Projeto “Let`s save the water as a natural resource”
Fevereiro 2020
Decorreu durante os dias 10 a 14 de fevereiro de 2020 o 2º intercâmbio de alunos do projeto, desta vez no sul de Itália, na ilha da Sicília. A escola que nos recebeu foi a “Antonino De Stefano Scuola Secondaria di I° Grado”.
Antes de seguirmos para a cidade de Trápani, onde se situa a escola, fizemos uma visita a Palermo, a capital da ilha, onde tivemos o primeiro contacto com a cultura tipicamente siciliana. Passeamos pelas estreitas ruas, visitamos a catedral e os vários mercados locais onde reina uma azafama mediterrânica que nos é tão característica.
Já em Trápani, realizamos várias atividades relacionadas com o tema da água, bem como outras de cariz mais cultural. Na escola assistimos a uma apresentação sobre aquacultura, fizemos várias experiências laboratoriais e participamos numa experiência sensorial no fundo do mar, num túnel simulador criado para o efeito. Tivemos a oportunidade de visitar o Instituto Técnico Náutico, onde para além de análises à agua do mediterrâneo (colhida na hora), pudemos experimentar vários simuladores navais e aeronáuticos. A visita terminou no museu do mar.
Subimos ao topo do monte Erice (750 m acima do nível do mar) e percorremos as ruas empedradas da pitoresca cidade que lhe dá o nome. A cidade tem dois castelos e outrora contava com cerca de 500 igrejas, muitas dos quais hoje convertidas em edifícios de uso comum. Visitamos também a “Salune della laguna”, um complexo de salinas perto de Trápani, onde se extrai sal marinho e fomos à ilha de Favignana, onde visitamos a zona de proteção marítima das ilhas Égadi. Ainda houve tempo para uma limpeza da praia em Trápani.
Esta visita proporcionou uma experiência marcante para os alunos que nela participaram, como atestam alguns testemunhos recolhidos …
“A viagem à Itália foi uma experiência de Erasmus muito interessante. Foi a primeira vez que participei e acho que foi fantástico. Durante a semana, gostei de tudo em geral, principalmente da visita a Palermo e à ilha de Favignana (menos o tempo em que estávamos no barco). Limpar a praia foi algo que achei bonito de se fazer pois não estava propriamente limpa. Em relação à minha companheira, era muito simpática e muito amável comigo. Gostava de voltar a vê la um dia. A parte que menos gostei foi o facto dos nossos correspondentes não irem às atividades connosco. Mas tirando isso, o Erasmus é algo incrível e fantástico e espero um dia voltar a repetir uma experiência destas.” Beatriz Bernardo, 9ºF
Para além das atividades em que participam enquanto estão no país estrangeiro, os alunos têm ainda a oportunidade única de viver durante uma semana com uma família local …
“Gostei muito de ter ido a Itália em Erasmus, pois assim pudemos conhecer a sua cultura e o seu dia a dia. Gostei muito das atividades que fizemos, mas acho que podiam ter sido melhores e também os miúdos que nos receberam deviam ter estado sempre connosco, pois só estiveram algumas vezes. Assim passávamos muito mais tempo juntos. Adorei a família que me recebeu, foram super queridos comigo, trataram-me muito bem e espero um dia voltar a vê-los. Especialmente o Lívio que me tratou muito bem e foi sempre muito amável comigo. Obrigado por esta oportunidade única.” Lucas Méren, 9ºF
… esta é certamente a única atividade de toda esta experiência que não conseguimos replicar noutra parte do mundo. O acolhimento das pessoas, o convívio dos alunos com as famílias é um elemento fundamental do programa Erasmus+.
“ Gostei muito da minha estadia em Itália. A minha família foi muito carinhosa. O menino que me acolheu fala bem inglês por isso entendemo-nos bem. As atividades foram bem escolhidas apesar de eu achar que poderiam ser melhores. Não gosto do facto de os italianos terem ido às aulas porque fez com que passássemos menos tempo com eles, e assim a convivência torna-se mais difícil. A atividade que eu mais gostei foi de visitar a ilha de Favignana, apesar de eu ter enjoado no barco. A cultura italiana não é muito diferente da nossa por isso não houve grande diferença na minha chegada. Se houvesse outra experiência como esta eu gostaria de participar pois foi muito enriquecedora para mim.” Alexandre Silva, 9ºF
Só foi pena os alunos Italianos não terem participado em todas as atividades durante a semana, pois tiveram de ir assistir ás suas aulas normalmente …
“ Na minha opinião, o Erasmus, em que participei, foi uma experiência inovadora, para mim, porque nunca tinha vivenciado uma experiência assim. O que achei pior nesta visita foi o facto de termos passado pouco tempo com os colegas que nos receberam, pois os mesmos eram escalados, um de cada vez para estarem connosco em para cada dia. Também fiquei triste por o meu colega Giulio ter ficado doente dois dias. Tirando isso, tudo correu bem e fui muito bem acolhido. Espero um dia poder voltar a repetir esta experiência única e enriquecedora mais uma vez.” Miguel Jerónimo, 9ºF
Depois de Itália, segue-se Espanha, desta vez a visita será a Almeria, aqui “bem perto” de nós. E como ainda temos muita água para salvar, desta vez não faltarão candidatos a mais uma aventura do projeto “Let`s save the water as a natural resource”.
