Novembro 2022

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KA201: All In School - Analysis- Leaded approach of Levels of Inclusivity in School to reduce early school leaving

 

Website: https://allinschool.eu/

 

No âmbito do intercâmbio do projeto “ All in school Project - Analysis - Leaded approach of Levels of Inclusivity in School to reduceearly school leaving - 2020-1-IT02-KA201-078977” que decorreu entre dias 29 e 30  de setembro do corrente ano foi realizado o seminário de apresentação dos resultados finais, decorrentes dos diversos workshops promovidos pelos diversos parceiros.

De referir que durante o projeto foram realizados Workshop de apresentação e disseminação da referida ferramenta, dos quais identificamos:

  • Workshop 1 - apresentação/disseminação (online) realizado a 22 de março de 2021 e 5 de abril de 2021;
  • Seminário 1 – apresentação/disseminação realizado a 17 de novembro de 2021
  • Workshop 2 – disseminação/validação (Focus Group) realizado a 22 de fevereiro de 2022
  • Projeto piloto e o Seminário 2 realizado a 24 de junho de 2022

Salientamos que o projeto teve como objetivo fulcral aferir o nível de inclusão da comunidade escolar, através da utilização de uma ferramenta que foi desenvolvida em conjunto por todos os parceiros envolvidos no projeto.

Em suma, chegou-se à conclusão que a implementação desta ferramenta é passível de ser utilizada por todos na comunidade escolar, sendo que o objetivo é monitorizar o grau de inclusão da e na escola.

Agradecemos a toda a equipa pela forma calorosa como nos receberam em Brindisi, Itália.

O video da sessão da conferência final pode ser visto em:

https://www.youtube.com/watch?v=vzx6_raCoog

Por Felismina Faustino


Julho 2022

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KA201: All In School - Analysis- Leaded approach of Levels of Inclusivity in School to reduce early school leaving

 

Website: https://allinschool.eu/

 

Nos dias 16 e 17 de maio, decorreu em Sopuerta, arredores de Bilbau, Espanha, a primeira reunião do consorcio do projeto, realizada de modo presencial. O agrupamento fez-se representar pelo coordenador do projeto, professor Hugo Mártires e as professoras Dalila Afonso e Cátia Silva.

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O evento tratou-se de uma reunião de trabalho na qual tivemos oportunidade de conhecer presencialmente os nossos parceiros, bem como fazer um balanço dos dois anos de trabalho já realizados. A escola coordenadora começou por fazer uma análise do progresso do projeto (produtos realizados e o estado da arte), seguida da apresentação do instrumento criado durante o projeto para a aferição dos níveis de inclusão dos docentes.

Tivemos oportunidade de apresentar o trabalho realizado no nosso agrupamento, nomeadamente: i) workshop de disseminação interna; ii) seminário de disseminação do Index de inclusão para a comunidade educativa da região algarvia; iii) workshop de validação do questionário.5.jpg

Fizemos também um balanço do impacto que o projeto teve e está a ter no nosso agrupamento ao nível da inclusão e de acordo com o quadro legal em vigor.

Esta partilha foi muito interessante na medida em que nos permitiu uma reflexão conjunta com outras escolas de diferentes países. Concluímos que os desafios à inclusão não são um exclusivo do nosso país, nem do nosso sistema educativo. As escolas parceiras conseguiram rever-se em muitos dos constrangimentos que apresentamos e também não têm soluções ótimas para esta problemática.

O Index de Inclusão como instrumento construído do ponto de vista dos profissionais, dos alunos, dos pais e de outros membros da comunidade, é uma ferramenta de autoavaliação que é vital para as escolas, como forma de melhorar, de acordo com valores inclusivos.  

No último dia do encontro delinearam-se os trabalhos seguintes para a aplicação do instrumento numa amostra diversificada e subsequente disseminação dos resultados.

