O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.

Com o intuito de transmitir aos alunos hábitos de vida sustentáveis e consciencializá-los para o reaproveitamento de materiais usados, surgiu, o projeto intitulado “Mannequin’s Arte PIEF”.

Com estes objetivos presentes, os alunos foram convidados a criar algo novo a partir de manequins usados, projetando a sua criatividade e individualidade de forma livre. Se para uns o produto usado acaba no lixo, para estes alunos o lixo foi a solução, pois transformaram estes manequins em fim de vida em obras de arte. Não é preciso ser artista, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos “velhos” materiais.

Este projeto foi, acima de tudo, uma iniciativa ecológica que visou combinar o espírito da reciclagem com a arte, tendo como objetivo transformar um manequim usado numa peça exclusiva, dando-lhe assim uma segunda vida útil, ou simplesmente tornando-a um mero objeto decorativo.

Este trabalho será exposto de 14 de junho a 4 julho no MAR Shopping Algarve e contemplará 42 peças de arte elaboradas pelos alunos da turma PIEF.

Contamos com a sua presença!

convite

1. Amanhã celebra-se o Dia Mundial do Ambiente cujo objetivo é sensibilizar a população para a implementação de práticas que promovam a preservação ambiental. É também o dia Eco-Escolas no agrupamento. Para assinalar a data foi elaborado um vídeo com alguns dos trabalhos realizados, no âmbito dos diferentes temas do projeto, nas escolas E.B. 2,3 de Quarteira e E.S. Dr.ª Laura Ayres.
dia ambiente e ecoescola
2. Trabalhos dos alunos do 11ºE, Gabriel Matos, Pedro Filipe, Alina Malysheva e Ana Fernandes, elaborados no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Geografia no domínio «Educação ambiental».
alterac climat Gabriel           alterac climat Pedro
alterac climat Alina e Ana Sofia

Se vais ser aluna ou aluno do 12º ano;

Se vais frequentar os cursos de Ciências e Tecnologias ou de Ciências Socioeconómicas ou de Artes Visuais;

Então, esta informação é para ti.

HCD Disciplina 001

HCD Disciplina 002

[Flyer completo PDF]

 No próximo ano letivo, 2021/2022, poderás frequentar uma nova disciplina de opção: HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA.

 E tu, perguntas:

 - Se quero ser engenheiro, médico, enfermeiro, economista, arquiteto, para que quero eu estudar História, Culturas, Democracia?

 Todos somos cidadãos e ambicionamos construir, permanentemente, a nossa identidade individual e uma sociedade que corresponda às nossas exigências humanistas e democráticas.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a refletir criticamente através do diálogo passado/presente, presente/passado. Farás perguntas, e procurarás respostas. Terás opinião. Agirás. Só no desenvolvimento da compreensão do mundo em que vives, esclarecida pela consciência histórica, poderás aspirar a construir, individual e coletivamente, um mundo melhor.

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai ajudar-te a construir um futuro de sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental, com rejeição de todas as formas de discriminação e de exclusão social

 A disciplina de HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA vai permitir que alies os conhecimentos obtidos na tua área de estudo ao conhecimento histórico e às suas metodologias específicas.

Estudarás os seguintes temas:

 A HISTÓRIA FAZ-SE COM CRITÉRIO – neste tema aplicarás as metodologias e instrumentos próprios da História que permitem análises rigorosas e sustentadas de pontos de vista diferenciados em contextos passados, prevenindo a manipulação ideológica e promovendo uma cidadania democrática e inclusiva.

 “GLOCAL” E CONSCIÊNCIA PATRIMONIAL – na sala de aula ou fora dela, realizarás atividades de observação, questionamento das realidades, numa ótica de integração de saberes. Neste tema poderás conhecer a História de Quarteira, de Loulé e do Algarve.

 PASSADOS DOLOROSOS NA HISTÓRIA – propõe atividades de aprendizagem orientadas para a integração e troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio e a realização de projetos intra ou extraescolares. Neste tema estudarás a Guerra Colonial e poderás escolher outros temas: Guerra Civil Espanhola, Nazismo, Gulag soviéticos; a ocupação de Timor ou outros temas.

 HISTÓRIA E TEMPO PRESENTE – reforça a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere. Neste tema estudarás conceitos e práticas de cidadania na longa duração – permanências e mudanças - Grécia Clássica, Roma Antiga, Século XVIII, Liberalismo, Ditaduras/Regimes democráticos séculos XX/XXI. Estudarás os Direitos Humanos. Irás comparar os conceitos de cidadania e a sua prática em momentos chave da História do Ocidente, de forma a entender que a análise e comparação de realidades espaçotemporais distintas pode e deve ser feita, mas sempre tendo em consideração os contextos específicos em que essas realidades surgiram e se desenvolveram. Estudarás ainda a escravatura e o  tráfico de seres humanos no passado e no presente.

 E como vais tu estudar? Irás ouvir o professor a falar constantemente?

 E como vais ser avaliado? Testes e mais testes?

 Não! Nesta disciplina de opção vais confrontar-te com métodos de estudo e de avaliação desafiantes.

 Farás pesquisas e recolha de informação.

 Organizarás dossiês com informações relevantes e que apresentem múltiplas perspetivas sobre o assunto em estudo.

 Realizarás entrevistas e questionários recolhendo memórias e valorizando a importância destes testemunhos para evitar o esquecimento.

 Realizarás documentários, colocando em evidência as diferentes perspetivas. Enquanto o trabalho decorre, podem ser alojados num website de acesso restrito.

 Realizarás apresentações à turma sobre os casos selecionados, salientando a localização espaciotemporal, o contexto, os intervenientes, o que aconteceu, as consequências na época e as que ainda são visíveis nos nossos dias.

 Organizarás exposições com materiais pesquisados ou elaborados por ti.

 Organizarás e realizarás visitas de estudo a espaços da tua freguesia, concelho, região, país.

 Produzirás sínteses/textos/apresentações em trabalho individual e de pares ou de grupo.

HISTÓRIA, CULTURAS E DEMOCRACIA

 OPTA! VAIS GOSTAR!

  O Grupo de História

 

noticias_sp

Utilizadores
755
Artigos
533
Utilizadores
755
Artigos
533

Vinaora Visitors Counter

1035362
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Todos os dias
562
1663
2225
1020283
47163
79247
1035362

Your IP: 3.214.224.207
2021-10-25 06:06
© 2019 AESLA. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Please publish modules in offcanvas position.