1

 Desde o início do ano letivo que os alunos das turmas 7º C e 7ºE e as suas respetivas professoras, Suzana Melo e Manuela Encarnação, integram um projeto Etwinning, no âmbito da disciplina de Francês.

  O projeto “Amis francophones” é realizado online e conta com a parceria de escolas de diferentes países europeus: - Esclavas del Sagrado Corazón de Jesús – Espanha;

                    - Collège Anatole France - França;

                    - IC2 via Tziano Quartu Sant’Elena – Itália;

                    - Agrupamento de Escolas Dra- Laura Ayres – Portugal;

                    - Boyabat Sehit Ersoy Gúrsu Anadolu Lisesi, Boyabat – Turquia;

                    - Collège Mirdea cel Batran - Roménia.

  Todos os meses, os alunos desenvolveram atividades colaborativas em francês, algumas das quais fomos dando conta no blogue da Biblioteca escolar Professora Paula Moreira (EB2,3).

  Os primeiros trabalhos realizados permitiram apresentar aos nossos parceiros europeus o nosso agrupamento (https://youtu.be/4fEMijHb-1w) e os alunos das duas turmas envolvidas (padlet), bem como oferecer uma visão geral do nosso país: criámos vídeos, Padlets (que permitiram a interação dos outros parceiros), Powtoon ou ainda uma capa de jornal.

 

2

 

3

 

Os professores também travaram conhecimento num padlet criado para o efeito. Posteriormente, reuniram em videoconferência.

4

 Em novembro, os alunos de cada país propuseram um logotipo para o projeto, tendo em conta a temática do mesmo. Desenharam ou criaram digitalmente as suas propostas. No final, estas foram votadas por todos os alunos do projeto.

 

5

 6O logo vencedor foi este:

 

 

 

 

 

 Terminamos o primeiro período com uma partilha muito “doce”: as tradições do Natal.

 

7

 Um pequeno momento musical… https://youtu.be/eVCqB8mYkKM

  Já em janeiro, construímos um site para apresentar Portugal, os arquipélagos da Madeira e dos Açores e a nossa cidade, Quarteira. Os conteúdos foram produzidos pelos alunos das duas turmas e

 partilhados com os seus colegas europeus. Podes visitá-lo aqui:

  https://sites.google.com/esla.edu.pt/amisfrancophones/p%C3%A1gina-inicial

  Num padlet e num fórum, falamos dos países/ cidades que gostaríamos de conhecer:

8

 

Paralelamente, os alunos participaram em forums, como, por exemplo, um sobre o que recomendariam visitar no seu país:

9

 Estas atividades permitiram descobrir os países dos nossos “Amis francophones” e acabamos por realizar um concurso, o quiz “AMIS FRANCOPHONES”.

10

Realizamos e criamos também jogos. O nosso era sobre os monumentos dos países participantes com áudio e descrição.

11

  Em fevereiro, fizemos uma troca de correspondência virtual: recebemos e enviamos postais com sugestões de locais a visitar.

 

12

 Em março, recriamos alguns quadros franceses famosos e festejamos a diversidade cultural…

13

 Também demos a conhecer uma lenda do Algarve…

13b

Ainda no âmbito do projeto Etwinning “Amis Francophones”, produzimos dois livros digitais deliciosos.

 De forma colaborativa – uns continuavam os poemas/textos dos outros -, os alunos escreveram poemas sobre várias temáticas, nomeadamente algumas do programa estudadas nas aulas e ainda duas histórias, em que usaram as suas palavras favoritas em francês. 

 As ilustrações foram de igual modo realizadas pelos alunos.

 

Aqui está o resultado deste belo trabalho europeu colaborativo:

14a   14b

FANTAISIES (projet eTwinning Amis francophones)

Click to read this book, made with Book Creator

https://read.bookcreator.com

 

 HISTOIRES ENFANTINES_Amis francophones

Click to read this book, made with Book Creator

https://read.bookcreator.com

video

Este livro constitui uma compilação de poemas elaborados pelos alunos dos 11º H/H1 e I/I1, no âmbito do estudo do módulo 6. A partir da abordagem a Antero de Quental (fase pessimista) e a Cesário Verde, a professora Luísa Dordio dinamizou duas atividades de produção poética, uma na sala de aula e outra durante uma saída de campo que pressupunha a deambulação pela marginal e calçadão de Quarteira.

ha poeta

Vários alunos do 10.º D, participaram no Prémio Pedro Matos dinamizado pelo Instituto Politécnico de Leiria e cujo objetivo é estabelecer conexões matemáticas com outras áreas do saber no Tema Sustentabilidade do Planeta Terra.
Os alunos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, produziram, em articulação com as disciplinas de Matemática A, Física-Quimica A, Biologia e Geologia, Filosofia e Português, trabalhos científicos escritos, cartazes e material interativo (Quizz e Kahoot).
Cartaz Adriano Diogo e Joana      Cartaz Augusto Carlos Jesse e Rafael 
Cartaz Catarina Rita e David 001   Cartaz Isa e Olha 001
Cartaz Sara e Rebeca 001

logo 2021

Calendário das Provas e Exames 2020/2021 (Despacho nº1689-A/2021) - Altera o calendários de funcionamento das atividades letivas e educativas dos estabelecimentos de ensino e calendário das provas e exames.

Calendários: (1ª fase)

 (2ª fase)

novo3

Informações:

1.     Informações Prova - Provas de aferição, provas finais do 9º ano e exames nacionais do secundário.

2.     Informação complementar relativa às provas de avaliação externa a realizar em 2021

3.     Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2020-2021

4.     Guia Geral de Exames 2021

5. Síntese de informações - Inscrições nos Exames Finais Nacionais 2021    
 
6. Norma 2  
7. Síntese da Norma 2  
8. Lei n.o 31-A/2021 de 25 de maio  
9. Processo extraordinário de inscrição  
10. Informações das Provas de Aquivalência à Frequência  

 

Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

· Despacho Normativo n.º 10-A/ 2021 de 22 de março

 · Norma 01/JNE/2021

 · Guia para aplicação de adaptações na realização de Provas e Exames

Perguntas frequentes (FAQ's)

Para se inscrever nas Provas Finais e Exames Nacionais

 1.      A inscrição nas provas e exames é realizada, obrigatoriamente, através de formulário eletrónico. Inscreva-se aqui

 2.      O encarregado de educação ou o aluno quando maior é o único responsável pelos dados introduzidos no processo de inscrição;

 3.      Antes de proceder à inscrição, leia atentamente o Manual da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE) manual atualizado e certifique-se que tem toda a documentação necessária.

 4.      Eventuais dúvidas devem ser remetidas ao Diretor de Turma do seu educando ou, no caso de alunos externos à escola, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Acesso ao Ensino Superior 2021
 

1. DGES

2. Pedido de Atribuição de Senha

3. Pré-requisitosnovo

noticias_sp

Utilizadores
762
Artigos
542
Utilizadores
762
Artigos
542

Vinaora Visitors Counter

1113111
Hoje
Ontem
Esta semana
Última semana
Este mês
Último mês
Todos os dias
242
2505
11073
1088823
4871
59644
1113111

Your IP: 3.89.204.127
2021-12-03 03:56
© 2019 AESLA. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

Please publish modules in offcanvas position.