Tivemos ainda oportunidade de fazer uma visita cultural à cidade de Bilbau, capital do País Basco. Passamos pelo célebre museu Guggenheim Bilbao concebido por Frank Gehry, que desencadeou uma revitalização na cidade quando abriu as suas portas em 1997. Visitamos o mercado da Ribeira na zona de Casco Viejo, a Alhóndiga Municipal de Bilbao, um centro de recreio, desporto e cultura, entre outros.

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Por Hugo Mártires


Fevereiro 2022

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KA201: All In School - Analysis- Leaded approach of Levels of Inclusivity in School to reduce early school leaving

 

Website: https://allinschool.eu/

 

No seguimento do Seminário All in School - Escola Inclusiva, realizou-se no passado dia 22 de fevereiro um workshop que pretende ser um espaço de reflexão e análise, cujo objetivo é a implementação de um inventário de perguntas para a produção final de um questionário, de forma a avaliar o nível de inclusão na escola. O objetivo foi recolher opiniões sobre o Inventário, analisando a sua correspondência com os objetivos do projeto educativo, a clareza da linguagem e terminologia, a sua consistência interna e a sua utilidade. Foram criados grupos de trabalho, nos quais participaram vários professores do agrupamento.

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Durante o evento trabalhou-se com uma das ferramentas do projeto, o índice de inclusão. Este instrumento consiste numa ferramenta de referência europeia de diagnóstico e autoanálise das unidades orgânicas. O objetivo foi criar uma ferramenta conjunta de avaliação do nível de inclusão da escola.3.jpg

O Workshop foi estruturado em três partes: 1ª Parte: Apresentação do Inventário de Questões; 2ª Parte: Grupos de trabalho para reflexão e avaliação de propostas de questões; 3ª Parte: Apresentação das reflexões em grupo e balanço final.

As conclusões serão apresentadas num relatório e permitirão redirecionar as ações e testar a validade dos resultados obtidos.

O workshop foi acreditado pelo Centro de Formação do Litoral à Serra, como ação de curta duração.

Agradecemos às colegas Dalila, Cátia e Felismina, que colaboraram no planeamento e na apresentação dos trabalhos no workshop, bem como aos colegas que participaram no mesmo.

Por Hugo Mártires


 

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 Projeto “Let`s save the water as a natural resource”

 Fevereiro 2020

 Decorreu durante os dias 10 a 14 de fevereiro de 2020 o 2º intercâmbio de alunos do projeto, desta vez no sul de Itália, na ilha da Sicília. A escola que nos recebeu foi a “Antonino De Stefano Scuola Secondaria di I° Grado”.IMG13

 Antes de seguirmos para a cidade de Trápani, onde se situa a escola, fizemos uma visita a Palermo, a capital da ilha, onde tivemos o primeiro contacto com a cultura tipicamente siciliana. Passeamos pelas estreitas ruas, visitamos a catedral e os vários mercados locais onde reina uma azafama mediterrânica que nos é tão característica.

Projeto “Union of Solar System via Geogebra”

 Fevereiro 2020

 No decorrer do ano letivo anterior e durante este ano, alunos do 11.º B, 12.º A e 12.º B do ensino secundário do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias têm participado ativamente neste projeto ERASMUS+.  Todas as tardes de quarta feira, reúnem-se para partilhar as experiências vivenciadas nas várias mobilidades e preparam-se para as próximas, de forma a representar da melhor forma a sua escola. Têm desenvolvido e construído, com recurso ao Geogebra, o nosso sistema solar. No início, começaram com uma pesquisa sobre as características dos vários planetas, tarefas muito simples de introdução e familiarização com o Geogebra e depois começou a verdadeira aventura de tentar descobrir como se poderia representar o nosso sistema solar, recorrendo a conceitos matemáticos e físicos, equações orbitais e dados reais e ao programa de geometria dinâmica. Embora tenha havido apoio dos professores envolvidos, o maior trabalho foi sem dúvida dos alunos.

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