Se vais ser aluna ou aluno do 12º ano;

Se vais frequentar os cursos de Ciências e Tecnologias ou de Ciências Socioeconómicas ou de Artes Visuais;

Então, esta informação é para ti.

HCD Disciplina 001

HCD Disciplina 002

[Flyer completo PDF]

 No próximo ano letivo, 2021/2022, poderás frequentar uma nova disciplina de opção: HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA.

 E tu, perguntas:

 - Se quero ser engenheiro, médico, enfermeiro, economista, arquiteto, para que quero eu estudar História, Culturas, Democracia?

 Todos somos cidadãos e ambicionamos construir, permanentemente, a nossa identidade individual e uma sociedade que corresponda às nossas exigências humanistas e democráticas.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a refletir criticamente através do diálogo passado/presente, presente/passado. Farás perguntas, e procurarás respostas. Terás opinião. Agirás. Só no desenvolvimento da compreensão do mundo em que vives, esclarecida pela consciência histórica, poderás aspirar a construir, individual e coletivamente, um mundo melhor.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a construir um futuro de sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental, com rejeição de todas as formas de discriminação e de exclusão social

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai permitir que alies os conhecimentos obtidos na tua área de estudo ao conhecimento histórico e às suas metodologias específicas.

Estudarás os seguintes temas:

 A HISTÓRIA FAZ-SE COM CRITÉRIO – neste tema aplicarás as metodologias e instrumentos próprios da História que permitem análises rigorosas e sustentadas de pontos de vista diferenciados em contextos passados, prevenindo a manipulação ideológica e promovendo uma cidadania democrática e inclusiva.

 “GLOCAL” E CONSCIÊNCIA PATRIMONIAL – na sala de aula ou fora dela, realizarás atividades de observação, questionamento das realidades, numa ótica de integração de saberes. Neste tema poderás conhecer a História de Quarteira, de Loulé e do Algarve.

 PASSADOS DOLOROSOS NA HISTÓRIA – propõe atividades de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares. Neste tema estudarás a Guerra Colonial e poderás escolher outros temas: Guerra Civil Espanhola, Nazismo, Gulag soviéticos; a ocupação de Timor ou outros temas.

 HISTÓRIA E TEMPO PRESENTE – reforça a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere. Neste tema estudarás conceitos e práticas de cidadania na longa duração – permanências e mudanças - Grécia Clássica, Roma Antiga, Século XVIII, Liberalismo, Ditaduras/Regimes democráticos séculos XX/XXI. Estudarás os Direitos Humanos. Irás comparar os conceitos de cidadania e a sua prática em momentos chave da História do Ocidente, de forma a entender que a análise e comparação de realidades espaçotemporais distintas pode e deve ser feita, mas sempre tendo em consideração os contextos específicos em que essas realidades surgiram e se desenvolveram. Estudarás ainda a escravatura e o  tráfico de seres humanos no passado e no presente.

 E como vais tu estudar? Irás ouvir o professor a falar constantemente?

 E como vais ser avaliado? Testes e mais testes?

 Não! Nesta disciplina de opção vais confrontar-te com métodos de estudo e de avaliação desafiantes.

 Farás pesquisas e recolha de informação.

 Organizarás dossiês com informações relevantes e que apresentem múltiplas perspetivas sobre o assunto em estudo.

 Realizarás entrevistas e questionários recolhendo memórias e valorizando a importância destes testemunhos para evitar o esquecimento.

 Realizarás documentários, colocando em evidência as diferentes perspetivas. Enquanto o trabalho decorre, podem ser alojados num website de acesso restrito.

 Realizarás apresentações à turma sobre os casos selecionados, salientando a localização espaciotemporal, o contexto, os intervenientes, o que aconteceu, as consequências na época e as que ainda são visíveis nos nossos dias.

 Organizarás exposições com materiais pesquisados ou elaborados por ti.

 Organizarás e realizarás visitas de estudo a espaços da tua freguesia, concelho, região, país.

 Produzirás sínteses/textos/apresentações em trabalho individual e de pares ou de grupo.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA

 OPTA! VAIS GOSTAR!

