votos.

A minha poesia é a árvore que me sustém.
Os meus braços, os seus galhos fortes.
As minhas pernas, o seu tronco forte e enraizado.
Os meus cabelos, as suas folhas frondosas.
Os meus pés, as suas profundas raízes que se expandem
no interior da terra e germinam quando regadas.
Não quero que ela seque ou apodreça, quero que
dos seus galhos nasçam flores e delas, frutos
que adocem bocas amargas e matem a sede
De lábios gretados.
Quero que a poesia, sem causar algum tormento,
Seja o meu alimento.
 
Maria Fael

Please publish modules in offcanvas position.