Considerando os inúmeros pedidos de esclarecimento que têm chegado a esta direção relativamente a imagens que circulam nas redes sociais, alegadamente de casas de banho mistas, sem qualquer privacidade, na Escola Básica da Fonte Santa, na zona do 1.º ciclo, temos a esclarecer:

  • As imagens e o texto que foram apresentados não refletem a realidade das instalações sanitárias da Escola Básica da Fonte Santa 1.º ciclo.
  • A sinalética mostrada na fotografia não corresponde à da casa de banho apresentada.
  • As demais fotografias retratam uma das casas de banho afetas aos meninos, exclusivamente frequentada por estes.
  • As meninas possuem casas de banho separadas, exclusivamente destinadas a elas e sem urinóis.

A equipa da direção do Agrupamento

IMG 2736 m

 

É com muito gosto que apresento à comunidade escolar, o livro "História a 50 mãos" que inclui a participação de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação que ficará disponível para leitura a partir do dia 11 de março.

Agradeço, mais uma vez, a gratificante participação de todos, esperando que gostem do trabalho final.

 Maria Fael

No final da primeira semana do mês de março, "Palavras com História" - histórias (con) Vida, levou à escola, Cátia Montes, Educadora Social de etnia cigana. Cátia foi exemplarmente ouvida por uma plateia de jovens que "beberam" cada uma das suas palavras sobre o tema "Sou cigana e depois?".
A palestra começou numa mistura de verdades e mentiras que os alunos tiveram de descodificar, dando início a uma interação constante entre a palestrante e a plateia.
Assistiram-se assim a momentos de descontração, reflexão e consternação, nomeadamente sobre situações vividas por Cátia no mundo do trabalho pela sua condição cultural e social. Cátia tem orgulho em ser cigana, mas tem  ainda mais  orgulho em ter conseguido sob condições adversas impostas por uma sociedade injusta e tantas vezes "cega"  formar-se numa área que considera a ideal para ela, o social, o poder com a sua perseverança, mudar preconceitos sobre a comunidade cigana, daí assumir-se como ativista, defensora dos direitos dos ciganos. Há muito ainda a fazer para a inclusão dos ciganos nas escolas. O agrupamento de escolas Dra. Laura Ayres é um dos bons exemplos dessa inclusão, mas também é preciso que as comunidades ciganas a aceitem e vejam nestas instituições uma mais valia  para o futuro dos seus jovens. Cátia desconstruiu mitos, apelou ao respeito que devemos ter uns pelos outros.
A plateia manteve-se uma hora e meia, sem fadiga e com vontade que o tempo não passasse.
Obrigada, Cátia.
 Maria Fael
IMG 2726  IMG 2727  IMG 2731 
IMG_2735.jpg

O dia 1 de março foi um dia repleto de positividade, a turma do 11ºB  desafiou a comunidade escolar a celebrar o Dia Mundial do Elogio com uma série de atividades enriquecedoras. Desde elogios públicos até à  criação de cartões de reconhecimento  e alguns jogos, professores, alunos e funcionários participaram ativamente, promovendo uma atmosfera de otimismo  e melhoria no clima escolar.  O 11ºB propõe a prática contínua do elogio, evidenciando como pequenos gestos geram grandes transformações. Não se esqueçam: Um Elogio por Dia traz alegria !!!!!! O 11 º B contou com a colaboração do Departamento de Línguas,  Biblioteca , turma do All Included e o CAA.

[Para ver as fotos, pressione "Ler mais..."]

CartazNo âmbito do programa Eco-escolas, realizou-se no dia 6 de março a palestra "Como estudar as alterações climáticas que ocorreram no passado?", pela investigadora Ana Gomes do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, ao abrigo do programa Equipa UAlg.
Além de dar a conhecer as mudanças climáticas e sociais no sudeste de Moçambique, foi enriquecedor conhecer os desafios científicos dos investigadores e o contributo que a investigação trouxe à comunidade local.
Estes investigadores convidam todos a descobrir um pouco mais sobre a atividade científica, com o jogo disponível em  https://ccvalg.pt/inmoz/inmozPT.html
                                20240307_112918.jpg 
20240306_151621.jpg 20240306_151630.jpg 20240306_154454.jpg

No âmbito da leitura e análise da obra de Eça de Queirós, Os Maias, as turmas do 11º ano Profissional, nomeadamente J/J1 e I participaram numa atividade de recriação, ilustração e interpretação dos episódios: "As corridas de cavalos"; "Jantar no hotel Central" e "Pedro e Maria Monforte", mostrando que a literatura é uma forma de arte que contempla em si inúmeras outras, e serve de inspiração para outras tantas.

1000011579 1000011580 1000011581
1000011582 1000011583 1000011584

 

 

Please publish modules in offcanvas position.