________________
Projeto “Let`s save the water as a natural resource”
Dezembro 2019
O clube Erasmus da EB23 tem estado muito ativo desde o início do projecto. Para além das actividades que já mencionei na edição anterior, realizaram-se vários Workshops: apicultura; as propriedades da água; e comida saudável. Para além destas, fomos também visitar a Infraquinta, a empresa que faz o abastecimento de água, bem como a gestão de resíduos e Infra-estruturas da Quinta do Lago. No âmbito do programa europeu Eco-Escolas, os alunos criaram lettering de sensibilização com Eco-códigos ligados ao tema da água.
Mas a grande expectativa dos alunos estava no 1º intercâmbio do projecto que se realizou na cidade de Varna, Bulgária, entre os dias 6 a 10 de novembro de 2019. Os professores Hugo Mártires, Telma Brás e Patrícia Jesus acompanharam um grupo de 4 alunas do clube Erasmus até à escola Yordan Yovkov, que nos recebeu com toda a pompa e circunstância na academia naval de Varna. A cerimónia de abertura do projecto foi recheada de momentos musicais, danças tradicionais, e incluiu ainda um número de contorcionismo.
Os resultados da votação internacional para o logotipo foram apresentados, e o logo que ganhou foi criado por Espanha. A nossa prestação foi boa, pois o nosso ficou logo a seguir por uma margem mínima de votos. Estamos todos de parabéns e aqui fica o logo oficial do projeto.
As actividades realizadas durante a semana incluíram uma visita a um simulador naval, onde os alunos “navegaram” em alto mar ao comando de um grande navio; uma visita à Universidade de Medicina; visita ao instituto de Oceanografia e a um submarino. Em cada uma das visitas realizaram-se actividades sobre a conservação e proteção da água. Visitamos ainda o jardim botânico de Balchik, onde aprendemos sobre a rega de diferentes plantas, sobre a plantação em estufa, e sobre os factores de poluição da água. Houve ainda tempo para fazemos uma limpeza de praia. Na escola, para além das aulas a que os alunos puderam assistir, houve ainda um conjunto de actividades STEM relacionadas com o tema da água.
Eis alguns testemunhos das alunas que participaram deste intercâmbio. A expectativa era grande, mas com algum receio.
“Gostei muito de passar esta semana aqui. A cultura dos búlgaros tem diferenças e foi um pouco difícil adaptar-me. A comida típica que mais gostei foi a famosa "Moussaka". Eles jantam muito cedo e isso também foi estranho para mim. Conheci pessoas incríveis que quero levar para o resto da vida e espero que um dia as volte a ver. As atividades foram boas, pois consegui entender melhor como a natureza (principalmente marítima) funciona, e acho que me irá ajudar com F.Q. e C.N. Acho a cidade muito bonita porque há muita natureza, o que me traz bom humor. Foi uma das melhores experiências na minha vida até agora e pelo menos consegui visitar o país do meu ídolo … hahaha” Ema Matos, 8°D
Por vezes só quando saímos do nosso “ninho” é que aprendemos a dar valor ao que temos.
“Gostei muito de ir à Bulgária. Foi uma nova experiência de vida e eu acho que muitas pessoas deviam vir aqui. Nesta viagem aprendi que temos de dar valor áquilo que temos. Reparei que as suas condições não são as melhores, mas que nos acolheram com o pouco que têm. (…) Gostei muito desta viagem e era bom fazermos outra. Foi um pouco cansativa mas faz parte.” Eva Sousa, 9ºF
A água esteve sempre no centro de todas as atenções e as aprendizagens que aqui se fizeram serão certamente úteis no futuro.
