Na turma 10º C, na área de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos trabalharam os seguintes domínios: “Igualdade de género” e “Direitos humanos”. Dois dos temas foram “Casamento infantil feminino” e “Mulheres na ciência”.
É o resultado final de dois desses trabalhos, apresentados oralmente nas aulas, que podem ler a seguir.
O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.
Com o intuito de transmitir aos alunos hábitos de vida sustentáveis e consciencializá-los para o reaproveitamento de materiais usados, surgiu, o projeto intitulado “Mannequin’s Arte PIEF”.
Com estes objetivos presentes, os alunos foram convidados a criar algo novo a partir de manequins usados, projetando a sua criatividade e individualidade de forma livre. Se para uns o produto usado acaba no lixo, para estes alunos o lixo foi a solução, pois transformaram estes manequins em fim de vida em obras de arte. Não é preciso ser artista, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos “velhos” materiais.
Este projeto foi, acima de tudo, uma iniciativa ecológica que visou combinar o espírito da reciclagem com a arte, tendo como objetivo transformar um manequim usado numa peça exclusiva, dando-lhe assim uma segunda vida útil, ou simplesmente tornando-a um mero objeto decorativo.
Este trabalho está exposto de 14 de junho a 4 julho no MAR Shopping Algarve e contemplará 42 peças de arte elaboradas pelos alunos da turma PIEF.
Contamos com a sua presença!
Desde o início do ano letivo que os alunos das turmas 7º C e 7ºE e as suas respetivas professoras, Suzana Melo e Manuela Encarnação, integram um projeto Etwinning, no âmbito da disciplina de Francês.
O projeto “Amis francophones” é realizado online e conta com a parceria de escolas de diferentes países europeus: - Esclavas del Sagrado Corazón de Jesús – Espanha;
- Collège Anatole France - França;
- IC2 via Tziano Quartu Sant’Elena – Itália;
- Agrupamento de Escolas Dra- Laura Ayres – Portugal;
- Boyabat Sehit Ersoy Gúrsu Anadolu Lisesi, Boyabat – Turquia;
- Collège Mirdea cel Batran - Roménia.
Todos os meses, os alunos desenvolveram atividades colaborativas em francês, algumas das quais fomos dando conta no blogue da Biblioteca escolar Professora Paula Moreira (EB2,3).
Os primeiros trabalhos realizados permitiram apresentar aos nossos parceiros europeus o nosso agrupamento (https://youtu.be/4fEMijHb-1w) e os alunos das duas turmas envolvidas (padlet), bem como oferecer uma visão geral do nosso país: criámos vídeos, Padlets (que permitiram a interação dos outros parceiros), Powtoon ou ainda uma capa de jornal.
Os professores também travaram conhecimento num padlet criado para o efeito. Posteriormente, reuniram em videoconferência.
Em novembro, os alunos de cada país propuseram um logotipo para o projeto, tendo em conta a temática do mesmo. Desenharam ou criaram digitalmente as suas propostas. No final, estas foram votadas por todos os alunos do projeto.
O logo vencedor foi este:
Terminamos o primeiro período com uma partilha muito “doce”: as tradições do Natal.
Um pequeno momento musical… https://youtu.be/eVCqB8mYkKM
Já em janeiro, construímos um site para apresentar Portugal, os arquipélagos da Madeira e dos Açores e a nossa cidade, Quarteira. Os conteúdos foram produzidos pelos alunos das duas turmas e
partilhados com os seus colegas europeus. Podes visitá-lo aqui:
https://sites.google.com/esla.edu.pt/amisfrancophones/p%C3%A1gina-inicial
Num padlet e num fórum, falamos dos países/ cidades que gostaríamos de conhecer:
Paralelamente, os alunos participaram em forums, como, por exemplo, um sobre o que recomendariam visitar no seu país:
Estas atividades permitiram descobrir os países dos nossos “Amis francophones” e acabamos por realizar um concurso, o quiz “AMIS FRANCOPHONES”.
Realizamos e criamos também jogos. O nosso era sobre os monumentos dos países participantes com áudio e descrição.
Em fevereiro, fizemos uma troca de correspondência virtual: recebemos e enviamos postais com sugestões de locais a visitar.
Em março, recriamos alguns quadros franceses famosos e festejamos a diversidade cultural…
Também demos a conhecer uma lenda do Algarve…
Ainda no âmbito do projeto Etwinning “Amis Francophones”, produzimos dois livros digitais deliciosos.
De forma colaborativa – uns continuavam os poemas/textos dos outros -, os alunos escreveram poemas sobre várias temáticas, nomeadamente algumas do programa estudadas nas aulas e ainda duas histórias, em que usaram as suas palavras favoritas em francês.
As ilustrações foram de igual modo realizadas pelos alunos.
Aqui está o resultado deste belo trabalho europeu colaborativo:
FANTAISIES (projet eTwinning Amis francophones) |
HISTOIRES ENFANTINES_Amis francophones |
Este livro constitui uma compilação de poemas elaborados pelos alunos dos 11º H/H1 e I/I1, no âmbito do estudo do módulo 6. A partir da abordagem a Antero de Quental (fase pessimista) e a Cesário Verde, a professora Luísa Dordio dinamizou duas atividades de produção poética, uma na sala de aula e outra durante uma saída de campo que pressupunha a deambulação pela marginal e calçadão de Quarteira.
"As Três Irmãs" - Representação teatral a cargo do 12ºF, em estreita colaboração com a professora Inês Aguiar, e com correção linguística do guião a cargo da professora Amélia Rocha. Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento."