«Comer, orar e amar»

Celebrando o outono, sentei-me à mesa ansiosa por novas descobertas gastronómicas…

entradaComeçámos por um pão quente e estaladiço com chouriça! Os tons vermelhos e o sabor intenso a calor levaram-me de imediato para aquele domingo de inverno da minha infância. Os homens esfregavam as mãos numa tentativa quase inútil de as aquecer, os risos e as conversas quebram a neblina e ecoam na manhã; noutra azáfama estão as mulheres que correm com alguidares, panelas e água quente. Eu fico ali entre uns e outros de sorriso tolo rasgado por ver a casa cheia de gente, vizinhos amigos, tios e primos reúnem-se para a festança. E, num piscar de olhos, já todos estão à mesa deliciando-se com as melhores partes do animal. –“Não te esqueças do lombinho para o senhor doutor, Maria! E a mioleira para a menina!” – Na cozinha, as mulheres preparam ao lume a banha, cortam as carnes e ao sol estendem as tripas para as chouriças…

E eis que perdida nas recordações, interrompem-me com uma vistosa carbonara de legumes: vermelho, laranja, amarelo e verde-escuro…tantas cores que dou por mim a cheirar a terra molhada, descalça num monte de folhas secas que estalam a cada movimento dos meus pés nús. Primeira colherada e todas as pupilas reagem à suavidade do molho aveludado e à consistência de cada um dos cubinhos: abóbora, curgete entre tantos outros. Suavemente, envolvem-se na massa fresca criando um clímax gastronómico; o toque final vem do estaladiço das sementes de sésamo tostadas…ou será das folhas secas que piso?!principal.jpg

Após um breve descanso dos sentidos retomamos com o prato principal cujos dourados do arroz frito com curcuma e caju saltam à vista. O caminho percorrido neste prato convida à lareira e às conversas amenas no sofá debaixo da manta, o cheiro a lenha trespassa para o pato no forno com tons doces e sedosos que juntamente com os noodles de legumes completam a história com sabores intensos e apimentados, quentes como se quer em dias de frio, chuva e cinzentos!

sobremesaE assim, aninhada com o gato a meus pés, confortavelmente aconchegada, chega a sobremesa, luxuriante mas igualmente quente salpicada com tons de Índia e de canela, travos do Algarve e de Verão com amêndoas e outros frutos secos, delicadamente cobertos por um lençol insinuante de banana e caramelo que arremata uma refeição divina.

Comi, orei e amei!

Ercília Ramos"

Please publish modules in offcanvas position.