“Nesta viajem diverti-me imenso e ao mesmo tempo aprendi bastantes coisas. Nas atividades que fizemos, aprendemos muitas coisas sobre a água, tais como o Ph, a poluição a que esta é exposta por culpa do ser humano etc. O que eu mais gostei de aprender foi como filtrar a água, pois isto pode nos vir a ser útil algum dia. Sobre a cultura, gostei bastante das comidas tradicionais que experimentei, mesmo que nos últimos dias já estivesse farta de comer tomate, pepino e pimentos. As pessoas na Bulgária foram sempre bastante simpáticas comigo e mesmo que tenham muito pouco, elas sempre partilham o que têm. Também aprendi a dar valor ao que tenho, pois há coisas que eu tenho e acho normal ter, mas que na verdade outras pessoas gostavam muito não têm. (…) Esta experiência também nos serviu bastante para fazer amigos, socializar e conhecer diferentes culturas. Eu, por exemplo, fiz amigos da Espanha, Itália e da Bulgária, com os quais espero continuar a falar e voltar a ver. Esta vai ser uma experiência da qual me vou lembrar durante a minha vida toda, e espero que as pessoas que conheci nesta experiência também continuem na minha vida.” Maria Victória D’Faria, 9ºF
Os alunos foram muito bem recebidos pelas famílias Búlgaras e quando chegamos as colegas Búlgaras estavam ainda mais entusiasmadas que nós.
“Claramente que será uma experiência inesquecível. Gostei imenso de ter vivido esta experiência ao lado dos professores e das minhas colegas, sem os pais J Fui recebida com imenso carinho por parte de ambos os pais da minha amiga Danaya. Gostei de ter convivido com ela e de ter feito novos amigos, que espero podermos manter a ligação por muito tempo! (…) Adaptei-me facilmente pois, as comidas, a decoração das casas, as ruas são muito parecidas à minha terra natal (n.r. Roménia). Observei que as professoras são muito exigentes e que as crianças são mesmo muito queridas. Receberam-nos com uma cerimónia mesmo muito linda. Estavam a abraçar-nos de 5 em 5 minutos! (…) As coisas que mais me marcaram nesta viagem foram: o facto de ter viajado de avião pela primeira vez; ter ido para um lugar estrangeiro sem os meus pais; e a minha colega ter-me recebido em casa mesmo com as condições que tinha. (…) Quero mesmo agradecer por esta incrível experiência! Eu gostei muito e de certeza que adoraria repetir.” Natália Ilescu, 9ºC
_______________
Projeto “Let`s save the water as a natural resource”
Outubro 2019
Até ao momento as atividades realizadas no clube prenderam-se com a sensibilização para a importância da água e sua conservação. Depois de apresentado o projeto, foi lançado o desafio aos alunos para criarem um logo para o mesmo. A proposta vencedora em Portugal foi seguinte.
Em segundo e terceiro lugar, ficaram respetivamente as seguintes propostas:
A proposta vencedora será agora apresentada a concurso internacional, onde todas as escolas terão a oportunidade de escolher por votação o logotipo final do projeto.
Para além desta atividade em sala, realizou-se também uma saída de campo à Lagoa do Almargem para que os alunos pudessem vivenciar in situ a importância da água nos ecossistemas e o papel determinante do Homem na sua manutenção e conservação.
________________________________________________________________________________________________________________________
Sabias que vamos dar início a mais um projeto Erasmus+?
Apresentação de Projeto
“Let`s save the water as a natural resource” |
||
2019-1-BG01-KA229-062403_2 |
||
Duração |
2 anos (24 meses) |
|
Período |
01-09-2019 a 31-08-2021 |
|
Público alvo |
Alunos com idades compreendidas entre 11 e 15 anos (incluindo alunos do ensino especial) |
|
Escolas parceiras |
Osnovno uchiliste "Yordan Yovkov" |
Bulgária |
IES Maestro Padilla |
Espanha |
|
Scoala Gimnaziala Nr 12 |
Roménia |
|
Scuola Secondaria di Primo Grado Antonino De Stefano |
Itália |
|
Kardelen Ortaokulu |
Turquia |
|
Tópicos Essenciais |
|
Temática
"Let`s save the water as a natural resource" é um projeto que procura promover e desenvolver ideias para economizar água como recurso natural.
Nos últimos anos, muitos estudos vêm apresentado estatísticas alarmantes sobre os efeitos nocivos da atividade humana e das mudanças climáticas nos recursos hídricos da Terra. A escola tem um papel importante na educação da cultura ambiental, promovendo e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e competências para economizar e proteger a água como um recurso, desde uma perspetiva local até a uma perspetiva europeia.
