GAAF - Gabinete Apoio Aluno Família

GAAF       Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família                                                   logo teip

No âmbito do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária 3 (T.E.I.P.), a partir do segundo período do ano letivo de 2012/ 2013 até ao presente, surge o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no Agrupamento de Escola Dr. Laura Ayres de Quarteira, dinamizado por três técnicas da área social, Mónica Simões (Técnica de Serviço Social), Cátia Cabrito (Educadora Social) e Susana Fernandes (Mediadora Escolar).

Este gabinete visa contribuir para o crescimento harmonioso e global dos alunos, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da integração escolar e social.

Deste modo, a nossa proposta de intervenção passa por:

Acompanhar direta e individualmente os alunos e famílias, que voluntariamente se dirigiam ao GAAF, ou que sejam sinalizadas pelos docentes e comunidade escolar:

• Prestar apoio socioeducativo a alunos e famílias;
  • Informar, orientar e encaminhar as diferentes situações sinalizadas para as diversas respostas sociais existentes na comunidade;
  • Estabelecer estratégias adequadas às características e necessidade individuais de cada aluno e família;
  • Mediar a relação aluno-escola-família, desenvolvendo uma maior aproximação à comunidade;
  • Desenvolver atividades que promovam um maior envolvimento e compreensão das famílias no processo de desenvolvimento integral dos alunos;
  • Diagnosticar e avaliar situações de grave carência económica.

A quem se destina:

- Alunos;

- Pais e/ou encarregados de educação e famílias;

- Professores e toda a comunidade escolar.

Onde estamos:

O GAAF funciona, diariamente, na sala 4 do bloco C, da escola Secundária Dra. Laura Ayres e duas vezes por semana (2ª e 5ª feiras) na E.B. 2,3, no Gabinete de Psicologia.

Os nossos contatos

TM: 934778249