1A Páscoa na Alemanha é celebrada com uma riqueza de tradições profundamente enraizadas na cultura e na história do país. Essas tradições combinam elementos religiosos, folclóricos e culinários para criar uma atmosfera festiva e acolhedora durante esta época do ano.

Uma das tradições mais emblemáticas  é a decoração de ovos. As famílias reúnem-se para pintar e decorar os ovos, transformando-os em verdadeiras obras de arte e envolvendo as crianças nesta atividade. Os ovos servem depois para decorar a casa, espaços públicos e até árvores ao ar livre, criando uma paisagem colorida que simboliza a renovação da primavera.  A caça aos ovos também é uma atividade popular entre as crianças alemãs na manhã de Páscoa. Os ovos decorados são escondidos nos jardins e parques, e as crianças saem com um cestinho à procura de ovos coloridos, de chocolate, … é uma alegria!

3 Encontro de Badminton IFortes mNo dia 21 de março de 2024 a EB 2,3 de Quarteira organizou o 3º Encontro de Badminton.
Estiveram presentes três escolas, a anfitriã, EB 2,3 de Quarteira, a EB 2,3 Dr. José Neves Júnior de Faro e a EB 2,3 Dr. António João Eusébio de Moncarapacho.
Neste Encontro participaram cerca de 70 alunos, sendo que o nosso agrupamento se fez representar com 30 alunos.
Foi uma competição saudável com um quadro competitivo muito diversificado. Realizaram-se vários jogos, em todos os escalões, masculino e feminino, desde infantis A, infantis B, iniciados e juvenis.
Os nossos alunos obtiveram excelentes resultados como se pode verificar pela classificação final de cada escalão.

 

Classificação final infantis A feminino: 
Andresa Fazenda , 5ºD (AELA)
Catarina Relvas , 5ºA  (AELA)
Leonor Murça, 5ºA  (AELA)
Laura De Deus , 5ºA  (AELA)

IMG 20240322 125859Hoje, dia 22 de março, decorreram as eleições, para os ensinos básico e secundário, do Orçamento ParticipativoIMG 5002 das Escolas – Inclui.No secundário, a proposta vencedora foi a lista C – Clube de Música – com 53 votos.

A proposta da lista A – Pilares da Democracia - teve 39 votos e a proposta da lista B - Um Brinde à Liberdade – obteve 30 votos.

No ensino básico, a proposta vencedora foi a lista B – Cantinhos do Bem Estar – com 78 votos, as propostas da lista A – Encontros de Liberdade – e da lista C – Espaço para Sentar no Bar da Escola – obtiveram, respetivamente, 53 e 60 votos.

A minha poesia é a árvore que me sustém.
Os meus braços, os seus galhos fortes.
As minhas pernas, o seu tronco forte e enraizado.
Os meus cabelos, as suas folhas frondosas.
Os meus pés, as suas profundas raízes que se expandem
no interior da terra e germinam quando regadas.
Não quero que ela seque ou apodreça, quero que
dos seus galhos nasçam flores e delas, frutos
que adocem bocas amargas e matem a sede
De lábios gretados.
Quero que a poesia, sem causar algum tormento,
Seja o meu alimento.
 
Maria Fael

No dia 19 de março, realizou-se no IPDJ, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens e os objetivos deste programa foram integralmente cumpridos, face a uma prestação exímia dos deputados eleitos para a referida sessão, antecedida de um trabalho aprimorado dos mesmos na análise dos projetos de recomendação apresentados, no pedido corroborado de esclarecimentos às escolas selecionadas e no debate argumentativo e de refutação de possíveis réplicas ao projeto da escola secundária Drª Laura Ayres. Vale à pena trabalhar com alunos assaz perseverantes e empenhados, conhecedores, igualmente, das regras éticas subjacentes ao processo democrático e respetiva cidadania ativa e cívica, desvinculados de qualquer jogo artificial de bastidores comprometedor do poder da palavra, por isso, a posição honrosa de um 3º lugar consumou-se na eleição de sermos a 1º escola suplente à sessão nacional do Parlamento dos Jovens. Parabenizo, mais uma vez, estes famigerados deputados, a saber: Miguel Marques, Artur Leite, Leandra Carvalho e Ana Santos. Agradeço as reportagens gráficas inovadoras das alunas Constança Azancot e Joana Dan e a reportagem fotográfica da aluna Graziela Andrade. Um agradecimento muito especial aos professores Carlos Pires e Felismina Faustino, especialíssimo, ao professor Gabriel Almeida.

