CONVITE: Exposição "Mannequin’s Arte" - Escola Dra. Laura Ayres | Quarteira

O Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) a funcionar no Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, em Quarteira, promove a inclusão social de menores com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, mediante a criação de respostas integradas. O seu objetivo é prevenir e combater o abandono/insucesso escolar, favorecendo o cumprimento da escolaridade obrigatória e a certificação escolar /profissional de jovens que se encontram em risco de comprometer o seu adequado desenvolvimento como cidadãos ativos e dinâmicos. É ainda de salientar que a maior parte destes jovens são oriundos de um meio social desfavorecido.

Com o intuito de transmitir aos alunos hábitos de vida sustentáveis e consciencializá-los para o reaproveitamento de materiais usados, surgiu, o projeto intitulado “Mannequin’s Arte PIEF”.

Com estes objetivos presentes, os alunos foram convidados a criar algo novo a partir de manequins usados, projetando a sua criatividade e individualidade de forma livre. Se para uns o produto usado acaba no lixo, para estes alunos o lixo foi a solução, pois transformaram estes manequins em fim de vida em obras de arte. Não é preciso ser artista, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos “velhos” materiais.

Este projeto foi, acima de tudo, uma iniciativa ecológica que visou combinar o espírito da reciclagem com a arte, tendo como objetivo transformar um manequim usado numa peça exclusiva, dando-lhe assim uma segunda vida útil, ou simplesmente tornando-a um mero objeto decorativo.

Este trabalho será exposto de 14 de junho a 4 julho no MAR Shopping Algarve e contemplará 42 peças de arte elaboradas pelos alunos da turma PIEF.

Contamos com a sua presença!

convite