Considerando os inúmeros pedidos de esclarecimento que têm chegado a esta direção relativamente a imagens que circulam nas redes sociais, alegadamente de casas de banho mistas, sem qualquer privacidade, na Escola Básica da Fonte Santa, na zona do 1.º ciclo, temos a esclarecer:
- As imagens e o texto que foram apresentados não refletem a realidade das instalações sanitárias da Escola Básica da Fonte Santa 1.º ciclo.
- A sinalética mostrada na fotografia não corresponde à da casa de banho apresentada.
- As demais fotografias retratam uma das casas de banho afetas aos meninos, exclusivamente frequentada por estes.
- As meninas possuem casas de banho separadas, exclusivamente destinadas a elas e sem urinóis.
A equipa da direção do Agrupamento
É com muito gosto que apresento à comunidade escolar, o livro "História a 50 mãos" que inclui a participação de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação que ficará disponível para leitura a partir do dia 11 de março.
Agradeço, mais uma vez, a gratificante participação de todos, esperando que gostem do trabalho final.
Maria Fael
No final da primeira semana do mês de março, "Palavras com História" - histórias (con) Vida, levou à escola, Cátia Montes, Educadora Social de etnia cigana. Cátia foi exemplarmente ouvida por uma plateia de jovens que "beberam" cada uma das suas palavras sobre o tema "Sou cigana e depois?".
A palestra começou numa mistura de verdades e mentiras que os alunos tiveram de descodificar, dando início a uma interação constante entre a palestrante e a plateia.
Assistiram-se assim a momentos de descontração, reflexão e consternação, nomeadamente sobre situações vividas por Cátia no mundo do trabalho pela sua condição cultural e social. Cátia tem orgulho em ser cigana, mas tem ainda mais orgulho em ter conseguido sob condições adversas impostas por uma sociedade injusta e tantas vezes "cega" formar-se numa área que considera a ideal para ela, o social, o poder com a sua perseverança, mudar preconceitos sobre a comunidade cigana, daí assumir-se como ativista, defensora dos direitos dos ciganos. Há muito ainda a fazer para a inclusão dos ciganos nas escolas. O agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres é um dos bons exemplos dessa inclusão, mas também é preciso que as comunidades ciganas a aceitem e vejam nestas instituições uma mais valia para o futuro dos seus jovens. Cátia desconstruiu mitos, apelou ao respeito que devemos ter uns pelos outros.
A plateia manteve-se uma hora e meia, sem fadiga e com vontade que o tempo não passasse.
Obrigada, Cátia.
Maria Fael
O dia 1 de março foi um dia repleto de positividade, a turma do 11ºB desafiou a comunidade escolar a celebrar o Dia Mundial do Elogio com uma série de atividades enriquecedoras. Desde elogios públicos até à criação de cartões de reconhecimento e alguns jogos, professores, alunos e funcionários participaram ativamente, promovendo uma atmosfera de otimismo e melhoria no clima escolar. O 11ºB propõe a prática contínua do elogio, evidenciando como pequenos gestos geram grandes transformações. Não se esqueçam: Um Elogio por Dia traz alegria !!!!!! O 11 º B contou com a colaboração do Departamento de Línguas, Biblioteca , turma do All Included e o CAA.
[Para ver as fotos, pressione "Ler mais..."]
Ler mais...
1. |
TÉCNICOS ESPECIALIZADOS
|
2. |
GRUPOS DE RECRUTAMENTO
|
a) Listas ordenadas: