Atividades no âmbito do Programa Eco-Escolas

121 de março de 2022 - Dia Mundial da Árvore

Este ano, a Equipa Eco-Escolas sugere a comemoração do Dia Mundial da Árvore através do apadrinhamento de uma árvore do recinto escolar.

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para o tema e também, nesta época tão difícil, apelar aos afetos e ao sentimento.

O apadrinhamento pode incluir a atribuição de um nome, uma canção ou um poema alusivo ao tema e relembrar que este dia é também Dia Mundial da Poesia.

2Dia Mundial da água – 22 de março de 2022

O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março com o intuito de sensibilizar para a preservação deste bem.

Neste dia, realiza-se a campanha H2Off - Hora de fechar a torneira. Esta campanha pretende sensibilizar a comunidade escolar a não abrir as torneiras entre as 22 e as 23 horas.

Cada um deve fazer a sua parte.

Contamos contigo?

323 de março - Dia Mundial da Meteorologia

O Dia Mundial da Meteorologia pretende sensibilizar toda a comunidade para a emergência de conservar os ecossistemas e de usar de forma sustentável os recursos naturais do nosso planeta.

Celebra este dia com responsabilidade, sabendo que não existe Planeta B!

4download.gifA Nossa Horta Bio - No âmbito do Projeto “Hortas Bio nas Eco-Escolas” e, de modo a apoiar e desenvolver o crescente interesse na implementação de hortas biológicas no recinto escolar, o Programa Eco-Escolas lançou este ano letivo uma oportunidade de apoio ao desenvolvimento/implementação de novas hortas com o objetivo de implementar uma nova horta biológica no espaço escolar.

Após a candidatura a este apoio, 74 escolas de todo o país efetuaram a respetiva inscrição. Destas, foram selecionadas apenas 16 escolas, distribuídas por todo o país, sendo que apenas uma é da região do Algarve e pertence ao nosso Agrupamento.

Todas as hortas biológicas do nosso Agrupamento se empenharam na obtenção deste apoio. No entanto, apenas a Escola E.B. 2,3 de Quarteira foi comtemplada com um financiamento do Programa Eco-Escolas. Apoio este que necessita da colaboração de toda a comunidade escolar para tornar “a nossa horta bio” um orgulho para todos.

Prova Regional Eco-Cozinheiros 2022

Ao vivo na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

5aNo dia 23 de março, a Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres e a Escola E.B. 2, 3 de Quarteira representaram o nosso Agrupamento, cada uma em diferentes escalões numa prova ao vivo, de Eco-Cozinheiros na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no âmbito do Projeto da Alimentação Saudável e Sustentável nas Eco-Escolas.

Este ano, pela primeira vez, a ABAE solicitou às escolas que o prato principal da ementa contivesse o peixe como proteína principal.5b

Os alunos elaboraram uma ementa completa de almoço (entrada, prato principal – peixe e sobremesa), adequada à época primavera/verão e ficaram apurados para a final, que irá a decorrer em abril, na cidade de Coimbra.

Parabéns aos participantes e professores!

Equipa Eco-Escolas