No âmbito da atividade “CONTROLO DE INVASORAS”, realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, uma ação de sensibilização sobre espécies invasoras e o modo como podem ser removidas. Neste sentido, os alunos das turmas 12.ºI 1 e 11.ºH 1, receberam a Engenheira Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente e a Engenheira Ana Gonçalves do Centro Ambiental de Loulé (parceria da Câmara Municipal de Loulé com a Associação Almargem), que ministraram com toda a mestria, algumas práticas e sugestões a desenvolver em espaço escolar, “convidando” as espécies invasoras a dar lugar, “naturalmente”, às espécies autóctones.
Ao longo da sessão, abençoada pela chuva que se fez sentir, a Comunidade Escolar foi convidada a abraçar coletivamente, iniciativas como a ocorrida, de forma a encontrar práticas sustentáveis e promotoras de um verdadeiro equilíbrio ambiental.
Rui Rocha e José Miguel Araújo
Inscrições
Informações sobre as Inscrições nas Provas e Exames do Ensino Secundário – 2024
Alunos Estrangeiros sem Cartão de Cidadão Nacional – é necessário solicitar na secretaria o seu número interno.
Documentos de referência
Despacho Normativo nº4/2024 de 21 de Fevereiro
Lista das Provas Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Norma 2/JNE/2024 (aguarda publicação)
Resumo da Norma 2 para Encarregados de Educação e Alunos (será elaborado aquando da publicação da Norma 2)
Guia para a Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames/JNE/2024
Utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Informações de Prova – documento do IAVE
Informações dos Exames de Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso (Novo)
Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior (Novo)
O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) celebrou a semana dos afetos, na passada semana, e a importância dos mesmos para a saúde mental.
Os alunos da escola básica 2,3 foram convidados a expressar os seus sentimentos/afetos construindo trabalhos, em forma de mural, e escreveram frases, em corações, sobre o que é o amor.
Estas atividades tiveram bastante adesão por parte dos alunos, tendo como objetivo principal sensibilizar para a importância dos afetos na nossa vida, bem como a importância de saber expressar sentimentos e opiniões, respeitando os outros, nos vários tipos de relações, e a sua importância para a saúde mental.
Na escola secundária os alunos foram convidados a refletir sobre o tema “violência no namoro”. Foram, para esse efeito, partilhados vídeos e um texto para debate sobre o que é um “Namoro Saudável”. Equipa do PES
Nos passados dias 7 e 19 de fevereiro o projeto EduCar By Zoomarine, realizou, mais uma vez, um conjunto de sessões de sensibilização orientadas para os alunos do 7.º e 8.º anos, no âmbito da "Ciênci@ em Ação". O objetivo destas sessões foi contribuir para o incremento da consciência ambiental, face à nova realidade ambiental do planeta, alertando simultaneamente para a importância da água e para os desafios das alterações climáticas.
Docentes de Ciências Naturais e Físico-Química do 7º e 8º ano
Dia 8 de fevereiro, Palavras com História – histórias (Com) Vida, convidaram a docente da ESLA, Isabel Marçalo, a dar uma palestra sobre a “A Cor das Emoções”.
O desafio foi aceite, e o tema despertou em todos os que assistiram um interesse emocional.
As cores estão intimamente ligadas às nossas ações, à forma de vestir, à decoração de uma casa, elas regem o nosso estado de espírito. Como afirmou, Isabel Marçalo, "os nossos sentimentos são privados, mas as emoções, essas são públicas e são exteriorizadas através das nossas expressões e reações, das formas mais variadas, sendo de base biológica elas são necessárias à nossa sobrevivência partilhamos, esse aspeto, com outros animais, que tal como nós se adaptaram aos estímulos do mundo, através delas. Estão também na base das nossas decisões e são definidas pelas nossas experiências. Tomam "cor" nas nossas memórias..."