No âmbito da leitura e análise da obra de Eça de Queirós, Os Maias, as turmas do 11º ano Profissional, nomeadamente J/J1 e I participaram numa atividade de recriação, ilustração e interpretação dos episódios: "As corridas de cavalos"; "Jantar no hotel Central" e "Pedro e Maria Monforte", mostrando que a literatura é uma forma de arte que contempla em si inúmeras outras, e serve de inspiração para outras tantas.
No âmbito do Plano Nacional das Artes, os alunos de Educação Visual do 9º e Oficina de Artes de 12º ano do Agrupamento Dra. Laura Ayres aderiram ao desafio lançado pela Viarco, em comemoração dos 50 anos do 25 de Abril: "Vamos transformar um símbolo de opressão numa fonte de liberdade e criatividade". A frase lançada pela Viarco: "A MINHA LIBERDADE É DE TODOS".
Com este desafio, a Viarco propõe celebrar o 25 de Abril, reinterpretando o lápis azul como um símbolo de liberdade. Através de uma edição especial do mesmo modelo de lápis azul usado pela censura, os alunos puderam desenhar e escrever com total liberdade.
O Agrupamento Dra. Laura Ayres aceitou o desafio e os alunos participantes contribuirão para a construção de um MURAL DA LIBERDADE digital, que será revelado em abril pela respetiva marca Viarco.
No âmbito da atividade “CONTROLO DE INVASORAS”, realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, uma ação de sensibilização sobre espécies invasoras e o modo como podem ser removidas. Neste sentido, os alunos das turmas 12.ºI 1 e 11.ºH 1, receberam a Engenheira Paula Vaz, da Agência Portuguesa do Ambiente e a Engenheira Ana Gonçalves do Centro Ambiental de Loulé (parceria da Câmara Municipal de Loulé com a Associação Almargem), que ministraram com toda a mestria, algumas práticas e sugestões a desenvolver em espaço escolar, “convidando” as espécies invasoras a dar lugar, “naturalmente”, às espécies autóctones.
Ao longo da sessão, abençoada pela chuva que se fez sentir, a Comunidade Escolar foi convidada a abraçar coletivamente, iniciativas como a ocorrida, de forma a encontrar práticas sustentáveis e promotoras de um verdadeiro equilíbrio ambiental.
Rui Rocha e José Miguel Araújo
Inscrições
Informações sobre as Inscrições nas Provas e Exames do Ensino Secundário – 2024
Plataforma para as Inscrições
Alunos Estrangeiros sem Cartão de Cidadão Nacional – é necessário solicitar na secretaria o seu número interno.
Documentos de referência
Despacho Normativo nº4/2024 de 21 de Fevereiro
Guia Geral de Exames 2024
Lista das Provas Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Norma 1/JNE/2024
Norma 2/JNE/2024 (aguarda publicação)
Resumo da Norma 2 para Encarregados de Educação e Alunos (será elaborado aquando da publicação da Norma 2)
Guia para a Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames/JNE/2024
Utilização de calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário
Informações de Prova – documento do IAVE
Informações dos Exames de Equivalência à Frequência (aguarda publicação)
Correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso (Novo)
Pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior (Novo)
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