  O Grupo de História

 

BÁSICO:

Alemão - 09 Cidadania - 96 Ciência Naturais - 10 Cineciência - 97 Educação Física - 26
Educação Tecnológica - 97 Educação Visual - 14 Espanhol - 15 Físico-Química - 11 Francês - 16
Geografia - 18 História - 19 Inglês - 21 Matemática - 92 PLNM - 93
PLNM - 94 PR - 97 Português - 91 TIC - 24  

 

SECUNDÁRIO:

Biologia - 302 Economia C - 312 Educação Física - 311 Física - 315     Geografia C - 319
  Grego - 322   Inglês - 358 Oficina de Artes - 316 Oficina Multimédia B - 318 Psicologia B - 340 
Química - 342  Mandarim - 148      

O 12ºC, no âmbito do seu trabalho a Cidadania, está a desenvolver uma campanha de recolha de bens para animais. Os bens recolhidos serão entregues à ARA (Animal Rescue Algarve) sediada no Concelho de Loulé.
Apelamos à colaboração de toda a comunidade escolar, e por isso irá estar um ponto de recolha em cada estabelecimento do agrupamento, desde o pré-escolar à secundária.

cartaz campanha recolha bens animais

Trabalhos

 

Durante o mês de Maio a equipa do Projeto Aproxim(ART) esteve na escola secundária Laura Ayres, levando a Arteterapia para o contexto educativo, na turma F de décimo ano, no âmbito da temática “A Minha Capacidade de Expressão”. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância da capacidade de nos expressarmos e para as diversas formas de o fazer. Numa conversa informal, houve uma partilha de grupo para a tomada de consciência sobre os conteúdos psíquicos que nos dificultam nessa abertura interna e explorou-se, também, as inspirações externas que facilitam o encontro para uma maior abertura emocional e expressão mais ajustada ao contexto real.

Através da arte, os alunos expressaram no papel todo o seu sentir sobre esta temática com uma linguagem bastante rica em conteúdos simbólicos.

Encontram-se afixadas, nas escolas do agrupamento,

as listagens das crianças/alunosque requereram a matrícula

para o pré-escolar e 1.º ciclo para escolas do

nosso agrupamento, para o ano letivo 2021-2022.

 

rotaryA parceria entre a ESLA e o AIRC (Almancil International Rotary Club) teve início em 2012, ano em que enviámos 2 alunos para o Summer Camp em Manchester. Desde aí, todos os anos temos conseguido dar esta oportunidade a um grupo considerável de alunos, e até ao verão de 2019 enviámos um total de 96 alunos da ESLA. O ano passado já tínhamos concluído todo o processo de candidatura, entrevistas, atribuição de campos em diversos países da Europa e tínhamos já 18 alunos confirmados, quando fomos surpreendidos pela pandemia e tivemos de cancelar tudo. Este ano, mais uma vez, não vai ser possível organizar as viagens dos alunos, pelo que alguns clubes Rotários decidiram organizar para este verão “Virtual Summer Camps”, como por exemplo o Campo do Distrito 2042, em Itália, que está aberto a 20 alunos de diferentes países. Este Campo Virtual irá decorrer em junho, 3 dos nossos alunos que já estavam inscritos para este campo, terão prioridade, mas todos os outros, querendo, podem concorrer. O programa é variado, inclui competição e um prémio, que será a participação (em presença!) num campo em Itália em 2022 sem custos!

 

Uma vez que o programa de intercâmbio “em presença” está suspenso até 30 de junho de 2022, esperamos retomar o envio de alunos a partir de julho de 2022, pelo que voltaremos a promover o projeto e fazer a seleção dos alunos interessados, no próximo ano letivo. Todos os que têm estado atentos e envolvidos neste projeto sabem que tem sido uma oportunidade única para os nossos alunos, de enriquecimento pessoal a todos os níveis, uma excelente oportunidade de praticar e aprofundar os conhecimentos de língua inglesa e promover o entendimento e a paz no mundo.

rotary sub

 

 

                                                                                                                                     Lurdes Seidenstricker

Please publish modules in offcanvas position.