Campeonato Nacional das Profissões

De 07 a 12 de Março, decorreu no Portimão Arena, o Campeonato Nacional das Profissões (World Skills Portugal). Este Campeonato que teve origem em Portugal, em parceria com a nossa vizinha Espanha, nos anos 50, teve como força-motriz a necessidade de se encontrar profissionais qualificados, que tanto rareavam no pós II Guerra Mundial. O movimento foi-se desenvolvendo de tal forma, que agora, volvidos 70 anos, esta iniciativa adquiriu projeção mundial, tornando-se assim numa montra do que melhor se faz ao nível da formação profissional. Neste sentido, foi com grande entusiasmo que este ano, a nossa escola aceitou o desafio e, através do Curso Técnico Profissional de Jardinagem e Espaços Verdes, apresentou a concurso um aluno do 11.º I-1, a saber Roberto Pereira. O desafio começou logo em Dezembro de 2022 com uma prova de pré-seleção a nível da escola, na qual o Roberto prontamente se destacou, passando assim para a próxima fase, que por não realização da prova regional nesta profissão, foi automaticamente catapultado para a prova Nacional. A competição propriamente dita incidiu sobre os dias 8, 9 e 10 de Março, que dada a exigência e complexidade da prova, pareciam que se multiplicavam por outros tantos dias. Os concorrente tiveram assim que mostrar o seu melhor num dia de trabalho que ia das 09:00h às 18:30h, passando assim por diferentes fases de execução do projeto paisagístico  apresentado, que a cada dia mais mestria exigiam. Todos os concorrente terminaram as suas provas, certamente exaustos, mas com a certeza do dever cumprido. Chegava então o dia da atribuição dos prémios que decorreu na FATACIL, centro de exposições da Cidade de Lagoa, próxima de Portimão. Entre o término da prova, 10 de Março, à atribuição dos prémios, dia 12, passou-se apenas um dia, que para os concorrentes pareceu uma eternidade, na expectativa do resultado obtido, já que os concorrentes em questão se encontravam num elevado nível e bastante equiparados. Eis então que chega o grande momento…e é com toda a satisfação, na qualidade de jurado e formador do nosso concorrente, que apresento o nosso premiado  com a Medalha de Excelência, que neste caso equivaleu ao segundo lugar. Ei-lo:                                                                                                                                                                           
O homem e a sua obra
51ce1fe6-371b-4da0-8f2e-5592508023a2.jpg

 

O nosso Roberto, orgulhosamente de medalha de Excelência ao peito, e com a consciência do dever cumprido, acompanhado pela Presidente do Júri da Profissão Jardinagem Paisagística, Paula Andrade, do Centro de Formação Profissional do Porto. 

7313fb63-c7b5-45f9-97de-df305e5d6e90.jpg
Como em todas as competições, FairPlay acima de tudo. Parabéns ao Sérgio Queimada do Centro de Formação Profissional de Évora pela Medalha de Ouro.
302bf88e 5c14 4a27 b280 be41c8427b3e

Please publish modules in offcanvas position.