Objetivos
O projeto tem como objetivo geral envolver os alunos na construção de soluções sustentáveis para problemas ambientais relacionados com os recursos hídricos (ex.: escassez, secas, inundações, poluição), as quais terão um efeito a longo prazo.
Os objetivos específicos são:
- 1.Envolver os alunos na solução sustentável dos problemas dos recursos hídricos causados pelas atividades humanas e pelas mudanças climáticas. Consciencializar os alunos sobre a globalidade do problema para resolvê-lo localmente, contribuindo para uma solução global;
- 2.Aumentar o interesse dos alunos pela aprendizagem, motivação, iniciativa, conhecimento, e competências sobre formas de proteção da água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental;
- 3.Desenvolver pensamento crítico e criativo dos alunos, a responsabilidade, e a interação, num espírito de pertença de grupo.
Atividades
As atividades do projeto visam aumentar o conhecimento, as habilidades e competências dos alunos sobre a sua pegada ambiental, bem como proteger a água como um fator significativo para o equilíbrio ambiental. Estas atividades também aumentarão o interesse dos alunos e a motivação para a aprendizagem nas várias áreas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), de acordo com os objetivos da União Europeia 2020. O projeto também irá ajudar a melhorar outras competências transversais, tais como as línguas estrangeira, as TIC e as habilidades de comunicação, sensibilizando para a responsabilidade cívica e o senso de pertencer à Comunidade Europeia. Uma contribuição que se espera deste projeto, será a integração de temas ambientais e das STEM no currículo escolar, quando estes não forem abordados o suficiente.
As atividades do projeto estão focadas principalmente em:
- Atividades de brainstorming, workshops, sessões de aprendizagem, dinâmicas de grupo, debates, jogos de role play, e estudo individual;
- Atividades STEM – realização de experiências científicas, construção de modelos, resolução de problemas recorrendo ao Ciclo de Design da Engenharia
- Visitas a instituições/organizações relacionadas com os recursos hídricos;
As atividades do projeto irão permitir desenvolver a responsabilidade dos alunos, de forma que estes sejam mais ativos e a interagirem com os adultos, para procurarem e apresentarem soluções. Através do projeto, alunos e professores de vários países europeus juntarão esforços no estudo e conservação dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que se irão familiarizar com as medidas tomadas ao nível local, nacional e europeu.
A aplicação da abordagem STEM irá mostrar aos alunos como explorar diferentes tipos de fontes de água e diferentes instalações técnicas que trabalham com a água, além de construírem modelos de algumas delas. Os alunos vão aprender a calcular a sua pegada hídrica. Tomarão consciência de que existem muitos países diferentes na Europa, cada um com sua própria cultura e tradições, mas com um interesse comum em preservar a água e o meio ambiente no continente e na Terra.
A crise da água não é inevitável se agirmos agora e se agirmos juntos.
Resultados esperados
Os resultados esperados com o projeto podem dividir-se em duas categorias:
- Resultados concretos
- oWebsite do projeto
- oblogs dos aluno
- opáginas nas redes sociais
- oDois e-books
- oQuatro brochuras alusivas a datas importantes no mundo relacionadas com a água
- oApresentações em PowerPoint sobre a importância da proteção da água, as consequências das mudanças climáticas e da atividade humana na água, bem como da responsabilidade humana para sensibilizar e agir
- oVídeos de atividades interessantes relacionadas com a água
- oEnsaios sobre o tema da cidadania e das responsabilidades sociais/ambientais
- oHistória em cadeia “A jornada da gota d'água”
- oCaixa azul de jogos educativos sobre a proteção do ambiente
- oCantos do projeto Erasmus+ nas escolas com exposições de desenhos, pinturas e cartazes relacionados com o tema do projeto
- oLogótipo do projeto, obras de arte, modelos e construções STEM criados pelos alunos
- Resultados abstratos
- oMelhoria de atitudes em relação aos problemas ambientais
- oMais conhecimento e competências no campo da poupança e proteção da água
- oMais motivação para agir, interagir e cooperar
- oDesenvolvimento da mente e do pensamento crítico e criativo, e do espírito de grupo
- oInteresse por um estilo de vida saudável
- oMais responsabilidade cívica sentido de pertença
- oMelhor inclusão social de alunos desfavorecidos
- oMelhores competências em línguas estrangeiras e TIC
- oQualidade da educação nas escolas parceiras, qualidade dos métodos de ensino, melhor desempenho dos professores com trocas de boas experiências
- oAumento da qualidade e da reputação das instituições parceiras junto das comunidades