PJ 1 PJ 2 PJ 4 unnamed

É com imenso pesar que o Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres comunica a triste notícia do falecimento da nossa estimada funcionária, Carla Fernanda Marçal Carvalho. Neste momento de profunda dor, endereçamos as nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos, partilhando o seu pesar e solidariedade.
A direção 

No passado dia 7 de março, decorreu na sala F7, com a turma 11ºB, num projeto de autonomia curricular entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Desenho A, uma atividade intitulada Retratos da real Beleza - O Olhar do Eu e do Outro. A atividade contou com a participação de uma ex-aluna, Susana Isabel, que foi convidada a recriar o retrato através da expressão da oralidade dos alunos, numa autorreflexão da imagem projetada por estes. O objetivo deste desenho artístico foi mostrar a percepção que cada um tem de si. No final, refletiu-se sobre a dificuldade que cada um tem em perceber a sua própria beleza e tentar desconstruir a visão disfórica de nós mesmos.  

Aurélia Farrajota

20240307 143104 20240307 143742 20240307 150004 20240307 151324
20240307 152949 20240307 153116 20240307_153249.jpg

 

 

 

speak-out.png        prime.png

Este programa teve início em Portugal no ano letivo 2008/9 e segue o modelo que a “Fundação Jack Petchey” criou para Inglaterra. Baseia-se num programa desenvolvido com o objetivo de ajudar os jovens a desenvolverem competências de comunicação, especialmente no que respeita a falar em público. Todos sabemos que falar em público é uma situação que pode causar stress mesmo a pessoas com alguma experiência e percurso académico. Sabemos também que esta é uma competência fundamental, nos nossos dias, quer em contexto académico como profissional. Sendo por demais conhecida a importância de saber comunicar, este programa continuará nas Escolas dos concelhos de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa.

Este programa é composto por duas etapas. A primeira etapa consiste num Workshop de 7 horas, dinamizado por especialistas na área da comunicação e está aberto a jovens entre os 14 e os 16 anos. Nesta fase é desenvolvido um conjunto de atividades em que se propõe aos jovens realizarem diversos tipos de dinâmicas que promovem competências de comunicação e que facilitam a apresentação de um discurso em público. Para a fase seguinte os jovens selecionados irão organizar um discurso sobre uma temática à sua escolha, preferencialmente sobre um assunto que se relacione com as suas experiências/vivências.

foto-2.pngA semifinal será, sexta-feira 12 de abril na EB 2,3 Engº Duarte Pacheco em Loulé.

Em princípio os alunos devem chegar a escola por volta das 17h00  e a semifinal terá inicio as 18h30h.

Se possível, cada um dos três candidatos selecionados: Samantha Lugo do 9º C; Martim Pontes do 9º E e Daiana Tuchilus do 9º F do nosso Agrupamento, poderão convidar colegas para que os possam apoiar. A deslocação será da responsabilidade dos mesmos.

Se algum ou alguns dos nossos alunos forem seleccionados para “A Grande Final” esta irá decorrer no fim do ano lectivo em Albufeira.Todos os jovens recebem um prémio de participação, sendo destacados os 3 primeiros com um prémio especial.

Desejamos aos nossos alunos todo o sucesso e empenho. Façam o melhor que souberem.

 

Please publish modules in offcanvas position.