Homenagem a ex-diretores, num jantar, no Aquashow Park Hotel, no dia 14 de dezembro de 2023:
Homenagem a ex-diretores, num jantar, no Aquashow Park Hotel, no dia 14 de dezembro de 2023:
No dia 10 de janeiro, as turmas PIEF e CEF de Restaurante Bar e Assistente de Cabeleireiro realizaram um workshop, em parceria com o Leroy Merlin, no âmbito do projeto “Nós não somos Artistas - SECONDHAND”.
Este projeto consiste em transformar materiais com pouca utilidade em objetos de arte. Nesta parceria com o Leroy Merlin, os alunos trabalharam garrafas de vidro, transformando-as em candeeiros. Em paralelo ao desenvolvimento do sentido estético, os alunos aprenderam, com a ajuda de profissionais na área, conceitos e técnicas de eletricidade, colocando em prática essa mesma aprendizagem.
No contexto escolar, estas parcerias são importantes e fundamentais para consciencializar os alunos para práticas mais sustentáveis e criativas na preservação do ambiente, valor defendido pela instituição escolar no âmbito do projeto comum ao agrupamento, o Projeto Eco-Escola.
Estas atividades também surgem como incentivo para estes jovens, numa perspetiva de compromisso com a escola e com a sociedade. Esta promoção de educação de valores e conhecimento é construída numa diferenciação de ensino, tendo como seu pilar de referência a arte, através dos seus diversos ofícios.
Convite para a entrega dos diplomas do Quadro de Honra aos alunos dos
5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 10.º e 11.º anos, referente ao ano letivo 2022/23.
Dia 11 de janeiro, foi dia não de casa cheia, mas de rua cheia.
Palavras com História trouxe à escola grupos de motards: Quarteira, Algarve, Loulé, Almancil, Moncarapacho, entre outros. Apresentaram-se a uma plateia entusiasmada e admirada de verem os motociclistas entrarem escola adentro. Em dia Internacional do “Obrigado” foi assim que se abriu a palestra: com um “Obrigada” à Direção da escola que permitiu a realização da atividade, aos motards e à comunidade escolar: professores, alunos e funcionários. Sem todos não teria sido possível concretizar esta iniciativa.
A palestra teve como principais objetivos: motivar, sensibilizar e prevenir os jovens sobre as regras de conduzir um motociclo, sobre o apoio dos motards a diversas causas, sobre os convívios que promovem, sobre o significado da expressão “irmãos motard” e do simbolismo dos coletes.
O motard consciente cuida do seu “irmão motard”, previne-se dos carros que nem sempre os vê e promove uma condução responsável. Ser motard não é ser motoqueiro. Ser motard é iniciar uma viagem e terminá-la sem pressa e em segurança.
Foi assim que terminamos a nossa manhã, numa moldura de motociclos e humana.
Saímos todos em segurança.
Obrigada, Rui “bigodes” por toda a logística e organização com os grupos.
Algumas fotografias são cortesia da aluna Catarina Veríssimo do 12ºJ1 do curso profissional Técnico de Fotografia.
Maria Fael
As alunas do 11o L1 do curso de Farmácia da Escola Secundária Laura Ayres, participaram numa saída de campo a Loulé, no dia 13 de dezembro de 2023, onde visitaram a exposição “A saúde de uma comunidade: Loulé na 1a metade do séc. XX”. A visita foi guiada pela colaboradora dos Serviços Educativos
da Câmara de Loulé, Ricardina, que deu a conhecer os cuidados de saúde no concelho de Loulé, num tempo em que os hábitos de higiene eram praticamente inexistentes, contribuindo para a proliferação de diversas doenças. Foi abordada também a extrema importância que as farmácias tinham na época, sendo muitas vezes a primeira linha de apoio aos cidadãos.
Durante esta saída de campo as alunas também tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os primeiros banhos islâmicos a serem documentados arqueologicamente em Portugal.
Construído no século XII, junto à principal entrada da cidade medieval islâmica al-’Ulyà (presentemente Loulé), o edifício dos banhos islâmicos encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo. Mais tarde, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.
No dia 8 de janeiro, de 2024, esteve presente na escola secundária Dr.ª Laura Ayres, a deputada Jamila Madeira, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens para os ensinos básico e secundário, sob a égide de se Viver Abril na Educação e respetivos caminhos para uma escola plural e participativa. As turmas B e D, do 9º ano, assim como as turmas A, A1 e G, do 11º ano e respetivos professores acompanhantes deleitaram-se com a contextualização histórica, com a referência às conquistas na igualdade de género, na igualdade equitativa de uma educação plena, inclusiva e não discriminatória, logo mais plural e participativa, subjacentes à Revolução de Abril e respetivos valores democráticos, aludindo aos desafios atuais da educação e necessidade de respostas céleres de combate aos diferentes níveis de iliteracia promotoras da igualdade de oportunidades e da justiça social. Apenas faltou haver mais tempo para o debate e muito mais haveria para pensar e argumentar dialogicamente.
Os coordenadores do Programa: Inês Aguiar, Gabriel Almeida, Ana Dias e Patrícia Tavares
Projeto Palavras com História – Histórias (Com)Vida
Com a presença do escritor Tomé Vieira, ex-professor de Português, o auditório da escola EB23 Quarteira foi o espaço para tanta curiosidade sobre o seu percurso de vida e apresentação da sua obra Palácio da Especiarias – brevíssima história de Portugal, em que o nome de Portugal foi o tema em destaque.
O escritor deu-nos a conhecer como o nosso país não é tão pequeno como muitas vezes se afirma, pois histórica e culturalmente foi uma importante potência para o mundo. Apresentou grandes nomes que contribuíram para que acontecesse, como o sr. Aristides Sousa Mendes, que ajudou muitos judeus, o Papa João XXI de nome Pedro Hispano, no ano 1276, e lembrou-nos do sr. António Guterres, atual secretário-geral da ONU e, não se podia esquecer, do célebre famoso futebolista Cristiano Ronaldo. Transmitiu-nos uma lição de vida: “a mudança de vida, de rumo, por vezes, leva-nos a outros caminhos, mesmo que essas alterações sejam “pesadas”, haja sofrimento, torna-nos mais fortes.” Também nos motivou a não desistir perante os desafios e “nós” temos a capacidade de sermos o que queremos, mas para isso é necessário adquirir conhecimento através da leitura e questionarmos a informação que nos é dada.
[Ler mais e ver mais fotos...]